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dc.contributor.advisorMarchezan, Renata Maria Facuri Coelho [UNESP]
dc.contributor.authorStafuzza, Grenissa Bonvino [UNESP]
dc.date.accessioned2014-06-11T19:32:46Z
dc.date.available2014-06-11T19:32:46Z
dc.date.issued2009-02-09
dc.identifier.citationSTAFUZZA, Grenissa Bonvino. O discurso da crítica literária universitária: sobre James Joyce e Ulysses. 2009. 274 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2009.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/103559
dc.description.abstractA análise do discurso da crítica literária universitária apresenta-se inédita em diversas áreas em que se trabalha com o texto literário, em especial na análise do discurso. Por isso a presente reflexão parte da interface entre a análise do discurso e algumas áreas do conhecimento humano que tratam com interesse do texto literário (ciências sociais, história, filosofia, teoria literária), com o intuito de analisar o discurso da crítica literária universitária mostrando a evolução tanto do gênero artigo crítico literário, de autoria de acadêmicos, publicados em uma revista especializada, quanto da recepção crítica do escritor James Joyce e de sua obra, ressaltando a sua entrada e lugar na universidade. Assim, optamos recortar como corpus de análise artigos críticos publicados na revista francesa literária La Revue des Lettres Modernes - Histoire des idées et des littératures (Revista de Letras Modernas - História das idéias e das literaturas), uma vez que essa revista contempla análises críticas francesas, inglesas, americanas e irlandesas, feitas especialmente por professores universitários sobre James Joyce e sua obra; sobretudo, Ulysses, por ter sido publicada em Paris, França, em 1922. Consideramos como referencial de análise, artigos que sejam representativos dos períodos de 1956-1965 e 1988-1994, com alguns recortes pertinentes ao estudo, devido a quantidade e complexidade do material a ser analisado nesta tese. Selecionamos dois (02) artigos crítico-literários para o estabelecimento de análises centradas a partir de um recorte de dezessete (17) artigos, no sentido de examinar o funcionamento da crítica literária universitária. São eles: Le mysticisme qui plaisait a Joyce - Note sur la source première d´Ulysse (1951), do professor W. B. Stanford, que filia seu discurso crítico-literário universitário à história literária...pt
dc.description.abstractDiscourse Analysis in university literary criticism seems to be something inedited in several areas which work with literary texts. This thesis aims at reflecting on an interface between discourse analysis and other fields of human knowledge which deal with literary texts (Social Sciences, History, Philosophy and Literary Theory). Such study aims at analyzing the discourse of university literary criticism, showing an evolution of a genre called literary critic paper, written by academicians and published in specialized Reviews, focusing James Joyce's critic reception and the criticism on his pieces. Besides, it will be emphasized Joyce's acceptance and academic place in university studies. Thus, it was taken as corpus, critic papers published in a French Literary Review called La Revue des Lettres Modernes - Histoire des idées et des littératures. Such Review approaches French, English, American and Irish critic analysis, written, specially, by university professors on James Joyce and his pieces. It will be given special attention to criticism on Ulysses, which has been published in Paris, France, in 1922. It will be taken as reference for analysis, representative papers in the period of 1956-1965 and 1988-1994. Some restricted aspects were emphasized and selected for analysis, considering the great number of papers and their complexities. It was selected two (2) papers on literary criticism to establish analysis from a sample of seventeen (17) papers. Such choice aims at examining universitarian literary criticism working. They are: Le mysticisme qui plaisait a Joyce - Note sur la source première d´Ulysse (1951), by Professor W. B. Stanford, who inscribe his universitarian literary criticism in literary history, founding his theoretical framework in philological studies; and, 'Sirènes': l´expressivité nomade (1988), by Professor André Topia, who expresses... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent274 f.
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.sourceAleph
dc.subjectJoyce, James, 1882-1941. Crítica e interpretaçãopt
dc.subjectLinguísticapt
dc.subjectLíngua portuguesapt
dc.subjectAnálise do discursopt
dc.titleO discurso da crítica literária universitária: sobre James Joyce e Ulyssespt
dc.typeTese de doutorado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramLinguística e Língua Portuguesa - FCLARpt
unesp.knowledgeAreaLinguística e língua portuguesapt
unesp.researchAreaEstrutura, organização e funcionamento discursivos e textuaispt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
dc.identifier.aleph000582263
dc.identifier.filestafuzza_gb_dr_arafcl.pdf
dc.identifier.capes33004030009P4
dc.identifier.lattes8827698477373212
dc.identifier.orcid0000-0001-7453-1734
unesp.advisor.lattes8827698477373212
unesp.advisor.orcid0000-0001-7453-1734
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