Estratégias de ensino e aprendizagem na formação inicial de professores de Ciências: reflexões a partir de um curso de Licenciatura

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2010-10-08

Autores

Viveiro, Alessandra Aparecida [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A pesquisa teve como objetivo identificar e analisar como ocorre a abordagem de estratégias de ensino e aprendizagem nas disciplinas de um curso de formação inicial de professores de Ciências e quais as possíveis influências dessa formação nas intenções manifestas sobre a futura prática pedagógica dessses educadores. Desenvolvemos um estudo de caso, trabalhando em uma abordagem qualitativa, e a análise incidiu sobre documentos, questionários e entrevista com docentes e discentes do curso. Os dados indicam indicam que há reduzida diversidade de estratégias nas disciplinas de área especifica, com predomínio de aulas expositivas e de laboratório. Além disso, os docentes parecem acreditar que, para lecionar, basta um bom preparo em termos de conteúdos específicos, focando na formação de um especialista e não de um educador. Apesar das disciplinas pedagógicas explorarem práticas diversificaas, muitos licenciados incorporam a visão acadêmica predominante no curso, repetindo o modelo dos professores que tiveram. Apontamos a necessidade de que a formação inicial trabalhe tanto o domínio dos conteúdos específicos como das melhores formas de mediá-lo, formando um intelectual capaz de discutir e re-elaborar suas ações educativas em uma perspectiva de transformação da realidade
The research aimed to identify and analyze how does the approach of teaching and learning strategies in the disciplines of an initial formation course for science teachers and what the possible influences of this formation in manifest intentions on the future pedagogical practice of these educators. We developed a case stuy, working on a qualitative approach, and analysis focused in documents, questionnaires and interviews with teachers and studentes of the course. The data indicate reduced diversity of strategies in the disciplines of the specific area, with prevalence of expository classes and laboratory. In addition, teachers seem to believe that to teach it's needed only a good preparation in term of specific content, focusing on the formation of a specialist and not an educator. Despite the pedagogical discipline explore diverse practices, many students incorporate the academic view prevaliling in the course of formation, repeating the pattern of them teachers. We pointed out the need that the initial formation works both aspects, the domain of the specific contents and the best ways to mediate them, forming an intellectual able to discuss and redraw his educative actions in a perspecive of transformation or the reality

Descrição

Palavras-chave

Ensino - Ciências, Professores - Formação profissional, Ensino - Estratégia, Science education, Teacher formation, Teaching and learning strategies

Como citar

VIVEIRO, Alessandra Aparecida. Estratégias de ensino e aprendizagem na formação inicial de professores de Ciências: reflexões a partir de um curso de Licenciatura. 2010. 191 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2010.