Show simple item record

dc.contributor.advisorBarela, José Angelo [UNESP]
dc.contributor.authorFarias, Álvaro Luis Pessoa de [UNESP]
dc.date.accessioned2014-06-11T19:30:53Z
dc.date.available2014-06-11T19:30:53Z
dc.date.issued2011-12-09
dc.identifier.citationFARIAS, Álvaro Luis Pessoa de. Nível de desenvolvimento motor em crianças do Ensino Fundamental I da Paraíba. 2011. 83 f. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/100444
dc.description.abstractDesenvolvimento motor é interpretado como o processo de mudanças que ocorrem no comportamento motor ao longo do ciclo de vida e é caracterizado por mudanças qualitativas, envolvendo as necessidades biológicas subjacentes as ambientais e ocupacionais, que influenciam o desempenho motor e as habilidades motoras dos indivíduos. O objetivo deste estudo foi diagnosticar e descrever o desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais de crianças, em idade do Ensino Fundamental I, no Estado da Paraíba. A amostra foi composta por 410 crianças distribuídas nas quatro regiões paraibanas (Mata, Borborema, Sertão e Agreste), sendo 209 meninos e 201 meninas, na faixa etária de 6 a 10 anos. A obtenção dos dados ocorreu na própria escola que a criança estudava, tendo sido as crianças filmadas realizando as habilidades motoras dos subtestes locomotor e controle de objeto do TGMD-2 (Ulrich, 2000). Após a filmagem, a análise dos dados foi feita por três avaliadores devidamente treinados. Os valores brutos referentes ao subteste locomotor realizado em regiões e grupos etários foram diferentes entre os grupos etários, F(4,390)=52,61, p<0,001, entre as regiões, F(3,390)=9,34, p>0,001, e interação entre grupos etários e regiões, F(12,390)=2,41, p>0,01. No controle de objetos, foi observada diferença entre os grupos etários, F(4,390)=58,26, p<0,001, entre as regiões, F(3,390)=13,44, p>0,001, e interação entre os grupos etários e as regiões, F(12,390)=4,07, p<0,001. Nos valores brutos referentes ao subteste locomotor, em função do gênero e grupos etários, foi observada diferença entre os grupos etários, F(4,400)=60,04, p<0,001, porém não revelou diferença entre gêneros, F(1,400)=2,12, p>0.05, e interação entre os grupos etários e os gêneros, F(4,400)=1,57, p>0.05. No controle de objetos...pt
dc.description.abstractMotor development can be understood as a process or as a product. As a process, it is characterized by qualitative changes, influenced by underlying biological needs, environmental and occupational factors that influence motor performance and motor skills of individuals. The goal of this study was to describe the development of fundamental motor skills of children, in Elementary School age, in the state of Paraiba. The sample consisted of 410 children divided into four regions of the state of Paraiba (Mata, Borborema, Sertão, and Agreste), with 209 boys and 201 girls, aging from 6 to 10 years. The data collection occurred at school in which children were enrolled, with the children filmed performing motor skills of the locomotor and object control subtests of the TGMD-2 (Ulrich, 2000). After the video recording, data analysis was performed by three trained raters. Raw scores of the locomotor subtest compared among regions and age groups were different among age groups, F(4,390)=52.61, p<0.001, among regions, F(3,390)=9.34, p>0.001, and interaction between age groups and regions, F(12,390)=2.41, p> 0.01. Regarding the object control, differences were observed among age groups, F(4,390)=58.26, p<0.001, among regions, F(3,390)=13.44, p>0.001, and interaction between age groups and regions, F(12,390)=4.07, p<0.001. Raw scores for the motor subtest regarding gender and age groups, differences were observed among age groups, F(4,400)=60,04, p<0.001, but showed no difference between genders, F(1,400)=2.12, p>0.05, and interaction between age groups and gender, F(4,400)=1.57, p>0.05. Differently, differences were observed for the object control values among age groups, F(4,400)=71.51, p<0.001, between genders, F(1,400)=8,82, p<0,005. The results indicate that the development of fundamental... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.format.extent83 f. : il., tabs.
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.sourceAleph
dc.subjectCapacidade motora nas criançaspt
dc.subjectAptidão fisica em criançaspt
dc.subjectMotor ability in childrenen
dc.subjectPhysical fitness for childrenen
dc.titleNível de desenvolvimento motor em crianças do Ensino Fundamental I da Paraíbapt
dc.typeTese de doutorado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramCiências da Motricidade - IBRCpt
unesp.knowledgeAreaBiodinâmica da motricidade humanapt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
dc.identifier.aleph000693121
dc.identifier.filefarias_alp_dr_rcla.pdf
dc.identifier.capes33004137062P0
dc.identifier.lattes1652339643129712
unesp.author.lattes1652339643129712
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record