Show simple item record

dc.contributor.advisorBraga, Tania Moron Saes [UNESP]
dc.contributor.authorCorrêa, Carmen Izaura Molina [UNESP]
dc.date.accessioned2014-06-11T19:31:46Z
dc.date.available2014-06-11T19:31:46Z
dc.date.issued2008-02-26
dc.identifier.citationCORRÊA, Carmen Izaura Molina. Habilidades sociais e educação: programa de intervenção para professores de uma escola pública. 2008. 140 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2008.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/102264
dc.description.abstractO presente estudo analisa as mudanças na interação professor-aluno em sala de aula após aplicação de um programa de Treinamento em Habilidades Sociais em onze participantes do corpo docente e diretivo de uma escola pública de Ensino Fundamental - Ciclo II. Utiliza um delineamento experimental com dois grupos que recebem intervenção (Treinamento em Habilidades Sociais - THS) em momentos diferentes e são avaliados antes e depois da intervenção por meio do Inventário de Habilidades Sociais (IHS-Del-Prette); para a distribuição dos participantes nos dois grupos usa-se a randomização por emparelhamento, a partir dos resultados obtidos no Escore Total do pré-teste. O procedimento de coleta de dados abrange a identificação de necessidades de treinamento em habilidades sociais, a elaboração de um programa de treinamento decorrente das necessidades identificadas e a avaliação das mudanças após a intervenção. Para a identificação de situações interpessoais a serem abordadas no THS e para as avaliações pré e pósintervenção são incluídos, além do IHS-Del-Prette, os procedimentos de entrevista semi-estruturada com a diretora, observação pela pesquisadora e registro pelos professores, em termos funcionais, de ocorrências de práticas interativas em sala de aula. O programa segue os pressupostos do Treinamento em Habilidades Sociais, é ministrado em catorze horas distribuídas em doze encontros de setenta minutos, e a avaliação do processo ocorre a cada sessão e ao final de cada habilidade treinada mediante feedback verbal do grupo e questionários, sendo finalizada por questionário relativo à avaliação geral do programa. Os resultados não indicam diferença estatisticamente significativa entre as fases pré e pós-intervenção no IHS-Del-Prette, o que leva a questionar o caráter geral do instrumento utilizado para avaliar as habilidades sociais educativas.pt
dc.description.abstractThe present study analyses the changes in teacher-student interaction in classroom context after a Social Skills Training Program carried out in a public school. Participants were eleven people from the school board and teachers from an Elementary School. Research design was experimental, in which there were two groups receiving intervention (Social Skills Training Program - SSTP) in different moments. These groups were evaluated pre and post the intervention through the Social Skills Inventory (IHS-Del-Prette). Participants were paired and randomized by the researcher considering, for the distribution in the two groups, the results of the total score in the pre test obtained by the participants. The data collecting aimed at identifying the interpersonal situations that would consist in demands for further work in the SSTP and for the pre and post evaluation, and it was accomplished through the identification of social skills needs, the elaboration of a SSTP based on the identified needs, the evaluation of the changes after the intervention. This procedure also involved, along with the IHS-Del-Prette, semi-structured interviews with the principal; observation conducted by the researcher and the register of events, by the teachers, related to the interactive practices in the classroom, described in functional terms. Based on the purposes of the Social Skills Training, the current SSTP took 12 seventy-minute sessions (a total of 14 hours).The evaluation of the process occurred in each session and at the end of each trained skill, through feedbacks provided by the group and the usage of questionnaires. The procedure was finished by another questionnaire related to the general evaluation of the program.en
dc.format.extent140 f. : il. color.
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.sourceAleph
dc.subjectProfessores - Formaçãopt
dc.subjectEducação - Habilidades sociaispt
dc.subjectInteração professor-alunopt
dc.subjectCapacitação de professorespt
dc.titleHabilidades sociais e educação: programa de intervenção para professores de uma escola públicapt
dc.typeTese de doutorado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramEducação - FFCpt
unesp.knowledgeAreaEnsino na educação brasileirapt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
dc.identifier.aleph000548986
dc.identifier.filecorrea_cim_dr_mar.pdf
dc.identifier.capes33004110040P5
dc.identifier.lattes6535356022897474
unesp.author.lattes6535356022897474
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record