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dc.contributor.advisorMachado, Carlos Eduardo Jordão [UNESP]
dc.contributor.authorBastos, Manoel Dourado [UNESP]
dc.date.accessioned2014-06-11T19:32:24Z
dc.date.available2014-06-11T19:32:24Z
dc.date.issued2009-03-04
dc.identifier.citationBASTOS, Manoel Dourado. Notas de testemunho e recalque: uma experiência musical dos traumas sociais brasileiros em Chico Buarque e Paulinho da Viola (de meados da década de 1960 a meados da década de 1970). 2009. 282 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2009.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/103142
dc.description.abstractO presente trabalho organiza uma interpretação histórica da obra de dois importantes nomes da experiência musical brasileira: a saber, Chico Buarque de Hollanda e Paulinho da Viola. O procedimento crítico adotado organiza uma periodização das obras dos cancionistas particulares, reconhecidos num “contexto de obras” mais geral. A partir disso, empreende-se a compreensão do sentido histórico destas obras frente ao contexto de época. Tendo em vista a definição de tal contexto, recorreu-se à crítica da “noção de MPB” (Música Popular Brasileira), chegando-se à conclusão de que esta noção é uma impostura conceitual. Por isso, fez-se necessária a avaliação de referenciais críticos que tratassem da dinâmica histórica da experiência musical brasileira. Para efeitos de análise, trabalhou-se com a avaliação do projeto musical de Mário de Andrade, reconhecendo a bossa nova como um desdobramento contraditório da “utopia do som nacional” do modernista. Em seguida, a fim de consolidar conceitos e categorias sobre a experiência musical brasileira, levando em consideração o pressuposto da análise histórica materialista calcada nas mediações estéticas, organizou-se a interpretação dos métodos críticos de José Ramos Tinhorão e José Miguel Wisnik. Aí, reconheceu-se não apenas o reforço de certo referencial teóricometodológico, mas a ressonância de problemas cuja cristalização inicial está na própria experiência musical estudada. De posse das categorias críticas anteriormente consolidadas, apresenta-se os primeiros anos das obras de Chico Buarque e Paulinho da Viola como um período de maturação de antinomias estéticas que sedimentam em forma...pt
dc.description.abstractThis thesis organizes a historical interpretation of the work of two important names of Brazilian musical experience, namely: Chico Buarque de Hollanda and Paulinho da Viola. The critical procedure adopted organizes a periodization of the works of particular musicians, recognized in a more generally context of works. From this, it undertakes to understand the historical meaning of these works in the epochal context. In view of the definition of such a context, one appealed to the criticism of the concept of MPB” (Brazilian Popular Music), coming to the conclusion that this notion is a sham conceptual. Therefore, it was necessary to evaluate the critical benchmarks that treat the historical dynamics of Brazilian music experience. To the analysis, one worked with the evaluation of the musical project of Mario de Andrade, recognizing Bossa Nova as a contradictory split of utopia of national sound of the modernist. Then, in view of consolidating concepts and categories on the Brazilian musical experience, taking into account the assumption of historical materialist analysis based on aesthetic mediation, one organized the interpretation of critical methods of José Ramos Tinhorão and José Miguel Wisnik. In them, it was recognized not only the strengthening of certain theoretical and methodological references, but the resonance of problems whose initial crystallization is in the very musical experience studied. In possession of critical categories previously consolidated, it shows the early works of Chico Buarque and Paulinho da Viola as a maturation period of antinomies aesthetic that sediment objective elements of Brazilian social and political structure in forms of the song language... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
dc.format.extent282 f.
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.sourceAleph
dc.subjectBuarque, Chico, 1944- Crítica e interpretaçãopt
dc.subjectViola, Paulinho da - Crítica e interpretaçãopt
dc.subjectMúsica popular - Brasilpt
dc.subjectChico Buarqueen
dc.subjectPaulinho da Violaen
dc.subjectBrazilian musical experienceen
dc.subjectAesthetics antinomyen
dc.subjectBrazilian social traumasen
dc.titleNotas de testemunho e recalque: uma experiência musical dos traumas sociais brasileiros em Chico Buarque e Paulinho da Viola (de meados da década de 1960 a meados da década de 1970)pt
dc.typeTese de doutorado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramHistória - FCLASpt
unesp.knowledgeAreaHistória e sociedadept
unesp.researchAreaIdentidades culturais, etnicidades, migraçõespt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assispt
dc.identifier.aleph000585116
dc.identifier.filebastos_md_dr_assis.pdf
dc.identifier.capes33004048018P5
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