Os Erros no Processo Ensino/Aprendizagem em Matemática
Alternative title
The Mistakes in the Mathematical Learning/Teaching ProcessDate
2010-05-05Type
Access rights

Metadata
Show full item recordAbstract
O objetivo deste artigo é contribuir com os questionamentos acerca do ensino da Matemática nas séries iniciais do ensino fundamental apresentando um “olhar” diferente e positivo aos erros em Matemática dos alunos no sentido em que os mesmos possam ser tomados como recurso metodológico e re-orientador da prática pedagógica por parte dos professores. Para tanto, este artigo apresenta uma fundamentação teórica sobre o erro, perpassando por uma breve incursão histórica acerca das pesquisas envolvendo essa temática no mundo e aponta quando esse tema começou a ser tratado no Brasil. Aborda também a questão da cultura avaliativa que acomete os professores e os agentes escolares. Palavras-chave: Erros em Matemática; Avaliação em Matemática; Prática Pedagógica.
The aim of this paper is to contribute with the questions about the Mathematical learning/teaching process at elementary school presenting a positive point of view from the pupil’s mathematical mistakes in sense that the ones could be take as a methodological recourse and as a guide of the pedagogical practice by the teachers. So, this paper presents a theoretical study about the mistakes, passing by a brief historic about the researches involving this theme around the world and point since when this theme have been studding in Brazil. Deals also with a valuation culture attacked by the teachers and the school agents. Key-words: Mathematical Mistakes; Mathematical Valuation; Pedagogical Practice.
How to cite this document
Keywords
Language
Collections

Related items
Showing items related by title, author, creator and subject.
-
A educação matemática no Brasil da perspectiva do discurso de pesquisadores
Venturin, Jamur Andre(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2015) [Tese de doutorado]
This study focuses on Mathematics Education, which begs the question of the following inquiry: What do Mathematics Education researchers have to say about Mathematics Education in Brazil?. The objective is to understand ... -
Um breve panorama das Matemáticas Mistas e seus desdobramentos
Godoy, Kleyton Vinicyus (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2019) [Tese de doutorado]Realizamos um histórico da introdução das “matemáticas mistas”, e identificamos que o filósofo Francis Bacon (1561-1626) é creditado por meio das publicações “Proficience and Advancement of Learnings” em 1605 e “De Dignitate ... -
Explorando conceitos algébricos com apoio do software SuperLogo
Cardoso, Gabriel Geraldino (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020) [Trabalho de conclusão de curso]Nesta pesquisa tivemos o objetivo de investigar as potencialidades do SuperLogo como software de ensino de Matemática, com ênfase no estudo de conceitos algébricos. Para tal, o trabalho é orientado pela seguinte questão: ...