Logotipo do repositório
 

Publicação:
Formadores em odontologia: profissionalização docente e desafios político-estruturais

dc.contributor.authorSecco, Luciane Gabeira [UNESP]
dc.contributor.authorPereira, Maria Lúcia Toralles [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-05-20T15:16:57Z
dc.date.available2014-05-20T15:16:57Z
dc.date.issued2004-01-01
dc.description.abstractO texto trata das novas demandas à formação em odontologia e dos desafios da profissionalização da atividade docente. Investigam-se as concepções de qualidade do ensino de 13 coordenadores de cursos de graduação em odontologia do Estado de São Paulo, procurando indicadores que contribuam para a elaboração de propostas de formação docente, numa perspectiva crítica e reflexiva sobre qualidade e sobre problemas da realidade brasileira na área. A partir de depoimentos colhidos por questionário e entrevistas, busca-se compreender e analisar dados relativos à dimensão político-estrutural da profissão. Os resultados apontam para a crise da odontologia nos aspectos de número de escolas, exaustão do modelo de atendimento, dilema ético dos profissionais e diminuição de prestígio, com visível crise destatus. Conclui-se que a transformação da crise em projeto político-pedagógico cria espaço para mudanças curriculares das faculdades de odontologia e acentua desafios quanto a orientações pedagógicas e competências da função docente.pt
dc.description.abstractNew social demands challenge the teaching practices of higher education in Dentistry. We investigated the concept of the quality of education, as seen by professors who work in the field of Dentistry. The universe of this study consists of the coordinators of the Undergraduate Course of those Schools of Dentistry in the State of São Paulo that offer programs for full graduate degrees (Master's and Doctorates). The tool employed for data collection was questionnaire and interview. The purpose of our work is to discuss signaling indicators capable of providing input for projects focusing on the professionalization of university teaching. The data collected were based on the political-structural dimension of the profession and the results pointed to a Dentistry facing a status crisis, challenges concerning the universalization of mouth healthcare to most of the population and its social impact. As a conclusion emerges the political and pedagogical project as a space for discussion the crisis, the changes in curricula, considering the social reality.en
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Medicina de Botucatu Departamento de Saúde Pública
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Instituto de Biociências Departamento de Educação
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Medicina de Botucatu Departamento de Saúde Pública
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Instituto de Biociências Departamento de Educação
dc.format.extent113-120
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232004000100011
dc.identifier.citationCiência & Saúde Coletiva. ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva, v. 9, n. 1, p. 113-120, 2004.
dc.identifier.doi10.1590/S1413-81232004000100011
dc.identifier.fileS1413-81232004000100011.pdf
dc.identifier.issn1413-8123
dc.identifier.scieloS1413-81232004000100011
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/30244
dc.language.isopor
dc.publisherAssociação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
dc.relation.ispartofCiência & Saúde Coletiva
dc.relation.ispartofjcr0.757
dc.relation.ispartofsjr0,566
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectFormação docentept
dc.subjectEnsino superiorpt
dc.subjectEducação em saúdept
dc.subjectOdontologiapt
dc.subjectQualidade de ensino em saúdept
dc.subjectTraining of professoren
dc.subjectHigher educationen
dc.subjectHealth educationen
dc.subjectDentistryen
dc.subjectQuality of teaching in health sciencesen
dc.titleFormadores em odontologia: profissionalização docente e desafios político-estruturaispt
dc.title.alternativeThe teaching of dentistry: professionalization of university teaching and the challenges of the political-structural dimensionen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Medicina, Botucatupt
unesp.departmentSaúde Pública - FMBpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1413-81232004000100011.pdf
Tamanho:
74.56 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: