Show simple item record

dc.contributor.advisorFilho, João Cardoso Palma [UNESP]
dc.contributor.authorPessoa, Alberto Ricardo [UNESP]
dc.date.accessioned2014-06-11T19:30:32Z
dc.date.available2014-06-11T19:30:32Z
dc.date.issued2006-03-20
dc.identifier.citationPESSOA, Alberto Ricardo. Quadrinhos na educação: uma proposta didática na educação básica. 2006. 183 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2006.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/100272
dc.description.abstractAs histórias em quadrinhos são uma forma de mídia que combina várias expressões artísticas com a comunicação, gerando um meio onde o leitor pode se tornar parte de história criando seqüências, sons, vozes através dos diálogos nos balões ou até mesmo realizando novas histórias que aqueles personagens podem proporcionar. Mesmo assim, as histórias em quadrinhos enfrentaram, desde sua invenção, desconfiança e até mesmo reducionismo em detrimento de outras artes. Esta pesquisa visa responder a seguinte pergunta: Por que ensinar histórias em quadrinhos nas escolas? Para tanto, a pesquisa compreende uma breve história da formação do mercado editorial, leitores e profissionais no Brasil, disserta sobre os quadrinhos nas mais diferentes camadas de ensino, propondo o uso da arte seqüencial nas mais diversas matérias do currículo escolar e por fim, o estudo de caso Projeto Mamute, em que além de descrever toda a trajetória deste grupo de alunos, apresento um volume das histórias em quadrinhos que foram realizados no período de 2004 - 2005.pt
dc.description.abstractComic books compose a media that mixes different artistic expressions with communication, creating a vessel through which the reader can be a part of the story, creating scenes, sounds, voices using the dialogues on the balloons, or even making new stories with the characters. However, Comics have suffered, since their inception, with suspicion and devalue if compared with other arts. This research concerns itself with the question: Are Comics a good tool to educate? To address that, I developed a research about the history of the editorial Comics, the readers and the professionals in Brazil. I explored the action of Comics in the different layers of teaching, proposing different activities with Comics in the official grade of regular education. Finally, I present the history of Projeto Mamute (Mammoth's Project) in the period of 2003 - 2005, and the comics we produced within the project, during that period.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent183 f. : il.
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.sourceAleph
dc.subjectHistórias em quadrinhos - Educaçãopt
dc.subjectArte - Educaçãopt
dc.subjectArte seqüencialpt
dc.subjectEnsino fundamentalpt
dc.subjectEnsino médiopt
dc.subjectComicsen
dc.subjectSequential artsen
dc.subjectArt - Educationen
dc.titleQuadrinhos na educação: uma proposta didática na educação básicapt
dc.typeTese de doutorado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramArtes - IApt
unesp.knowledgeAreaArtes visuaispt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulopt
dc.identifier.aleph000459074
dc.identifier.filepessoa_ar_me_ia.pdf
dc.identifier.capes33004013063P4
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record