Imagens da polícia: relações entre cidadania e violência caracterizadas nas representações da polícia paulista: janeiro/83 - março/85

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

1998

Autores

Góes, Eda Maria [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Objetiva-se em problematizar as relações existentes entre a atuação da instituição policial e o papel desempenhado pelos meios de comunicação de massa nas sociedades contemporâneas, nas quais saber e poder estão intimamente associados. Buscando atingi-lo, analisamos os diferentes discursos sobre a instituição policial veiculados pelos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo, através dos quais procuramos penetrar no universo das representações sobre essa agência de controle social. A despeito das nuances discursivas detectadas entre os dois jornais, a violência destacou-se como elemento comum às diferentes representações encontradas sobre a polícia. Nesse sentido, ao atuar como sujeitos históricos, a Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo refletem em suas páginas a ambigüidade que caracteriza a instituição policial, a medida que reproduzem os interesses das elites empenhadas na utilização da polícia na defesa de seus interesses, mas também produzem uma mercadoria - o jornal - que precisa ser vendida a anunciantes e leitores. Simultaneamente, a grande imprensa também influenciou o próprio objeto representado, tanto direta quanto indiretamente, como procuramos mostrar ao abordar um momento específico da história da metrópole paulista, janeiro de 1983 a março de 1985, no qual o debate sobre a polícia foi particularmente intenso e tentativas de mudança foram planejadas, experimentadas, estimuladas, rejeitadas e, finalmente abandonadas.
Not available.

Descrição

Palavras-chave

Policia - São Paulo (Estado),- 1983-1985, Cidadania - Violência - São Paulo (Estado),- 1983-1985, Prisões - São Paulo (Estado),- 1983-1985, Prisioneiros, Violencia - São Paulo (Estado)

Como citar

GÓES, Eda Maria. Imagens da polícia: relações entre cidadania e violência caracterizadas nas representações da polícia paulista: janeiro/83 - março/85. 1998. 245 f. +. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 1998.