Esquizoanálise, subjetividade e educação

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Data

2009-12-17

Autores

Estácio Neto, Francisco [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Este trabalho trata da produção da subjetividade no contexto escolar em uma perspectiva histórica, com ênfase na produção da subjetividade no mundo contemporâneo, analisando os desafios da educação escolar face a estas novas configurações subjetivas, tendo na Esquizoanálise o suporte para o entendimento e intervenção educacional. Analisa para tanto a produção da subjetividade no trabalho, na escola, nas redes e movimentos sociais e detalha os principais conceitos da Esquizoanálise relacionados ao espaço educacional.
This work deals with the production of subjectivity on the school context in a historical perspective, with emphasis on the production of subjectivity in the contemporary world, examining the challenges of education with these new subjective settings, having in Schizoanalysis the support for understanding and educational intervention. Analyzes for such the production of subjectivity at work, at school, on the networks and social movements and details the main concepts of Schizoanalysis related to educational space.

Descrição

Palavras-chave

Educação, Subjetividade, Escolas, Esquizoanálise, Schizoanalysis, Subjectivity, Education and School

Como citar

ESTÁCIO NETO, Francisco. Esquizoanálise, subjetividade e educação. 2009. 140 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2009.