Show simple item record

dc.contributor.advisorManzini, Eduardo José [UNESP]
dc.contributor.authorSilva, Michele Oliveira da [UNESP]
dc.date.accessioned2014-06-11T19:31:44Z
dc.date.available2014-06-11T19:31:44Z
dc.date.issued2014
dc.identifier.citationSILVA, Michele Oliveira da. Avaliação sistematizada para professores de alunos com paralisia cerebral (ASPA-PC). 2014. 190 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2014.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/102197
dc.description.abstractNa área da Educação Especial, a elaboração do planejamento acadêmico depende de uma avaliação prévia das dificuldades e habilidades dos alunos para posteriormente elaborar uma intervenção de acordo com o que foi avaliado. Porém, os professores especializados nem sempre têm disponível um instrumento para avaliar e articular os dados dessa avaliação para uma intervenção pedagógica. No caso específico do aluno com paralisia cerebral, essa dificuldade pode ser atribuída à diversidade de características físicas e cognitivas que devem ser avaliadas e a relação delas com as exigências do meio. Diante disso, o objetivo do presente trabalho foi elaborar e avaliar a aplicabilidade da avaliação sistematizada para professores de alunos com paralisia cerebral (ASPA-PC) para avaliar alunos com paralisia cerebral, matriculados no 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental, para subsidiar o planejamento curricular e a estratégias de ensino. O estudo foi elaborado em três etapas. Na primeira etapa foi realizado o Estudo Piloto no qual uma aluna com paralisia cerebral foi avaliada com o uso de um instrumento de avaliação já publicado. A análise dos resultados da primeira etapa subsidiou a elaboração da primeira versão do ASPA-PC na segunda etapa. Ainda nessa etapa, a partir da avaliação de quatorze alunos com o uso do ASPA-PC foi indicado um kit de avaliação e um manual de aplicação que foram utilizados por professoras do atendimento educacional especializado. Os resultados das etapas anteriores definiram a divisão do ASPA-PC em ASPA-PC KIT I para avaliar alunos até o 2º ano e ASPA-PC KIT II para avaliar alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, resultando na sua versão definitiva, na terceira etapa. Além do manual e de um roteiro para guiar a conversa inicial entre o avaliador e o professor do ensino regular do aluno, o instrumento foi constituído de cinco Cadernos: 1) Caderno para observação em sala de aula;...pt
dc.description.abstractIn the area of Special Education, an academic plan development depends on a previous assessment of the difficulties and abilities of students to enable an intervention according to what has been reported. However, specialist teachers do not always have an available tool to assess and articulate the data from this assessment for an educational intervention. In the specific case of students with cerebral palsy, this difficulty can be attributed to the diversity of physical and cognitive characteristics that must be assessed and compared with the demands of the environment. Therefore, the aim of this research was to develop and evaluate the applicability of systematic assessment for teachers of students with cerebral palsy (ASPA-PC) to assess students with cerebral palsy enrolled in 1st, 2nd and 3rd grades of Elementary School, to support curriculum planning and teaching strategies. The study was prepared in three steps: in the first step, a pilot study was conducted when a student with cerebral palsy was assessed with the use of an assessment tool already published in the literature. The results of the first step subsidized the development of the first version of ASPA - PC in the second step. Still in the second step, based on the assessment of fourteen students using ASPA-PC, a kit and an application manual that was used by Special Education teachers and was referred. The results of the previous steps defined the separation of the material in two parts: ASPA-PC and ASPA-PC KIT I to assess students up to the 2nd grade and ASPA-PC KIT II to assess students of the 3rd grade of elementary school resulting in its final version during the third phase. In addition to manual and a roadmap to guide the initial conversation between the evaluator and the non-special education teacher, the tool consisted of five books: 1) Logbook for classroom observation, 2) Notebook for Portuguese Language; 3) Notebook for...en
dc.format.extent190 f. : il.
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.sourceAleph
dc.subjectEducação especialpt
dc.subjectParalisia cerebralpt
dc.subjectAlunospt
dc.subjectAvaliaçãopt
dc.titleAvaliação sistematizada para professores de alunos com paralisia cerebral (ASPA-PC)pt
dc.typeTese de doutorado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramEducação - FFCpt
unesp.knowledgeAreaEnsino na educação brasileirapt
unesp.researchAreaEducação Especial no Brasilpt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
dc.identifier.aleph000739997
dc.identifier.file000739997.pdf
dc.identifier.capes33004110040P5
dc.identifier.lattes9155295594995876
unesp.author.lattes9155295594995876
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record