Show simple item record

dc.contributor.advisorTelarolli Junior, Rodolpho [UNESP]
dc.contributor.authorZancul, Mariana de Senzi [UNESP]
dc.date.accessioned2014-06-11T19:32:56Z
dc.date.available2014-06-11T19:32:56Z
dc.date.issued2008-10-07
dc.identifier.citationZANCUL, Mariana de Senzi. Orientação nutricional e alimentar dentro da escola: formação de conceitos e mudanças de comportamento. 2008. 132 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Farmacêuticas, 2008.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/104042
dc.description.abstractA educação alimentar e nutricional envolve modificação e melhoria do hábito alimentar a médio e longo prazos e está relacionada a representações sobre o alimento, conhecimentos, atitudes e valores. A educação alimentar e nutricional tem um papel importante em relação à promoção de hábitos alimentares saudáveis desde a infância. Na escola, onde crianças e jovens passam grande parte de seu dia, as ações de orientação de promoção da saúde constituem importante meios de informação e formação de hábitos. Este trabalho permitiu identificar alguns reflexos da implantação de um programa de educação alimentar e nutricional nas condutas alimentares de alunos da 6ª série de uma escola da rede pública municipal em Ribeirão Preto (SP) e analisar o papel da escola neste contexto. O programa foi implementado durante o segundo semestre de 2006 e teve duração de um semestre. Participaram do trabalho 36 alunos, de ambos os sexos, que foram avaliados por meio de questionários em três momentos distintos: T0 antes da intervenção; T1 logo após a intervenção; T2 catorze meses após T0. Pelas respostas foi possível identificar aspectos relacionados ao consumo, à percepção e ao conhecimento alimentar dos alunos. Também foi realizada avaliação antropométrica nos três momentos. Para a organização dos dados foram usados os programas de software Epi Info 2000 e SPSS Data Editor - Statistical Package for the Social Sciences. As análises comparativas do questionário nos três momentos distintos indicaram alguns reflexos positivos após a implantação do projeto de educação alimentar e nutricional. Em relação as mudanças de comportamento alimentar após a intervenção, foram observadas algumas alterações positivas como, por exemplo, o aumento do número de alunos que passou a fazer a refeição matinal...pt
dc.description.abstractAlimentary and nutritional education involves the improvement and the modification of alimentary habits at long and short times. It is related to the representation of food, to knowledge, to attitudes and values. Since the childhood, alimentary and nutritional education plays an important role in the promotion of healthy alimentary habits. At school, where children and teenagers spend part of the day, the actions of orientation of promotion of health are important information ways. The present work allowed identify some marks of the implantation of a nutritional and alimentary education program in the alimentary behavior of students of the 6th grade from a public municipal school in Ribeirão Preto city, São Paulo, Brazil. This work allowed also the analysis of the role played by the school in this context. The program was implemented during the second semester, year 2006, and went on a semester. This work had the participation of 36 students, females and males, which were evaluated through questionnaires at three different moments: T0 before the intervention; T1 soon after the intervention; T2 fourteen months after the T0. From the students answers it was possible to identify aspects related to the students’ consumption, the perception and alimentary knowledge. At the three moments it was also done an anthropometric evaluation. The software programs Epi Info 2000 SPSS Data Editor - Statistical Package for the Social Sciences were used for data organization. The comparative analyses of the questionnaire at the three distinct moments showed some positive marks after the implementation of the alimentary and nutritional education. The way the interaction occurred in the class, the interest showed by the students, and the results allowed to observe that this kind of intervention is viable and well accepted by the students. The activities that... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.description.sponsorshipUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.format.extent132 f.
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.sourceAleph
dc.subjectEducação alimentarpt
dc.subjectOrientação nutricionalpt
dc.subjectAlimentary and nutritional educationen
dc.titleOrientação nutricional e alimentar dentro da escola: formação de conceitos e mudanças de comportamentopt
dc.typeTese de doutorado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramAlimentos e Nutrição - FCFARpt
unesp.knowledgeAreaNutriçãopt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Araraquarapt
dc.identifier.aleph000569697
dc.identifier.filezancul_ms_dr_arafcf.pdf
dc.identifier.capes33004030055P6
dc.identifier.lattes7157969404178875
dc.identifier.orcid0000-0002-9070-4778
unesp.advisor.lattes7157969404178875
unesp.advisor.orcid0000-0002-9070-4778
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record