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dc.contributor.advisorManzini, Eduardo José [UNESP]
dc.contributor.authorZanote, Marco Aurélio [UNESP]
dc.date.accessioned2014-06-11T19:31:44Z
dc.date.available2014-06-11T19:31:44Z
dc.date.issued2011-04-29
dc.identifier.citationZANOTE, Marco Aurélio. Avaliação de competências profissionais de aprendizes com deficiência: um estudo de caso. 2011. 172 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2011.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/102192
dc.description.abstractNesta tese, apresenta-se um panorama da Educação Profissional no Brasil, enfatizando-se o desenvolvimento de competências profissionais por meio de programas de aprendizagem de jovens de 14 a 24 anos, sobretudo os com deficiência, visando à sua inclusão no mercado de trabalho. O objetivo é avaliar o desenvolvimento das competências pelos aprendizes com deficiência na perspectiva dos próprios aprendizes, de tutores e professores em três momentos específicos. O método pautou-se na abordagem de estudo de caso, que contou com cinco aprendizes com deficiência, cinco docentes que ministram aulas na aprendizagem teórica e três tutores que acompanham a aprendizagem prática nas empresas contratantes. A instituição pesquisada é a Associação de Ensino Social Profissionalizante (Espro). Ela oferece programas de aprendizagem em conformidade ao disposto na Lei federal nº 10.097/00 para a formação de aprendizes em todo o País. Os instrumentos utilizados para a coleta dos dados foram relações de competências constantes das matrizes para avaliação, sendo 17 competências para a Capacitação Básica e 32 para o Programa de Aprendizagem em Técnicas Básicas Administrativas. Esses instrumentos possibilitaram conhecer a opinião dos professores, tutores e aprendizes sobre o desenvolvimento das competências tanto nas atividades teóricas, quanto nas práticas do programa de aprendizagem. A coleta dos dados foi realizada em três fases: Fase 1 no início do programa; Fase 2 decorridos cinco meses; Fase 3 decorridos oito meses. A análise dos dados possibilitou a comparação entre a opinião dos atores e os resultados traduzidos em percentuais. Esses resultados demonstram que, na Fase 1, conforme os critérios estabelecidos, houve bom desenvolvimento de competências. Já na Fase 3, 17 competências...pt
dc.description.abstractThis thesis presents an overview of professional education in Brazil, emphasizing the development of professional skills through apprenticeship programs for young people aged 14 to 24 years, especially those with disabilities, seeking its inclusion in the labor market. The objective is to evaluate competence development by learners with disabilities from the perspective of their own learners, tutors and teachers at three specific times. The method was based on case study approach, which had five students with disabilities, five faculty members who teach classes in learning theory and three tutors who accompany the learning practice in contracting companies. The research institution is the Association of Professional Social Teaching (Rotary Club volunteers). It provides learning programs in accordance with the provisions of Federal Law No. 10.097/00 for the training of apprentices throughout the country The instruments used for data collection were relations of jurisdictions in the matrices for evaluation, and 17 skills for training Basic and 32 for the Learning Programme in Basic Technical Administration. These instruments made it possible to know the opinions of teachers, tutors and learners on development of skills in both theoretical activities, the practice of the learning program. Data collection was performed in three phases: Phase 1 program at the beginning of Phase 2 after five months, Phase 3 after eight months. The data analysis allows the comparison between the views of stakeholders and the results translated into percentages. These results demonstrate that, in Phase 1, according to established criteria, there was good development of skills. Already in Phase 3, 17 skills scores increased, 14 remained the same score obtained in Phase 2 and only one dropped score. It was concluded that the learning program... (Complete abstract click electronic access)en
dc.format.extent172 f.
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.sourceAleph
dc.subjectDeficientes - Orientação profissional - Brasilpt
dc.subjectMercado de trabalhopt
dc.subjectDeficientes - Mercado de trabalho - Inclusãopt
dc.subjectPeople with disabilitiesen
dc.subjectInclusionen
dc.titleAvaliação de competências profissionais de aprendizes com deficiência: um estudo de casopt
dc.typeTese de doutorado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramEducação - FFCpt
unesp.knowledgeAreaEnsino na educação brasileirapt
unesp.researchAreaEducação especial no Brasilpt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
dc.identifier.aleph000651118
dc.identifier.filezanote_ma_dr_mar.pdf
dc.identifier.capes33004110040P5
dc.identifier.lattes9155295594995876
unesp.author.lattes9155295594995876
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