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dc.contributor.authorFadini, Cíntia Cristina [UNESP]
dc.contributor.authorCapellini, Simone Aparecida [UNESP]
dc.date.accessioned2014-05-20T13:31:29Z
dc.date.available2014-05-20T13:31:29Z
dc.date.issued2011-10-01
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462011005000025
dc.identifier.citationRevista CEFAC. CEFAC Saúde e Educação, v. 13, n. 5, p. 856-865, 2011.
dc.identifier.issn1516-1846
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/10721
dc.description.abstractOBJETIVOS: identificar os sinais da dislexia em escolares de 1ª série e verificar a eficácia do programa de treinamento fonológico em crianças de risco para a dislexia que freqüentam a 1ª série escolar e investigar dentre as crianças de risco que não apresentaram melhora após o treinamento se há presença do quadro de dislexia por meio de diagnóstico interdisciplinar. MÉTODO: participaram deste estudo 30 crianças de 1ª série de ensino público, de ambos os gêneros, na faixa etária de 6 a 7 anos de idade. Neste estudo foi realizada a adaptação brasileira da pesquisa sobre treinamento de habilidades fonológicas composta de pré-testagem, intervenção e pós-testagem. em situação de pré e pós-testagem, todas as crianças foram submetidas à aplicação do teste para a identificação precoce dos problemas de leitura e aquelas que apresentaram desempenho inferior a 51% das provas do teste foram divididas em Grupo I (GI): composto por 13 crianças submetidas ao programa de treinamento; e em Grupo II (GII): composto por 17 crianças não submetidas ao programa de treinamento. RESULTADOS: os resultados deste estudo revelaram diferenças estatisticamente significantes, evidenciando que das 13 crianças submetidas ao programa, 11 apresentaram melhor desempenho em situação de pós-testagem em relação à pré-testagem. Apenas 2 crianças não responderam à intervenção proposta, sendo submetidas à avaliação interdisciplinar. CONCLUSÃO: a realização do programa de treinamento das habilidades fonológicas foi eficaz para as crianças de risco para dislexia, comprovados pela melhora das habilidades fonológicas e de leitura em situação de pós-testagem em relação à pré-testagem.pt
dc.description.abstractPURPOSE: to identify the symptoms of dyslexia in 1st grade students and verify the effectiveness of the phonological training program in children under risk of dyslexia and verify children under risk who have not improved after training for the presence of dyslexia through interdisciplinary diagnosis. METHOD: the participants of this study were 30 children from the 1st grade in public schools, of both genders, from 6 to 7 years and 11 months old. In this study we adapted the research about training phonological skills. The phonological training program was adapted in three stages: pre-testing, training and post-testing. All children were submitted to the test for early identification of reading problems; only 13 children showed difficulty in performing more than 51% of the test and were submitted to the training program. The children were divided as follows: Group I (GI) with 13 children who were submitted to the program; and group II (GI) with 17 children who were not submitted to the program. RESULTS: there were statistically significant differences, suggesting that 11 children submitted to the program showed better performance at a post-test when compared to pre-testing, only 2 children did not respond to the proposed intervention, being submitted to an interdisciplinary evaluation. CONCLUSIONS: the accomplishment of the phonological skills training program was effective for the children under risk of dyslexia, proven for the improvement of the phonological and reading skills in a situation of post-testing in relation to pre-testing.en
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
dc.format.extent856-865
dc.language.isopor
dc.publisherCEFAC Saúde e Educação
dc.relation.ispartofRevista CEFAC
dc.sourceSciELO
dc.subjectDislexiapt
dc.subjectAvaliaçãopt
dc.subjectReabilitaçãopt
dc.subjectLeiturapt
dc.subjectCriançapt
dc.subjectDyslexiaen
dc.subjectEvaluationen
dc.subjectRehabilitationen
dc.subjectReadingen
dc.subjectChilden
dc.titleEficácia do treinamento de habilidades fonológicas em crianças de risco para dislexiapt
dc.title.alternativeEfficacy of phonological skills training program in children under risk of dyslexiaen
dc.typeArtigo
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.description.affiliationUniversidade Estadual de Campinas Faculdade de Ciências Médicas
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.identifier.doi10.1590/S1516-18462011005000025
dc.identifier.scieloS1516-18462011000500010
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
dc.identifier.fileS1516-18462011000500010.pdf
dc.identifier.lattes9057316530389548
unesp.author.lattes9057316530389548
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