Patentes

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 514
  • ItemPatente
    Processo de inibição de bactérias contaminantes da fermentação de leveduras por compostos inovadores imobilizados ou diluidos no meio
    (2024-01-02) Neto, Pedro de Oliva [UNESP]; Ranke, Fabiane Fernanda de Barros [UNESP]; Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP)
    A presente invenção refere-se ao uso de novas moléculas antibacterianas no controle sobretudo de bactérias láticas contaminantes de processos fermentativos industriais com o uso de leveduras ou outros microrganismos que sejam resistentes às moléculas antimicrobianas propostas. Dentre as vantagens do uso dessas moléculas livres ou imobilizadas estão: a) os corantes violeta genciana e o azul de metileno, quando combinados com monensina ou dióxido de cloro podem reduzir substancialmente o uso dessas duas moléculas com vantagens para o processo; b) a semente de abacate moída é um excelente agente antibacteriano e quando combinada através do processo proposto com alginato de cálcio ou outros agentes gelificantes, pode inibir completamente o crescimento de Limosilactobacillus fermentum (antigo Lactobaccilus fermentum sendo essa a principal espécie contaminante da fermentação alcoólica industrial para produção de etanol carburante. No processo proposto pode-se ainda adsorver o corante violeta genciana ao gel de alginato de cálcio, com ligações de cross-linking com glutaraldeido na estrutura da semente de abacate moída e assim formar um pélete capaz de ser reutilizado para o controle do crescimento de L. fermentum por 43 ciclos consecutivos, sempre inibindo completamente o contaminante mesmo na presença da levedura S. cerevisiae, sem inibir essa última, provando assim a sua eficácia na descontaminação de fermentos utilizados em processos fermentativos industriais.
  • ItemPatente
    Sistema de controle de lubrificação por análise da viscosidade do fluido, e método de controle
    (2023-09-26) Gonçalves, Aparecido Carlos [UNESP]; Silva, Emiliana Borsanelli [UNESP]; Chavarette, Fábio Roberto [UNESP]; Ferreira, Guilherme Augusto [UNESP]; Outa, Roberto [UNESP]; Oliveira, Thiago Campos Cacique de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP)
    A presente inovação contempla o campo de invenção da área de Engenharia mecânica, mais especificamente na área de manutenção preditiva, com o desenvolvimento de um sistema que controla a variação da viscosidade do fluido de lubrificação do equipamento. O presente documento propôs o desenvolvimento de um novo método de manutenção preditiva, com a aplicação da análise de vibração para a identificação da variação da viscosidade do fluido de lubrificação. A utilização da manutenção preditiva em equipamentos mecânicos tem como objetivo, aumentar a confiabililidade do processo produtivo, além de reduzir os custos de manutenção e garantir a disponibilidade, afim de que não haja parada não-programada das linhas produtivas. O sistema desenvolvido ainda tem por objetivo ser uma solução de baixo custo que consiga solucionar a dificuldade do estado da técnica, em ter que coletar o fluido de lubrificação e levá-lo para análise off-line em um laboratório especializado, além do tempo perdido com a logística de execução dos ensaios tribológicos, a interrupção da produção para a coleta do fluido impacta em alto custo para a execução da manutenção. O sistema proposto resolveu o problema técnico descrito acima, de modo a realizar o monitoramento da viscosidade do fluido de lubrificação, de modo online, e sem a necessidade de interrupção de funcionamento do equipamento.
  • ItemPatente
    Eletrodo flexível a partir de um compósito de polímero biodegradável e material de carbono, seu método de fabricação e uso
    (2023-08-29) Ferreira, Marystela; Maciel, Cristiane Carla; Lima, Lucas Felipe de; Ferreira, André Lopes; Araújo, William Reis de; Fundação Universidade Federal de São Carlos.; Universidade Estadual de Campinas.
    A presente invenção pertence ao campo da eletroquímica e letroanalítica e, de forma abrangente, referese a um eletrodo flexível a partir de um compósito de polímero biodegradável e material de carbono, ao método de fabricação do referido eletrodo a partir da técnica de evaporação por solvente, e uso do dito eletrodo em análises eletroquímicas. mais especificamente, o eletrodo proporcionado pela presente invenção caracteriza-se por ser descartável, biocompatível, biodegradável, com capacidade de deformação e boa condutividade elétrica.
