Show simple item record

dc.contributor.advisorRezende, Letícia Marcondes [UNESP]
dc.contributor.authorCosta, Marilia de Melo [UNESP]
dc.date.accessioned2014-06-11T19:32:45Z
dc.date.available2014-06-11T19:32:45Z
dc.date.issued2012-09-24
dc.identifier.citationCOSTA, Marilia de Melo. Autonomia do aluno na sala de aula de língua portuguesa: uma proposta de atividade articulando línguas e linguagem. 2012. 209 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2012.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/103501
dc.description.abstractEste trabalho pretende discutir a autonomia do aluno na sala de aula de língua portuguesa a partir da Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas. Para tanto, investigamos rapidamente a definição desse construto desde seu primeiro conceito nos anos 80, passando pela mudança de perspectiva – de autonomia ser o ensino sem a ajuda do professor para ser o ensino colaborativo, construído pelos alunos e pelo professor em conjunto – até a definição de autonomia por nós dentro de uma abordagem mais enunciativa. Na verdade, não chegamos a definir precisamente o que seria a autonomia, mas indicamos práticas que acreditamos que levam o sujeito a se tornar mais autônomo. Investigamos os documentos oficiais sobre educação no Brasil a fim de verificar o que eles trazem a respeito de autonomia. Nesses documentos, ela é vista como um objetivo do ensino básico (fundamental e médio) e uma necessidade para a vida. Propomos, então, uma prática que tenha a autonomia como objetivo, além, claro, do trabalho com a língua portuguesa. Essa prática engloba tanto uma análise baseada na teoria de Culioli (TOPE), quanto análises da gramática tradicional normativa, que é a atividade central desenvolvida do material dos alunos. Descobrimos que os alunos sentem dificuldade de lidar com atividades analíticas e reflexivas sobre a língua, até mesmo os que são considerados bons alunospt
dc.description.abstractThis works aims to discuss student's autonomy in the classroom from the point of view of the Theory of Predicative and Enunciative Operations, by Antoine Culioli. For this, we briefly investigate the definition of autonomy from the 80s till now – in this period, a change in the definition has occured and autonomy, which was defined as learning happening without teacher to learning happening in a collaborative way, with teachers and students helping one another to learning take place. In our view, autonomy is inside the field enunciation studies. Actually, we do not define autonomy, but we point out ways that we believe help the subject to become more autonomous. We investigate Brazilian officials documents about Education to verify what they bring about autonomy. In this documents, it is seen as an goal of basic education (Elementary and High School) and as a necessity to the whole life of a person. We propose, then, some teaching practice which foster autonomy besides the work with Portuguese Language, of course. This practice was analysed based both on Culioli's theory and on traditional grammar, which is the main activity in the students' material. After all this we discovered that the students have a little difficulty to deal with analytical activities, even the best studentsen
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent209 f. : il.
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.sourceAleph
dc.subjectEnsinopt
dc.subjectAprendizagempt
dc.subjectAutonomiapt
dc.subjectPratica de ensinopt
dc.subjectLinguagem e línguaspt
dc.subjectLanguage and languagespt
dc.titleAutonomia do aluno na sala de aula de língua portuguesa: uma proposta de atividade articulando línguas e linguagempt
dc.typeTese de doutorado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramLinguística e Língua Portuguesa - FCLARpt
unesp.knowledgeAreaLinguísticapt
unesp.researchAreaEstudos enunciativos, Linguística Aplicadapt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
dc.identifier.aleph000705600
dc.identifier.filecosta_mm_dr_arafcl.pdf
dc.identifier.capes33004030009P4
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record