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dc.contributor.advisorNeto, José Augusto da Silva Pontes [UNESP]
dc.contributor.authorBeck, Marcelo Luis Grassi [UNESP]
dc.date.accessioned2014-06-11T19:31:30Z
dc.date.available2014-06-11T19:31:30Z
dc.date.issued2006
dc.identifier.citationBECK, Marcelo Luis Grassi. Viés egotímico: percepções de discentes do curso de pedagogia de uma universidade pública estadual de Mato Grosso e professores egressos em exercício. 2006. 118 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2006.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/101528
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo principal a verificação das percepções sobre fracasso escolarde professores e discentes de um curso de pedagogia. Essa verificação teve por objetivo identificar possível viés ou atribuições egotímicas por parte dos professores em exercício, quando confrontados com as pressões do exercício profissional . A atribuição egotímica é aquela que tem por objetivo o deslocamento de uma atribuição interna para externa, preservando assim a auto-estima e o autoconceito do sujeito. Foram aplicados questionários em discentes de uma universidade pública estadual do Mato Grosso, bem como em professores egressos dessa mesma instituição que atuam na rede pública de ensino. Foram elaboradas categorias conforme as respostas dos entrevistados e as diferenças nas alusões às categorias por parte de docentes em exercício e discentes apontam para a ocorrência do fenômeno da atribuição egotímica por parte dos professores.pt
dc.description.abstractThis work had as main objective the verification of the perceptions of teachers and students about school failure in a course of pedagogics. This verification had the objective of identifying possible bias or egothymics attributions by the operating teachers, when collated with the pressures of the professional exercise. The egothymics attribution can be expressed on the displacement of an attribution from the internal to a external side, thus preserving the self-esteem and the self-concept of the subject. Questionnaires had been applied to students of a state public university of the Mato Grosso, as well as in teachers originated from the same institution and who act in the public net of education. Categories have been elaborated according to the interviewed onesþ answers and the differences in the mention to the categories between the operating teachers and the students point to the occurrence of the egothymics attribution phenomenon in the teachers side.en
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
dc.format.extent118 f.
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.sourceAleph
dc.subjectFracasso escolar - Análisept
dc.subjectAuto-estimapt
dc.subjectAtribuição eotímicapt
dc.subjectEgothymics attributionen
dc.subjectSelf-concept analysisen
dc.titleViés egotímico: percepções de discentes do curso de pedagogia de uma universidade pública estadual de Mato Grosso e professores egressos em exercíciopt
dc.typeTese de doutorado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramEducação - FFCpt
unesp.knowledgeAreaEducaçãopt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
dc.identifier.aleph000474452
dc.identifier.filebeck_mlg_dr_mar.pdf
dc.identifier.capes33004110040P5
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