A campanha civilista nas ruas: uma análise de sua construção retórico-política

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2004

Autores

Ueócka, Lorayne Garcia [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo propor uma reflexão sobre a campanha civilista ocorrida na Primeira República, abordando sua construção por grupos dissidentes do poder que da imprensa se utilizaram para sua divulgação e arregimentação da população urbana. A campanha teve duração de aproximadamente dez meses, no qual Rui Barbosa percorreu a nação com um discurso antimilitarista e moralizador do regime republicano. Em suas críticas Rui propunha o alistamento eleitoral de populares habilitados. A referida pregação democrática ganhou contornos educativos, ao expor publicamente os vícios do regime e propor combatê-los. De modo que sua campanha eleitoral se constituiu num momento na história do Brasil que representou uma pretensão de rompimento com os velhos modelos de escolha dos candidatos políticos instituídos desde os tempos do Império, modelo que se alicerçava na exclusão quase que absoluta do povo frente às urnas eleitorais. A imprensa teve peso relevante nessa campanha ao permitir sua materialização nas ruas, por meio de práticas políticas arregimentadoras, além de incitar o voto popular em Rui Barbosa, constituindo-se em seu porta-voz. Rui Barbosa articulou sua prática política inusitada a uma retórica contundente e inflamada a fim de sensibilizar e mobilizar as camadas populares urbanas. A análise dessa inovadora forma de se construir e conduzir a campanha eleitoral, baseada na associação entre o uso da retórica e de uma prática política inovadora e mobilizadora se constituiu no alvo de nosso interesse de estudo.
The present work had as objective to propose a reflection on the campaign civilist happened in the First Republic, approaching his construction for dissident groups of the power that of the press were used for his/her popularization and arregimentation of the urban population. The campaign had duration of approximately ten months, in which Rui Barbosa traveled the nation with a speech antimilitarist and moralist of the republican regime. In their critical Rui it proposed the electoral enlistment of popular qualified. Referred her democratic preaching won educational outlines, when exposing the addictions of the regime openly and to intend to combat them. So that his/her electoral campaign was constituted in one moment in the history of Brazil that represented a breaking pretension with the old models of political candidates' choice instituted since the times of the Empire, model that was found in the exclusion almost that absolute of the people front to the ballot boxes. The press had relevant weight in that campaign when allowing his/her materialization in the streets, through practices political arregimentators, besides inciting the popular vote in Rui Barbosa, being constituted in his/her spokesperson. Rui Barbosa articulated his/her unusual political practice to a contusing and inflamed rhetoric in order to touch and to mobilize the urban popular layers. That innovator's analysis forms of to build and to drive the electoral campaign, based on the association among the use of the rhetoric and of a practice innovative politics and mobilizated it was constituted in the objective of our study interest.

Descrição

Palavras-chave

Imprensa, Brasil Historia Campanha civilista 1909-1910

Como citar

UEÓCKA, Lorayne Garcia. A campanha civilista nas ruas: uma análise de sua construção retórico-política. 2004. 282 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2004.