Carlos Correa Mascaro e Moysés Brejon: contribuições dos assistentes de cátedra de José Quirino Ribeiro para a administração escolar no Brasil

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2012-03-05

Autores

Arf, Fabiana Aparecida [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A proposta do presente trabalho é realizar um estudo sobre a produção acadêmica e a atuação de Carlos Correa Mascaro e Moysés Brejon enquanto assistentes de cátedra de José Querino Ribeiro, no período entre 1953 e 1968, no intuito de contribuir com o resgate da construção teórica da Administração Escolar no Brasil. José Querino Ribeiro, um dos pioneiros nos estudos de Administração Escolar no país, foi catedrático de Administração Escolar e Educação Comparada da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (USP), tendo como primeiros assistentes Mascaro e Brejon. O interesse em realizar este estudo surgiu durante a comemoração do centenário de seu nascimento, realizada na USP pela Faculdade de Educação da mesma Universidade e pela Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). O estudo propõe-se a realizar uma pesquisa bibliográfica, cujos materiais são prioritariamente as obras de Mascaro e Brejon desenvolvidas no período em que eram assistentes de cátedra, sendo esta pesquisa complementada por entrevistas com os profissionais da educação que, à época, trabalharam com os referidos autores, no intuito de obter dados sobre o funcionamento da Cadeira e a atuação de seus membros. O estudo do material é realizado com base na Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). Mascaro é um dos pioneiros nos estudos sobre o financiamento e a municipalização do ensino no Brasil. Em sua tese de Doutorado, descrita pelo autor como uma tentativa de contribuição para a racionalização das despesas públicas com o ensino, o autor analisou a situação do ensino municipal do Estado de São Paulo, considerando a municipalização do ensino uma medida...
The proposal of the present piece of work is to carry on a study on the academic production and acting of Carlos Correa Mascaro and Moysés Brejon as José Querino Ribeiro’s chair assistants, in the period between 1953 and 1968 in order to contribute to the rescue of the theoretical construction of School Administration in Brazil. José Querino Ribeiro, one of the pioneers in studies of school administration in the country, was Chair Professor of School Administration and Comparative Education Faculty at Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras in the Universidade de São Paulo (USP), and his first assistants being Brejon and Mascaro. The interest in performing this study arose during the celebration of his hundredth birthday, held at USP by its School of Education together with Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). The study aimed at conducting a literature search, whose materials are primarily pieces of work by Mascaro and Brejon developed in the period they were assistants to the faculty, this research being complemented by interviews with education professionals who, at the time, worked with these authors in order to obtain data on the functioning of the Chair and the performance of its members. The study of the material is based on Content Analysis (BARDIN, 1977). Mascaro is a pioneer in studies on financing and decentralization of education in Brazil. In his doctoral dissertation, described by the author as an attempt to contribute to the rationalization of public expenditure on education, the author analyzed the situation of city education in the state of São Paulo, considering municipalization of education as a premature measure at that time. During his Post-Doctoral studies analyzed... (Complete abstract click electronic access below)

Descrição

Palavras-chave

Escolas - Organização e administração - Brasil, Educação

Como citar

ARF, Fabiana Aparecida. Carlos Correa Mascaro e Moysés Brejon: contribuições dos assistentes de cátedra de José Quirino Ribeiro para a administração escolar no Brasil. 2012. 191 f. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2012.