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dc.contributor.advisorFerreira, Antonio Celso [UNESP]
dc.contributor.authorSá Júnior, Mário Teixeira de [UNESP]
dc.date.accessioned2014-06-11T19:32:25Z
dc.date.available2014-06-11T19:32:25Z
dc.date.issued2008-07-25
dc.identifier.citationSÁ JÚNIOR, Mário Teixeira de. Malungos do sertão: cotidiano, práticas mágicas e feitiçaria no Mato Grosso setecentista. 2008. 319 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2008.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/103179
dc.description.abstractO presente trabalho tem por finalidade desenvolver uma pesquisa relacionada à vida cotidiana das sociedades que habitaram o Mato Grosso (1719-1830), e o papel das práticas mágicas e feitiçarias realizadas por esses grupos. Para tal serão analisadas as sociedades que penetraram essa região, como as européias, africanas e seus descendentes brasileiros, como as autóctones que viviam nessa região, como Paiaguá, Guaicuru, Caiapó e Bororo. Mais que uma análise etnográfica desses grupos, buscar-se-á desenvolver um entendimento das possibilidades do uso das práticas mágicas e feitiçarias nesse cotidiano, como resultado do diálogo entre as diversas matrizes culturais, aqui apresentadas. Diálogo esse, visando apresentar soluções para as questões da vida material e imaterial, ou metafísica, surgidas como respostas às questões gerais do período estudado, ou como resultado das especificidades da sociedade matogrossense do setecentos. Assim, serão privilegiados: o cotidiano como espaço formulador de questões, de problemas e as práticas mágicas e a feitiçaria como elementos solucionadores, formuladores de respostas a essas questões.pt
dc.description.abstractThe present work aims to develop a research related to the daily life of societies that lived in Mato Grosso (1719-1830) and the role of magical practices and witchcraft used by them. For doing so, we will analyze the societies that came to this region, such as the Europeans, the Africans and their Brazilian descendants, and the Indians that were living in this territory, such as the Paiaguá, the Guaicuru, the Caiapó and the Bororo. More than just an ethnographical analysis of these groups, we aim to develop an understanding of the possible uses of the magical practices and witchcraft in this daily life as a result of the dialogue between distinct cultural forms. This cultural dialogue aim to deal with metaphysical questions and to those related to material and immaterial aspects of human existence, which have arisen from the general characteristics of the studied period or even as a result of the specificity of the1700s Matogrossense society. For instance, firstly we will highlight daily life as a space that creates questions and after magical practices and witchcraft as the elements that can give solutions to these questions.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent319 f. : il.
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.sourceAleph
dc.subjectFeitiçariapt
dc.subjectMagiapt
dc.subjectMato Grosso Históriapt
dc.subjectHistoryen
dc.subjectColonial Brazilen
dc.subjectMato Grossoen
dc.subjectMagical Practiceen
dc.subjectWitchcraften
dc.titleMalungos do sertão: cotidiano, práticas mágicas e feitiçaria no Mato Grosso setecentistapt
dc.typeTese de doutorado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramHistória - FCLASpt
unesp.knowledgeAreaHistória e sociedadept
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assispt
dc.identifier.aleph000561243
dc.identifier.filesajunior_mt_dr_assis.pdf
dc.identifier.capes33004048018P5
dc.identifier.lattes9984984772536393
unesp.author.lattes9984984772536393
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