Publicação:
Comunicação interna: uma questão de qualidade

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2013

Orientador

Brito, Sônia de

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Comunicação Social - FAAC

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (inglês)

Internal Communications, a central theme of this project, it is essential to support a transparent and effective cooperation between organization and em ployee. In companies with Quality Management System, as certified in ISO 9001, need to adhere to the quality not only in its management policy, but as in all of its processes and the various agencies in which there is interaction, especially the internal. This paper aims to reflect on the interaction with the internal audience, paying attention to the fact that the information required and the strategic management of public relations positively interfere in the relationship between organization and employe e and the resulting benefits that these entail in quality management. The demonstration of the policies employed by the company Vien a Grafica & Editora as the basis for developing a model suggestive of internal communication in business quality. Thus, we intend to understand how effective communication arouses feelings of motivation and engagement among employees, so there is the realization of quality in all organizational sectors

Resumo (português)

A Comunicação Interna, tema central deste trabalho, é imprescindível para sustentação de um relacionamento transparente e eficaz entre organização e colaborador. Em empresas com Sistema de Gestão da Qualidade, como as certificadas na norma ISO 9001, necessitam aderir à qualidade não somente em sua política de gestão, mas como em todos os seus processos e com os diversos públicos em que há interação, principalmente, o interno. O presente trabalho visa refletir sobre a interação com o público interno, atentando para o fato de como as informações necessárias e a gestão estratégica do Relações Públicas interferem positivamente na relação entre organização e colaborador e os reflexos benéficos que essas acarretam na gestão da qualidade. A demonstração das políticas empregadas pela empresa Viena Gráfica & Editora servirá de base para elaboração de um modelo sugestivo sobre a comunicação interna em empresas da qualidade. Desta forma, pretende-se compreender como a comunicação eficaz desperta sentimentos de motivação e engajamento nos colaboradores, para que haja a efetivação da qualidade em todos os setores organizacionais

Descrição

Idioma

Português

Como citar

TAVARES, Tatiana Arruda. Comunicação interna: uma questão de qualidade. 2013. . Trabalho de conclusão de curso (bacharelado em Comunicação Social – Relações Públicas) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2013.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação