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Publicação:
Planejamento de rotas de fuga para planos de ação de emergência em barragens

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Orientador

Cossi, Antonio Marcos

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Engenharia Civil - FEIS

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso restrito

Resumo

Resumo (português)

É necessário definir rotas de fuga para compor o Plano de Ação de Emergência (PAE) da Política Nacional de Segurança de Barragens, em áreas mais densas a melhor rota pode não ser imediata, daí o uso de algoritmos pode ser vantajoso, retirando um pouco do fator humano nessa escolha. Há mais de dez casos confirmados de rompimento de barragens no Brasil, daí a preocupação com esse tipo de assunto que diretamente envolve as evacuações, que estão previstas pela PNSB estabelecida pela Lei Federal nº 12.334/2010. Propõe-se nesse trabalho permitir que um algoritmo escolha qual o melhor caminho para se tomar. A aquisição de dados foi feita via Google Earth e o processamento de dados foi feito via MATLAB. Os resultados mostram resultados condizentes e os tempos de processamento se mantém constantes em menos de 2 segundos. O algoritmo se mostrou eficaz para o problema tratado; embora alguns algoritmos possam ser mais rápidos, dada a natureza do trabalho de escritório, se acredita que o tempo de otimização pode ser desprezível. Ainda assim, deixa-se a recomendação do uso de outros algoritmos para verificação de melhora significativa e sugere-se, também, a incorporação de algoritmo de detecção visual de vias para automatizar o carregamento dos parâmetros de entrada.

Resumo (inglês)

It is necessary to define escape routes to compose the Emergency Action Plan from the National Policy on Dam Safety, in denser areas the best route might not be immediate, hence, using algorithms could be advantageous, removing a some of the human factor from this matter.There are more than ten confirmed cases of dam breaks on Brazil, therefore, a worry towards this matter which directly involves evacuations, that are required by the National Policy on Dam Safety, established by Federal Law nº 12.334/2010. This paper proposes to let an algorithm take the reigns to choose the best path to follow. The data acquisition was made via Google Earth and data processing was made through MATLAB. The results show befitting results and processing times are constantly kept under 2 seconds. The algorithm proved effective for the addressed problem; although some algorithms can be quicker, given the nature of the desk work, one believes the time optimization, in this case, could be negligible. Nevertheless, it’s suggested to try other algorithms in order to verify if there is significant improvement and, it’s also proposed, to incorporate visual road detection algorithms so parameters input can be automated.

Descrição

Palavras-chave

Segurança de barragens, Rotas de fuga, Algoritmo de dijkstra, Otimização

Idioma

Português

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