Show simple item record

dc.contributor.advisorBueno, Maria Sylvia Simões [UNESP]
dc.contributor.authorCzernisz, Eliane Cleide da Silva [UNESP]
dc.date.accessioned2014-06-11T19:31:30Z
dc.date.available2014-06-11T19:31:30Z
dc.date.issued2006-03-10
dc.identifier.citationCZERNISZ, Eliane Cleide da Silva. Política do ensino médio e educação profissional técnica de nível médio: a educação escolar no contexto de reformas ocorridas a partir de 1990 no Estado do Paraná. 2006. 198 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2006.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/101534
dc.description.abstractQual o sentido assumido pela escola de ensino médio e de educação profissional técnica de nível médio na formação do jovem? Que tipo de homem está sendo formado? Qual a lógica seguida pela escola? Em razão de tais questões, nossos objetivos, nesta pesquisa, foram: desenvolver uma análise que revele quais são os fundamentos que estruturam as propostas de gestão implementadas no âmbito das escolas, dos Centros Estaduais de Educação Profissional - CEEPs - no Estado do Paraná; avaliar a articulação da estruturação desses centros com o projeto de gestão implementado no Estado; e levantar dados a respeito do projeto pedagógico em curso. Para análise desse processo reformista selecionamos as seguintes categorias: ensino médio e profissional, competência, contextualização, racionalização capitalista. Desenvolvemos a pesquisa apoiada em um estudo bibliográfico, na análise de documentos e na realização de entrevistas com membros das escolas pesquisadas. Os dados coletados nas entrevistas foram tratados com base na análise de conteúdo. A partir da análise e problematização dos dados chegamos à constatação de que com o PROEM houve uma articulação submissa ao projeto de sociedade competitiva que valorizou a formação do empreendedor e a instrumentalidade do conhecimento, o que nos leva a afirmar que a reforma do ensino médio e profissional técnico de nível médio resultou numa educação compensatória.pt
dc.description.abstractWhich the direction assumed by high school and professional-technical high school level in the formation of the young people? What kind of man is being formed? Which the logic followed for the school? Leaded by this, our objectives in this research had been: to develop an analysis that discloses which beddings structuralizes the implemented proposals of management at schools in State Centers of Professional Education - CEEPs - in State of Paraná; to evaluate the joint the structure of these centers with the project of management implemented in the State; to raise data about the pedagogical project in course. For analysis of this reformist process we select the following categories: high school and professional education, ability, context, capitalist rationalization. The research was developed by bibliographical study, analysis of documents, accomplishment of interviews with members of the searched schools. The data collected by the interviews had been dealt based on the content analysis. The analysis and data studies leads the research to find out that PROEM improved a submissive articulation to the project of competitive society that valued the formation of the entrepreneur, and the knowledge managing, what lead us to affirm that the reform of high school and professional technician in high school resulted in a compensatory education.en
dc.format.extent198 f.
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.sourceAleph
dc.subjectEducação e Estadopt
dc.subjectEnsino profissionalpt
dc.subjectEnsino médiopt
dc.subjectPolítica educacionalpt
dc.subjectEducationen
dc.subjectProfessional educationen
dc.titlePolítica do ensino médio e educação profissional técnica de nível médio: a educação escolar no contexto de reformas ocorridas a partir de 1990 no Estado do Paranápt
dc.typeTese de doutorado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramEducação - FFCpt
unesp.knowledgeAreaEducaçãopt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
dc.identifier.aleph000472946
dc.identifier.fileczernisz_ecs_dr_mar.pdf
dc.identifier.capes33004110040P5
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record