Logotipo do repositório
 

Publicação:
Comunicação interna: uma questão de qualidade

dc.contributor.advisorBrito, Sônia de [UNESP]
dc.contributor.authorTavares, Tatiana Arruda [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-03-23T15:29:29Z
dc.date.available2015-03-23T15:29:29Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractInternal Communications, a central theme of this project, it is essential to support a transparent and effective cooperation between organization and em ployee. In companies with Quality Management System, as certified in ISO 9001, need to adhere to the quality not only in its management policy, but as in all of its processes and the various agencies in which there is interaction, especially the internal. This paper aims to reflect on the interaction with the internal audience, paying attention to the fact that the information required and the strategic management of public relations positively interfere in the relationship between organization and employe e and the resulting benefits that these entail in quality management. The demonstration of the policies employed by the company Vien a Grafica & Editora as the basis for developing a model suggestive of internal communication in business quality. Thus, we intend to understand how effective communication arouses feelings of motivation and engagement among employees, so there is the realization of quality in all organizational sectorsen
dc.description.abstractA Comunicação Interna, tema central deste trabalho, é imprescindível para sustentação de um relacionamento transparente e eficaz entre organização e colaborador. Em empresas com Sistema de Gestão da Qualidade, como as certificadas na norma ISO 9001, necessitam aderir à qualidade não somente em sua política de gestão, mas como em todos os seus processos e com os diversos públicos em que há interação, principalmente, o interno. O presente trabalho visa refletir sobre a interação com o público interno, atentando para o fato de como as informações necessárias e a gestão estratégica do Relações Públicas interferem positivamente na relação entre organização e colaborador e os reflexos benéficos que essas acarretam na gestão da qualidade. A demonstração das políticas empregadas pela empresa Viena Gráfica & Editora servirá de base para elaboração de um modelo sugestivo sobre a comunicação interna em empresas da qualidade. Desta forma, pretende-se compreender como a comunicação eficaz desperta sentimentos de motivação e engajamento nos colaboradores, para que haja a efetivação da qualidade em todos os setores organizacionaispt
dc.identifier.aleph000809000
dc.identifier.citationTAVARES, Tatiana Arruda. Comunicação interna: uma questão de qualidade. 2013. . Trabalho de conclusão de curso (bacharelado em Comunicação Social – Relações Públicas) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2013.
dc.identifier.file000809000.pdf
dc.identifier.lattes8366957824003030
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/121544
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectComunicação e tecnologiapt
dc.subjectGestão da qualidade totalpt
dc.subjectInteração homem-maquinapt
dc.subjectMotivação no trabalhopt
dc.subjectCommunication and technologypt
dc.titleComunicação interna: uma questão de qualidadept
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes8366957824003030
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Baurupt
unesp.undergraduateComunicação Social - FAACpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
000809000.pdf
Tamanho:
344.57 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format