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dc.contributor.advisorFiker, Raul [UNESP]
dc.contributor.authorAlmeida, Marcos Renato Holtz de [UNESP]
dc.date.accessioned2014-06-11T19:35:18Z
dc.date.available2014-06-11T19:35:18Z
dc.date.issued2008-06-05
dc.identifier.citationALMEIDA, Marcos Renato Holtz de. As metamorfoses do diabo na modernidade: a secularização do mito e sua apropriação pela indústria cultural no século XX. 2008. 148 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2008.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/106272
dc.description.abstractA tese aborda as diferentes faces e fases destinadas à representação da figura do Diabo pela arte mediante o devir sócio-histórico-cultural do ocidente desde a Idade Média até a modernidade. Assim, a produção artística de bens simbólicos sobre o Diabo adquiriu diversos contornos desde os séculos finais da Idade Média e, mediante o devir histórico, vivenciou sua transformação e reprodução em mercadoria no século XX. Tomando por base esse cenário, por meio da ação da Indústria Cultural, o imaginário existente sobre o Diabo passou a ser utilizado pela indústria do entretenimento e pela sociedade de consumo como mercadoria capaz de satisfazer os gostos das sociedades e das culturas contemporâneas. O símbolo mítico do mal perdeu sua função religiosa e tornou-se um instrumento a serviço da ideologia capitalista.pt
dc.description.abstractThe thesis aboards the different faces and phases destined to the representation of the figure of the Devil by art through the social, historical and cultural transformation of western society in the modernity. Thus, the artistic production of symbolic goods about Devil acquired many contours since the final centuries of the Middle Ages and, through the historical process, lived his transformation and reproduction in commodity in the XXth century. Based on this scenario, through the action of the Industry of Culture, the imaginary existent about Devil started being utilized by the industry of entertainment and by the society of consumption as commodity able to satisfy the taste of the society and culture contemporary. The mythical symbol of evil lost its religious function and became an instrument at the service of the capitalist ideology.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent148 f. : il.
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.sourceAleph
dc.subjectIndustria culturalpt
dc.subjectDemoniopt
dc.subjectArtept
dc.subjectSecularizaçãopt
dc.subjectCivilização modernapt
dc.subjectCulturapt
dc.subjectIndustry of Cultureen
dc.subjectArten
dc.subjectModernityen
dc.titleAs metamorfoses do diabo na modernidade: a secularização do mito e sua apropriação pela indústria cultural no século XXpt
dc.typeTese de doutorado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramCiências Sociais - FCLARpt
unesp.knowledgeAreaSociologiapt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
dc.identifier.aleph000563161
dc.identifier.filealmeida_mrh_dr_arafcl.pdf
dc.identifier.capes33004030017P7
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