Teoria e prática em catalogação de assunto: a sistematicidade do processo em contexto de bibliotecas universitárias pela perspectiva profissional

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2012-12-01

Autores

Dal' Evedove, Paula Regina [UNESP]
Fujita, Mariângela Spotti Lopes [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Escola de Ciência da Informação da UFMG

Resumo

A natureza subjetiva da catalogação de assunto imprime certas peculiaridades nas ações dos profissionais que realizam a atividade em domínios específicos. Sendo assim, mostra-se necessária à realização de estudos que cerquem as ações dos catalogadores de assunto, ancoradas na realidade do contexto de bibliotecas universitárias, para a obtenção dos fatores influentes do saber e do fazer profissional. Portanto, analisa-se o conhecimento profissional acerca da sistematicidade do processo da catalogação de assunto em perspectiva sociocognitiva. Para tanto, aplica-se a técnica de Protocolo Verbal em Grupo com três catalogadores de assunto de distintas bibliotecas universitárias do estado de São Paulo, a fim de conhecer a realidade do processo da catalogação de assunto pela perspectiva profissional. Os resultados apontam a necessidade de instrumentos metodológicos que propiciem sustentabilidade prática à catalogação de assunto, em contexto de bibliotecas universitárias.
The subjective nature of cataloguing of subject prints certain peculiarities in the actions of professionals who conduct the activity in specific areas. Thus, it showns the necessity of studies that surround the actions of the subject catalogers, anchored in the reality of the context of university libraries, to obtain the influential factors of professional knowing and doing. Therefore, we analyze the professional knowledge about the systematic process of cataloging sociocognitive perspective on the subject. Therefore, it applies the technique of Verbal Protocol Group catalogers with three distinct subjects of academic libraries in the state of São Paulo in order to know the reality of the subject cataloging process by professional perspective. The results indicate the need for methodological tools that provide sustainability to the subject cataloging practice in the context of university libraries.

Descrição

Palavras-chave

Catalogação de assunto, Análise de assunto, Atuação profissional, Bibliotecas universitárias, Subject cataloging, Subject analysis, Professional performance, University libraries

Como citar

Perspectivas em Ciência da Informação. Escola de Ciência da Informação da UFMG, v. 17, n. 4, p. 123-141, 2012.