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dc.contributor.advisorQuaglio, Paschoal [UNESP]
dc.contributor.authorMaschio, Marcelina Teruko Fujii [UNESP]
dc.date.accessioned2014-06-11T19:33:30Z
dc.date.available2014-06-11T19:33:30Z
dc.date.issued2011-02-18
dc.identifier.citationMASCHIO, Marcelina Teruko Fujii. Educação básica e educação profissional do trabalhador jovem e adulto: desafios da integração. 2011. 184 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2011.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/104818
dc.description.abstractElevar a escolaridade e oferecer formação profissional ao trabalhador jovem e adulto constituem-se na tarefa de buscar dois direitos fundamentais, a educação e o trabalho. Essa ideia foi materializada pelo Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na modalidade Educação de Jovens e Adultos, o Proeja, instituído em 2006. Este trabalho busca analisar o Proeja sob o ponto de vista daqueles que participam de sua implantação na rede federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT). Foram utilizadas pesquisas documentais, entrevistas, questionário e grupo focal. Para entender a concepção, foram analisados documentos legais e o Documento Base do Proeja. A fim de verificar aspectos vinculados à implantação do Proeja, optou-se pelo diálogo com ofertantes, ou seja, instituições, representadas pelos coordenadores, docentes e alunos, principalmente aqueles para quem o curso foi inicialmente pensado, o futuro aluno, trabalhador jovem e adulto. Pressupondo que a consolidação desse projeto educacional tem como fundamento a integração entre trabalho, ciência, técnica, tecnologia, humanismo e cultura geral, e que esses elementos são essenciais para o efetivo exercício da cidadania, de acordo com o Documento Base do Proeja, é possível afirmar que, apesar de os resultados dos projetos educacionais só possam ser percebidos a longo prazo, o fundamento ainda não foi materializado. Identificaram-se, na visão dos participantes, concepções fortemente marcadas pela ótica do capital, assim como a incorporação de conceitos ideológicos vinculados ao mundo produtivo. Alunos e futuros alunos também vinculam a necessidade de estudar à visão exclusiva da garantia de emprego. Trazem enraizado o pensamento da necessidade de formação de um contingente de reserva de „mão-de-obra‟, como também a aceitação...pt
dc.description.abstractImproving schooling and offering professional training to young and adult workers mean seeking two fundamental rights, education and work. This idea was materialized by the National Program for Integration of Professional Education with Basic Education, in the Modality of Education of Young People and Adults Proeja, established in 2006. This paper analyzes the Proeja from the point of view of those who participate in its implementation in the federal network Vocational, Scientific and Technological Education (EPCT). We used documentary research, interviews, questionnaires and focus groups. With the objective to understand the design, we analyzed legal documents and the Proeja Base Document. In order to check aspects related to the implementation of Proeja, we decided to talk to the providers, namely the institutions, represented by coordinators, teachers and students, especially those to whom the course was initially conceived, future students and young adult workers. Assuming that the consolidation of this educational project is based on the integration between work, science, technique, technology, humanism and general culture, and that these are essential elements for the effective exercise of citizenship (BRAZIL, 2007), it is possible to say that, in spite of the fact that the results of educational projects can only be perceived in the long term, the idea has not yet been materialized. The view of the participants revealed ideas strongly influenced by the capital perspective, as well as the incorporation of ideological concepts linked to the productive world. Students and future students also relate the need to study to the only view of job security. The students believe in the need to form a reserve contingent of 'manpower' and also that responsibility and personal effort determine the working conditions and ensure professional success. There is a propagation of ideas widely accepted... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent184 f.
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.sourceAleph
dc.subjectEducação para o trabalhopt
dc.subjectTecnologia educacional - Brasilpt
dc.subjectEducação - Orientação profissionalpt
dc.subjectEnsino integrado - Brasilpt
dc.subjectEnsino profissionalpt
dc.subjectEducação básicapt
dc.subjectEducação tecnologicapt
dc.subjectEducação integradapt
dc.subjectEducação de jovens e adultospt
dc.subjectProejapt
dc.subjectVocational and Technological Educationen
dc.subjectEducation and Worken
dc.subjectProejaen
dc.subjectIntegrated Educationen
dc.subjectEducation of Young People and Adultsen
dc.titleEducação básica e educação profissional do trabalhador jovem e adulto: desafios da integraçãopt
dc.typeTese de doutorado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramEducação - FFCpt
unesp.knowledgeAreaPoliticas públicas e administração da educação brasileirapt
unesp.researchAreaPolíticas educacionais, gestão de sistemas e organizações educacionaispt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
dc.identifier.aleph000647545
dc.identifier.filemaschio_mtf_dr_mar.pdf
dc.identifier.capes33004110040P5
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