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dc.contributor.advisorCarvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP]
dc.contributor.authorCarlos, Jairo Gonçalves [UNESP]
dc.date.accessioned2014-06-11T19:35:46Z
dc.date.available2014-06-11T19:35:46Z
dc.date.issued2013-02-26
dc.identifier.citationCARLOS, Jairo Gonçalves. O desafio do agir comunicativo na formação de professores da área de ciências: um estudo das interações virtuais de um grupo de pesquisas. 2013. 245 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências de Bauru, 2013.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/106679
dc.description.abstractCom esse trabalho pretendemos investigar como o uso das novas tecnologias da informação e comunicação, em particular o Moodle e outros recursos da web 2.0, podem contribuir para a ampliação do agir comunicativo de um grupo de professores da área de ciências, em processo de formação inicial e continuada, vinculados a um grupo de pesquisa. Para tal intento, adotamos a Teoria da Ação Comunicativa, de Jürgen Habermas, como referencial teórico e metodológico da pesquisa, aliado ao método da investigação-ação crítica e estudo de casos múltiplos. Os dados obtidos a partir de questionários, observações, gravações em áudio, entrevista e registros das interações no ambiente virtual sugerem que assim como as interações face a face, as comunicações virtuais mediadas por computador estão igualmente sujeitas aos imperativos sistêmicos limitadores da autonomia e da ação docente. Tal constatação suscitou a necessidade de buscarmos elementos para o enfrentamento dessa situação mediante a instauração de um processo de institucionalização da racionalidade comunicativa e o estabelecimento de grupo autônomos de estudo pesquisa no ambiente escolarpt
dc.description.abstractWithin this work we intend to investigate how the new information and communication technologies, as the Moodle and others web 2.0 resources, can contribute to the enhancement of the communicative action of a group of science teachers in process of pre-service and permanent education, taking part in a research group. For this purpose we adopt the Communicative Action Theory of Jürgen Habermas as the main theoretical and methodological framework, associated with the critical action research method e multiple case studies method. The data obtained through questionnaire, observation, audio recording, and interactions among people in the virtual environment suggest that, as face to face interactions, virtual communication mediated by computers equally submitted to systemic imperatives that limit the teacher's autonomy and action. That fact arose the importance of searching elements to fight this situation through the instauration of a process of institutionalization of the communicative rationality and the establishment of autonomous research groups in the scholar environmenten
dc.format.extent245 f. : il.
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.sourceAleph
dc.subjectHabermas, Jurgen, 1929-pt
dc.subjectEnsino a distânciapt
dc.subjectMoodle (Programa de computador)pt
dc.subjectAmbientes virtuais compartilhadospt
dc.subjectEnsino gerenciado por computadorpt
dc.subjectProfessores - Formaçãopt
dc.subjectDistance educationpt
dc.titleO desafio do agir comunicativo na formação de professores da área de ciências: um estudo das interações virtuais de um grupo de pesquisaspt
dc.typeTese de doutorado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramEducação para a Ciência - FCpt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
dc.identifier.aleph000718115
dc.identifier.filecarlos_jg_dr_bauru.pdf
dc.identifier.capes33004056079P0
dc.identifier.lattes2571977671030681
unesp.author.lattes2571977671030681
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