A espacialidade no teatro de Sêneca: um estudo sobre As Troianas e Agamêmnon

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2008-10-01

Autores

De Carli, Elisana [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo examinar a construção da espacialidade nos textos dramáticos de Sêneca, As Troianas e Agamêmnon. O espaço é considerado como uma categoria fundamental no teatro, desse modo, ao se especificar a configuração dessa categoria e a sua repercussão na obra, é possível constatar a teatralidade do texto e referendar seu status junto ao gênero. A partir de referenciais contemporâneos são abordadas as peças, as quais reiteram a estruturação do texto para o espetáculo, com peculiaridades que apontam para uma estética dramática senequiana, a qual influenciou a constituição do teatro ocidental. As tragédias senequianas não são monolíticas assim como não o é o gênero dramático.
The present research aims to examine the spaciality construction in Seneca´s dramatic texts, Trojan women and Agamemnon. Space is considered a fundamental category in theater, and it is possible to substantiate text theatricality and to authenticate its status with genre, through specifying the configuration of this category and its repercussion on the work production. The plays are approached from contemporary references, and they reiterate text organization to the spectacle with particularities to Seneca´s dramatic esthetics, which influenced western theater constitution. Seneca´s tragedies are not monolithic and neither is the drama genre.

Descrição

Palavras-chave

Sêneca, ca.4a.C.-ca.65d.C, Espaço e tempo em literatura, Teatro, Seneca, Theater, Spaciality

Como citar

DE CARLI, Elisana. A espacialidade no teatro de Sêneca: um estudo sobre As Troianas e Agamêmnon. 2008. 238 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2008.