O uso de linguagem documentária em catálogos coletivos de bibliotecas universitárias: um estudo de avaliação sociocognitiva com protocolo verbal

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Data

2010-01-01

Autores

Boccato, Vera Regina Casari [UNESP]
Fujita, Mariângela Spotti Lopes [UNESP]

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Editor

Escola de Ciência da Informação da UFMG

Resumo

Avaliou-se o uso de linguagem documentária alfabética de catálogos coletivos, na perspectiva das bibliotecas universitárias e no contexto sociocognitivo dos indexadores e dos usuários. Concluiu-se que o uso adequado de linguagens documentárias de áreas científicas especializadas faz-se por meio da avaliação quanto à atualização, especificidade e compatibilidade para atender às necessidades de indexação e recuperação da informação.
We have realized an evaluation study of the alphabetic indexing language use of the online collective catalogs in the perspective of the university libraries and in the socio-cognitive context of indexers and users. of the university libraries. We have concluded that the adequate use of indexing languages of specialized scientific areas becomes by means of evaluation as to updating, specificity and compatibility in order to meet the needs of indexing and information retrieval.

Descrição

Palavras-chave

Linguagem Documentária, Avaliação, Metodologia qualitativa sociocognitiva, Catálogos públicos de acesso online, Bibliotecas universitárias, Protocolo verbal, Indexing language, Evaluation, Qualitative-socio-cognitive methodology, Public catalogs of online access, University libraries, Verbal Protocol

Como citar

Perspectivas em Ciência da Informação. Escola de Ciência da Informação da UFMG, v. 15, n. 3, p. 23-51, 2010.