Logotipo do repositório
 

Publicação:
Por um teatro da escola: táticas e menoridades ao rés do chão

dc.contributor.advisorAndré, Carminda Mendes [UNESP]
dc.contributor.authorSilva, Renata Patrícia da [Unesp]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2019-09-05T12:15:03Z
dc.date.available2019-09-05T12:15:03Z
dc.date.issued2019-08-09
dc.description.abstractEsta tese, constituída por narrativas caminhantes de uma professora andarilha discorre a respeito de um teatro da escola, partindo da compreensão da docência como uma ação tática. Para tanto, considera-se que a instituição escolar é um ambiente que se caracteriza pelas formalidades disciplinares e os saberes-fazeres de seus praticantes ordinários (CERTEAU, 2013). Diante disso, pondera-se que o teatro transita pelos territórios das formalidades disciplinares e, dentro deles, pode encontrar possibilidades para (re)significar-se nas ações de professores(as) e alunos(as) em suas práticas no/do cotidiano escolar. Para tanto, a pesquisadora colocou-se na condição de viver a experiência da docência em teatro na escola, por meio de um projeto em três instituições de Educação Básica da rede pública do estado do Tocantins. A partir disso, produziu-se uma pesquisa narrativa, entrelaçando autores do cotidiano e referenciais bibliográficos, que atuaram como lentes metafóricas e possibilitaram pensar as instituições de ensino a partir dos conceitos de: Espaço Disciplinar; Espaço Praticado e Espaço Teatral. Nessa discussão, o intuito foi apontar a multiplicidade de práticas que habitam a instituição escolar, demonstrando que ela pode abrigar diferentes espaços em um mesmo lugar. Desta forma, na intenção de investigar a docência como ação tática, essa pesquisa defende que um teatro da escola é uma ação pertencente às menoridades do cotidiano. Por isso, essa tese não busca atuar como uma prescrição ao fazer teatral nesses espaços, uma vez que ao discorrer sobre um teatro da escola, a pesquisadora, ao narrar suas experiências de encontro com o outro, deseja apontar o quanto esse fazer conjunto é fundamental na construção de um teatro da escola e na ação docente como tática. Por isso, um teatro da escola, entrelaça uma atitude tática que não está em programas formativos, não está prescrita na formação acadêmica ou mesmo nos livros de autores consagrados, mas pode constituir a experiência dos(as) futuros(as) professores(as) no/do cotidiano escolar e provocar (des)construções nos cursos de formação de professores(as), lançando pistas para uma prática ao rés do chão.pt
dc.description.abstractThis thesis, consisting of walking narratives of a wandering teacher, discusses a theater of the school, starting from the understanding of teaching as a tactical action. Therefore, it is considered that the school institution is a place that is characterized by the disciplinary formalities and the know-how of its ordinary practitioners (CERTEAU, 2013). Given this, it is considered that the theater transits the territories of disciplinary formalities and, within them, can find possibilities to (re)signify in the actions of teachers and students in their practices in/of the school daily. To this end, the researcher placed herself in the condition of living the experience of teaching theater in the school, through a project in three institutions of Basic Education in the state of Tocantins’ public school system. From this, a narrative research was produced, interweaving everyday authors and bibliographical references, which acted as metaphorical lenses and made it possible to think about the educational institutions from the concepts of: Disciplinary Space; Practiced Space and Theatrical Space. In this discussion, the aim was to point out the multiplicity of practices that inhabit the school institution, demonstrating that it can shelter different spaces in the same place. Thus, in an attempt to investigate teaching as a tactical action, this research argues that a theater of the school is an action belonging to the minorities of daily life. Therefore, this thesis does not seek to act as a prescription for theatrical performance in these spaces, since when discussing a theater of the school, the researcher, when narrating her experiences of meeting with the other, wishes to point out how much this make together is fundamental in obtaining a theater of the school and teaching action as a tactic. Therefore, a theater of the school, intertwined with a tactical attitude that is not in training programs, is not prescribed in academic education or even in the books of established authors, but may constitute the experience of future teachers in/of the daily school life and it causes (dis)constructions in the teacher training courses, throwing clues for a practice on the ground floor.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.identifier.aleph000924769
dc.identifier.capes33004013063P4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/183424
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEscola como espaço cênicopt
dc.subjectPedagogia do teatropt
dc.subjectAção tática escolarpt
dc.subjectEducação menorpt
dc.subjectFormação de professorespt
dc.subjectTheater pedagodyen
dc.subjectSchool tactical actionen
dc.subjectMinor educationen
dc.subjectSchool as a scenic spaceen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.titlePor um teatro da escola: táticas e menoridades ao rés do chãopt
dc.title.alternativeFor a school theater: tactics and minorities on the ground flooren
dc.typeTese de doutorado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes0337663798764526[1]
unesp.advisor.orcid0000-0002-0727-5766[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulopt
unesp.embargo24 meses após a data da defesapt
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramArtes - IApt
unesp.knowledgeAreaArte e educaçãopt
unesp.researchAreaProcessos artísticos, experiências educacionais e mediação culturalpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
silva_rp_do_ia_par.pdf
Tamanho:
749.28 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.96 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: