Programa de intervenção fonológica com escolares de risco para a dislexia: elaboração e intervenção

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Data

2013

Autores

Silva, Cláudia da [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O transtorno fonológico é a característica principal da dislexia, sendo assim, a identificação e intervenção precoce desse transtorno em escolares, anterior ao processo de alfabetização, tem se tornado o foco de interesse dos últimos anos. Esta pesquisa foi composta por dois estudos: o Estudo 1 teve por objetivo elaborar um programa de intervenção fonológica para escolares de risco para a dislexia do 1º ano do ensino fundamental. Neste estudo foi realizado o levantamento de programas de intervenção precoce para que, com base neles, fossem selecionadas as tarefas que fariam parte do programa de intervenção precoce. Depois de selecionadas as tarefas, foi realizada a seleção das palavras que seriam utilizadas no programa, de acordo com o objetivo de cada tarefa. Ainda no Estudo 1, foi realizada a adaptação do Protocolo de Avaliação das Habilidades Cognitivo-Linguísticas – versão coletiva e individual, para que fosse utilizado na pré e pós-testagem. O Estudo 2 que teve por objetivo verificar a eficácia de um programa de intervenção fonológica em escolares de risco para a dislexia do 1º ano do ensino fundamental. A seleção dos sujeitos foi realizada com o uso dos instrumentos RAVEN, para verificar a possibilidade de rebaixamento intelectual nos escolares da amostra, e ABFW, para o levantamento dos escolares com transtorno fonológico. Participaram do Estudo 2, 40 escolares de ambos os gêneros, com idade entre 5 anos e 11 meses a 6 anos e 7 meses, regularmente matriculados no 1º ano do ensino fundamental. Os escolares foram divididos em dois grupos: GI: composto por 20 escolares sem transtorno fonológico; e GII: compostos por 20 escolares com transtorno fonológico, ambos os grupos foram submetidos ao programa de intervenção fonológica, composto por 15 sessões. Em situação de pré e pós-testagem, todos os sujeitos deste estudo foram submetidos...
The phonological disorder is the main characteristic of dyslexia, so the identification and early intervention of this disorder in students, before the literacy process, has become the focus of interest in recent years. This research consisted of two studies: Study 1 aimed to develop a phonological intervention program for students of the 1st grade level of elementary school at risk for dyslexia. In this study was realized the survey of early intervention programs that, based on them, were selected tasks that were part of the early intervention program. After selected the tasks, was realized the selection of words that would be used in the program, according to the purpose of each task. Still in Study 1 was realized the adaptation of the Protocol Evaluation of the Cognitive-Linguistic Skills - collective and individual version, to be used in pre-and post-testing. The Study 2 aimed to verify the efficacy of phonological intervention program for students of the 1st grade level of elementary school at risk for dyslexia. The selection of the subjects was realized with the use of RAVEN instruments, to verify the possibility of cognitive deficit, and ABFW to identify students with phonological disorder. Participated of the Study 2, 40 students of both genders, with aged between 5 years and 11 months to 6 years and 7 months, regularly enrolled in 1st grade level of elementary school. The students were divided into two groups: GI: composed of 20 students without phonological disorder, and GII: composed of 20 students with phonological disorders, both groups were subjected to phonological intervention program composed by 15 sessions. In situation of pre-testing and post-testing, all subjects in this study were submitted to the Evaluation Cognitive Linguistic Skills Protocol, in their collective and individual version. The results were statistically analyzed using... (Complete abstract click electronic access belçow)

Descrição

Palavras-chave

Educação, Dislexia, Distúrbios da linguagem, Fonoaudiologia

Como citar

SILVA, Cláudia da. Programa de intervenção fonológica com escolares de risco para a dislexia: elaboração e intervenção. 2013. 222 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2013.