As representações das mulheres no filme garotas e samba (1957)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2011-12-13

Autores

Maziero, Ellen Karin Dainese [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Este artigo visa apresentar uma análise das representações femininas contidas no filme Garotas e Samba (1957), dirigido por Carlos Manga, por meio de seu enredo, personagens e marchinhas carnavalescas. Essa produção pertence ao gênero cinematográfico conhecido como chanchada, considerado um tipo de comédia musical que recebeu influências diversas, advindas do circo, do carnaval, do rádio, do teatro de variedades e do cinema estrangeiro. O carnaval representado no filme é o das músicas das rádios – principalmente das marchinhas carnavalescas, que favoreciam sátiras e inversões – e dos bailes de salão – onde eram utilizadas fantasias estilizadas e curtas, típicas do período. Este filme evidencia, de forma clara, o “mundo às avessas” apresentado pelas chanchadas, uma vez que as mulheres aparecem em uma posição muito mais ativa no espaço público em relação à situação real de grande parte das mulheres dos anos 1950. Não obstante, o filme expressou representações ora conservadoras, ora ousadas a respeito da mulher, demonstrando a ambiguidade de uma sociedade em fase de transição.
Through analysis of the film’s narrative, characters and carnival songs, this article aims to present a study of the female performances in Garotas e Samba (1957), directed by Carlos Manga. This production belongs to the cinematographic genre known as chanchada, considered a type of musical comedy that was greatly influenced by the circus, carnival, radio, variety shows and foreign movies. The carnival presented in the film is that of the radio songs – mainly the carnival songs, in which it was common to use satire and transposition – and the carnival balls – where short stylized costumes were used, typical of the period. This film shows clearly the upside-down world presented by the chanchadas, since women appear to be much more active in the public space in relation to the actual situation of most women in the 50s. Furthermore, the women’s performances throughout the movie were sometimes conservative and sometimes outlandish, demonstrating the ambiguity of a society in transition.

Descrição

Palavras-chave

Chanchada film. Women’s performances. Carnival manifestations, Filme de Chanchada. Representação da Mulher. Manifestações Carnavalescas

Como citar

Patrimônio e Memória, v. 7, n. 2, p. 292-311.