Publicação: Os saberes, os desafios e a utilização de jogos no ensino da matemática na EJA: um estudo
dc.contributor.advisor | Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP] | |
dc.contributor.author | Teixeira, Beatriz Montanhana [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2015-03-23T15:29:29Z | |
dc.date.available | 2015-03-23T15:29:29Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.description.abstract | A matemática está presente nas mais diversas atividades do nosso cotidiano. O interesse em realizar o Trabalho de Conclusão de Curso no âmbito da Educação de Jovens e Adultos/EJA, surgiu a partir do meu ingresso no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID no início do ano de 2010. O PIBID vem sendo desenvolvido em vários campi da Unesp, somente nos cursos de licenciatura e tem como financiadora a CAPES/MEC. No curso de licenciatura Plena em Pedagogia, o Programa EJA/PIBID Rio Claro atua na escola Municipal Celeste Calil, localizada em um bairro periférico, que tem como público alvo pessoas de baixa renda, alfabetizadas ou não. O trabalho que a cada dia vem sendo construído com as educandas me despertou muito interesse, principalmente com relação ao ensino da matemática, uma vez que a mesma está presente nas diversas esferas do cotidiano. Podemos acompanhar (observar) que as alunas já trazem consigo uma experiência de vida muito grandiosa com relação à solução de questões pertinentes a matemática. Para auxiliar na aprendizagem, recursos matemáticos vêm sendo introduzidos nas aulas, entre eles jogos, onde as educandas podem reviver situações cotidianas que, à primeira vista, facilita o processo de aprendizagem e resolução de problemas. O presente trabalho tem como objetivos fazer um levantamento de jogos matemáticos que poderão ser utilizados nas aulas da EJA, e também analisar o caderno de registros matemáticos do PIBID, no ano de 2010. Quanto à metodologia, buscam-se elementos na pesquisa qualitativa, bem como análise bibliográfica de jogos que foram levantados e também análise documental do caderno de registros do PIBID 2010, construído conjuntamente, pelo grupo de educandas e bolsistaseducadores | pt |
dc.format.extent | 59 f. | |
dc.identifier.aleph | 000691329 | |
dc.identifier.citation | TEIXEIRA, Beatriz Montanhana. Os saberes, os desafios e a utilização de jogos no ensino da matemática na EJA: um estudo. 2011. 59 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011. | |
dc.identifier.file | teixeira_bm_tcc_rcla.pdf | |
dc.identifier.lattes | 3060869388251465 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/121555 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | Aleph | |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt |
dc.subject | Educação de adultos | pt |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt |
dc.subject | Jogos educativos | pt |
dc.subject | Lazer e educação | pt |
dc.title | Os saberes, os desafios e a utilização de jogos no ensino da matemática na EJA: um estudo | pt |
dc.type | Trabalho de conclusão de curso | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.advisor.lattes | 3060869388251465 | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claro | pt |
unesp.undergraduate | Pedagogia - IBRC | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- teixeira_bm_tcc_rcla.pdf
- Tamanho:
- 371.86 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format