Sistema de Gestão Integrado: a implantação de uma parceria no município de São José dos Campos

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Data

2009-06-30

Autores

Silva, Inajara Iana [UNESP]
Pinheiro, Denise [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O artigo pretende descrever e analisar a implantação da parceria que se firmou entre a Secretaria Municipal de Educação de São Jose dos Campos e o Instituto Embraer de Educação e Pesquisa, sob a consultoria da Fundação Pitágoras com o objetivo de instalar um modelo de gestão empresarial na rede de ensino municipal. Para tanto, utilizou-se, dados de matrículas, documentos oficiais e entrevistas realizadas em 2008, com representantes do Instituto Embraer, Fundação Pitágoras e Secretaria Municipal de Educação. O artigo evidencia que a adesão ao modelo de gestão empresarial nomeado Sistema de Gestão Integrado (SGI) não se deu pela necessidade, mas pela oferta do Instituto Embraer. Além disso, constatamos que a parceria não pode garantir a prometida educação pública de “qualidade” na perspectiva já que organiza o sistema educacional em moldes empresariais visto que o SGI pode influenciar na responsabilidade dos estabelecimentos de ensino ao elaborar e executar a sua proposta pedagógica, prejudicando a autonomia pedagógica das escolas.
The paper intends to describe and analyze the implementation of the partnership that was signed between the Municipal Secretariat of Education of São Jose dos Campos and Embraer Institute of Education and Research, under consultancy of Pitágoras Foundation with the goal to install a model of corporate management in network of municipal education. Thus, it was used data on enrollment, official documents and interviews conducted in 2008 with representatives of the Embraer Institute, Pitágoras Foundation and the Municipal Department of Education. The article shows that adherence to the corporate management model named Integrated Management System (SGI) wasn´t the need, but the offer of the Embraer. Also we note that the partnership can´t guarantee the promised public education of quality, in mind as organizes the educational business system as the SGI, may influence the responsibility of schools to develop and implement its pedagogical proposal, damaging school´s pedagogical autonomy.

Descrição

Palavras-chave

Educação, Política Educacional, Parcerias, Público e Privado, Gestão escolar

Como citar

Educação: Teoria e Prática, v. 19, n. 32, 2009, p. 127.

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