Análise do processo ensino e aprendizagem de educação ambiental em microbacia hidrográfica

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2012-03-02

Autores

Souza, Maria Amélia da Silva Campos [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Os recursos hídricos, que estão sendo degradados ao longo da civilização e com o processo de globalização, necessitam de estudos que irão contribuir na preservação e no uso de maneira racional do meio ambiente. Uma alternativa consistente é o ensino de Educação Ambiental de modo interdisciplinar. Visando à problemática ambiental e o manejo do solo, os objetivos desta pesquisa foram: desenvolver atividades teóricas e práticas interdisciplinares de educação ambiental na unidade territorial da microbacia hidrográfica do córrego Lanoso e analisar o material pedagógico de Educação Ambiental do 3º ano do Ensino Médio, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro – Câmpus Uberaba. A microbacia localiza-se nas coordenadas geográficas 19°39‟19‟‟S e 47°57‟27”W no Município de Uberaba (MG) e possui uma área total de 2.174,31 ha. O trabalho foi realizado com estudantes da 3ª série do Ensino Médio e Ensino Médio e Técnico do Instituto Federal do Triângulo Mineiro – Câmpus Uberaba, em 2009 e 2010. A partir da análise do livro didático com o intuito de conhecer os conteúdos relativos ao uso e ocupação de solo e recursos hídricos, elaborou-se um questionário, que posteriormente foi aplicado para verificar o conhecimento dos estudantes em relação aos conteúdos abordados em anos anteriores. Realizada esta verificação, foram ministradas aulas teóricas e práticas interdisciplinares, com os educadores de Geografia e de Português, sobre os conceitos abordados no livro didático. Depois das aulas teóricas e práticas, foi aplicado o mesmo questionário para verificar a construção do conhecimento. Os resultados evidenciam que os estudantes que cursam o Ensino Médio e Técnico inicialmente apresentam maior conhecimento em determinados conteúdos, mas após as aulas teóricas e práticas, os estudantes do...
Water resources that are being polluted along the civilization and by the process of globalization, need study in order to contribute to preserve and to use in a rational way the environment. One the alternative is consisted to teach interdisciplinary of environmental education and land use. Aiming at environmental issues, the objectives of this research were to develop theoretical and practical activities by an interdisciplinary environmental education in the territorial unit of the watershed to analyze the teaching materials for Environmental Education in the 3rd year of high school, of the Federal Institute of Triângulo Mineiro - Campus Uberaba. The watershed is located between the geographic coordinates 19°39'19'' S and 47°57'27 W at the Uberaba County (MG), and has a total area of 2174.31 ha. The study was conducted with students in the 3rd grade of High School and High School and Technical of the Federal Institute Triângulo Mineiro - Campus Uberaba in 2009 and 2010. The methodology was based on the analysis of textbooks in order to have knowledge of how the content was submitted relating to water resources, soil use and occupation. It then drew up a questionnaire which was later used to check students' knowledge in relation to the contents analyzed. Performed this check, interdisciplinary lectures were given, with the teacher of geography and Portuguese. After the theoretical and practical classes, the same questionnaire was applied to verify the construction of knowledge. The results show that students who attend high school and initially have a higher technical knowledge on specific topics, but after the theoretical and practical classes, the students of high school showed equivalent knowledge related to others. Therefore, the theoretical and practical activities interdisciplinary in environmental... (Complete abstract click electronic access below)

Descrição

Palavras-chave

Abastecimento de água, Solo - Uso, Educação ambiental, Water resource, Soil - Use

Como citar

SOUZA, Maria Amélia da Silva Campos. Análise do processo ensino e aprendizagem de educação ambiental em microbacia hidrográfica. 2012. vi, 78 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, 2012.