Show simple item record

dc.contributor.advisorArena, Dagoberto Buim [UNESP]
dc.contributor.authorCorreia, Joelma Reis [UNESP]
dc.date.accessioned2014-06-11T19:31:44Z
dc.date.available2014-06-11T19:31:44Z
dc.date.issued2011-01-06
dc.identifier.citationCORREIA, Joelma Reis. Concepções e práticas do ensino de leitura em turmas de alfabetização em São Luís do Maranhão. 2011. 146 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade deFilosofia e Ciências, 2011.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/102175
dc.description.abstractEsta pesquisa de doutorado tem como objetivo compreender as concepções de leitura e a sua influência na apropriação de conceitos de leitura pelos alunos por meio da análise da prática pedagógica. Orientada por esse objetivo geral busco, ainda, caracterizar as opções teórico-metodológicas que orientam a ação docente no ensino da leitura e analisar essas opções e sua influência na apropriação, pelos alunos, de conceitos de leitura. Para a efetivação do objetivo proposto foi realizada uma pesquisa em educação do tipo etnográfica com duas turmas do 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Municipal localizada na cidade de São Luís no Estado do Maranhão. Assim, tornaram-se sujeitos da pesquisa as duas professoras, uma de cada série, bem como seus alunos. O processo de geração de dados ocorreu durante o segundo semestre do ano de 2009, com a utilização dos seguintes instrumentos: observação participante, entrevista semi-estruturada e o caderno de Português das crianças. Os dados gerados foram analisados a partir da organização dos seguintes núcleos temáticos: a concepção de linguagem das professoras alfabetizadoras; a concepção de leitura; a metodologia do ensino da leitura; a apropriação do conceito de leitura pelos alunos e a ação da pesquisadora. Além disso, me orientei pela análise microgenética com o objetivo de centrar o olhar para o aspecto particular da situação com atenção às “pistas” significativas para extrair dados. Autores como Mikhail Bakhtin e estudiosos da área da leitura, Frank Smith, Jean Foucambert, Josette Jolibert, dentre outros, foram fundamentais para nortear a análise dos dados. As conclusões revelam que as concepções de leitura das professoras exercem grande influência na formação do conceito de leitura como ato de pronúncia, em vez de aproximar os alunos de uma concepção de leitura...pt
dc.description.abstractThis research doctorate group has how objective understand the read conceptions and its influence on appropiation of concept of litarecy by students through the analyses of the pedagogical pratice.Guided by this general objective I moreover seek to characterize the theoretical-methodological options that guide the docent action on the teach reading and analyze these options and their influence on appropriation of reading concepts by the schoolchildren. To effectuation of the objective proposed a ethnografic research was held with two classes of the second year of High School on a municipal school located on São Luiz city on state of Maranhão. Thus, two schoolteachers became subjectives of the research, one of each classes, even as their schoolchildren. The process of data colection happened during the second semester of 2009, with the use of the following instruments: partipant observation, semi-structured interview and the portuguese workbook of the children. The data collected were analyzed from the organization of the following thematic categories: the language conception of the literacy teacher; the conception of reading; the methodology of teaching reading; the learning of reading conception by the scoolchildren and the researcher‟s action. Furthermore I also guide me by the microgenetic analyzes aiming necessarily see the particular aspect of the situation with attention of the significant “slops” to extract data. Authors like Mikhail, Bakhtin and scholars of reading area, like Frank Smith, Jean Foucambert, Josette Jolibert, and others, were fundamental for doing the data analyses. The findings reveal that the conception of reading of the schoolteachers exert great influence on concept formation of reading how a act pronunciation, instead bring the schoolchildren on a reading conception with assignment meaning and how cultural practiceen
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent146 f.
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.sourceAleph
dc.subjectAlfabetização - São Luís (MA)pt
dc.subjectLeitura (Ensino elementar)pt
dc.subjectCrianças leitoras - Formaçãopt
dc.subjectLinguagem - Apropriaçãopt
dc.subjectAprendizagem da leiturapt
dc.subjectConception and Teach readingen
dc.subjectLiterecyen
dc.subjectLanguage Apropiationen
dc.subjectTraining of readers childrenen
dc.subjectLearning to readen
dc.titleConcepções e práticas do ensino de leitura em turmas de alfabetização em São Luís do Maranhãopt
dc.typeTese de doutorado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramEducação - FFCpt
unesp.knowledgeAreaEnsino na educação brasileirapt
unesp.researchAreaAbordagens pedagógicas do ensino de linguagenspt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
dc.identifier.aleph000646844
dc.identifier.filecorreia_jr_dr_mar.pdf
dc.identifier.capes33004110040P5
dc.identifier.lattes9019185751164438
unesp.author.lattes9019185751164438
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record