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dc.contributor.authorSchier, Ana Cândida [UNESP]
dc.contributor.authorBerti, Larissa Cristina [UNESP]
dc.contributor.authorChacon, Lourenço [UNESP]
dc.date.accessioned2014-05-20T13:31:26Z
dc.date.available2014-05-20T13:31:26Z
dc.date.issued2013-01-01
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S2317-17822013000100009
dc.identifier.citationCoDAS. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 25, n. 1, p. 45-51, 2013.
dc.identifier.issn2317-1782
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/10704
dc.description.abstractOBJETIVO: Verificar os desempenhos perceptual-auditivo e ortográfico de escolares no que se refere à identificação de contrastes entre as fricativas do Português Brasileiro, e investigar em que medida esses dois tipos de desempenhos se relacionam. MÉTODOS: Foram analisados dados de desempenho perceptual-auditivo e de desempenho ortográfico extraídos de 20 crianças das duas primeiras séries do ensino fundamental de uma escola pública do município de Mallet (PR). A coleta de dados de percepção auditiva foi feita com base no Instrumento de Avaliação da Percepção de Fala (PERCEFAL), com o uso do software Perceval. Já a coleta de dados de ortografia foi feita por meio de um ditado das mesmas palavras que compõem o instrumento PERCEFAL. RESULTADOS: Foram observadas: maior acurácia perceptual-auditiva do que ortográfica; tendência de menor tempo de resposta e de menor variabilidade nos acertos perceptuais-auditivos do que nos erros; não correspondência de erros de percepção-auditiva e ortografia, já que, na percepção, o maior percentual de erros envolveu o ponto de articulação das fricativas, enquanto que, na ortografia, o maior percentual envolveu o vozeamento. CONCLUSÃO: Embora se mostrem relacionados, os desempenhos perceptual-auditivo e ortográfico não apresentam correspondência termo a termo. Portanto, na prática clínica, a atenção deve-se voltar não apenas para os aspectos que aproximam esses dois desempenhos, mas, também, para os aspectos que os diferenciam.pt
dc.description.abstractPURPOSE: To investigate the perceptual-auditory and orthographic performances of students regarding identification of contrasts among the fricatives of Brazilian Portuguese, and to investigate the extent to which these two types of performances are related. METHODS: Data from perceptual-auditory and orthographic performances of 20 children attending the two first grades of elementary education at a public school in Mallet (PR), Brazil, were analyzed. Data collection regarding auditory perception was based on the Assessment Tool in Speech Perception (PERCEFAL), using the software Perceval. Data collection regarding orthography was carried out through dictation of the same words used in the assessment tool PERCEFAL. RESULTS: We observed: more accuracy in perceptual-auditory than in orthographic skills; tendency of shorter response time and lesser variability in the perceptual-auditory hits than in the errors; mismatch of errors in orthographic and auditory perception, since, in perception, the highest percentage of errors involved the point of articulation of fricatives, while in orthography the highest percentage involved voicing. CONCLUSION: Although related to each other, perceptual-auditory and orthographic performances do not match term by term. Therefore, in clinical practice, attention should focus not only on the aspects that bring these two performances together, but also on the aspects that differentiate them.en
dc.format.extent45-51
dc.language.isopor
dc.publisherSociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.relation.ispartofCoDAS
dc.sourceSciELO
dc.subjectPercepção auditivapt
dc.subjectEscrita manualpt
dc.subjectAvaliaçãopt
dc.subjectFonéticapt
dc.subjectCriançapt
dc.subjectAuditory perceptionen
dc.subjectHandwritingen
dc.subjectEvaluationen
dc.subjectPhoneticsen
dc.subjectChilden
dc.titleDesempenho perceptual-auditivo e ortográfico de consoantes fricativas na aquisição da escritapt
dc.title.alternativePerceptual-auditory and orthographic performance of fricative consonants in writing acquisitionen
dc.typeArtigo
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Fonoaudiologia
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Departamento de Fonoaudiologia
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Fonoaudiologia
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Departamento de Fonoaudiologia
dc.identifier.doi10.1590/S2317-17822013000100009
dc.identifier.scieloS2317-17822013000100009
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
dc.identifier.fileS2317-17822013000100009.pdf
dc.identifier.lattes2728745764334420
unesp.author.lattes2728745764334420
dc.relation.ispartofsjr0,267
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