  • ItemPatente
    Desenvolvimento de sistemas (bio)mucoadesivos para liberação controlada de substâncias naturais para uso odontológico
    (2023-08-29) Brighenti, Fernanda Lourenção; Meneguin, Andréia Bagliotti; Sales, Luciana Solera; Barud, Hernane da Silva; Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP).; Associação São Bento de Ensino (BR/SP).
    O presente pedido de patente consiste no desenvolvimento, sintetização e caracterização, in vitro, de sistemas multiparticulados bio/mucoadesivos para liberação controlada de substâncias naturais. Esses sistemas foram obtidos a partir de polímeros naturais, alginato de sódio e goma gelana, por meio da técnica de preparo, secagem por aspersão (spray drying), aos quais foram adicionados a morina ou o carvacrol. A técnica de spray drying se baseia na produção de produtos secos a partir de líquidos, emulsões, soluções, óleos, com tamanho, forma, densidade e composição química ajustáveis. Essa técnica foi obtida por meio dos polímeros naturais alginato de sódio e goma gelana, gerando partículas menores (micrométricas) que os secadores convencionais. A técnica de spray drying foi padronizada para obtenção de um sistema com alto rendimento, liberação controlada dos compostos naturais e alta eficiência de encapsulação. Para otimização dessa técnica, foi realizado o planejamento fatorial 24, tendo o rendimento em porcentagem como variável resposta. Quatro variáveis foram consideradas no planejamento fatorial, sendo elas: i) velocidade do fluxo de ar (1,0 e 1,8 m3/min); ii) temperatura de saída (80 e 120 oC) no spray drying; iii) polímeros utilizados (alginato de sódio ou goma gelana); iv) concentração dos polímeros (1% ou 2%). Após essa etapa de desenvolvimento dos sistemas, eles foram caracterizados quanto aos mecanismos de liberação in vitro, bio/mucoadesividade e morfologia de superfície. E por fim serão avaliados quanto à desmineralização do esmalte, atividade antimicrobiana, antibiofilme e citotoxicidade para futuro desenvolvimento de um produto para uso bucal.
  • ItemPatente
    Método colorimétrico quantitativo e kit portátil para detecção do teor (%) de metanol em etanol, gasolina, bebidas alcoólicas destiladas e vinagre
    (2023-06-20) Modesto, Larissa Alves de Mello; Flumignan, Danilo Luiz; Monteiro, Marcos Roberto; Universidade Estadual Paulista Julio De Mesquita Filho (UNESP).
    A presente invenção tem como objetivo desenvolver um método colorimétrico de análise quantitativa capaz de determinar a porcentagem de metanol em etanol combustível, gasolina, bebidas alcoólicas destiladas e vinagre, substituindo a cromatografia gasosa. O método baseia-se na oxidação da amostra na presença do permanganato de potássio (KMnO4) e ácido fosfórico (H3PO4), seguido do consumo do dióxido de manganês (MnO2) com sulfito de sódio e coloração do produto de oxidação do metanol com ácido cromotrópico, para gerar diferentes padrões de cores e assim conseguir quantificar o teor de metanol na amostra de interesse. O método mostrou-se linear e seletivo no limite de especificação da ANP, igual a 0,5% (v/v) para etanol hidratado combustível comum e aditivado, gasolinas comum, premium e aditivada. O limite de detecção tanto para etanol combustível quanto para gasolina é igual a 0,2% de metanol(v/v). A metodologia proposta também é seletiva para detecção de metanol na concentração máxima exigida pelo MAPA, igual a 20mg/100mL, em bebidas alcoólicas destiladas vodka, whisky e cachaça comercial, e o mesmo se aplica para vinagre industrializado.
  • ItemPatente
    Processo de obtenção de cobalto silicato mesoporoso e produto obtido
    (2023-08-22) Nery, José Geraldo; Ratero, Davi Rubinho; Universidade Estadual Paulista Julio De Mesquita Filho (UNESP).
    A presente patente de invenção descreve a obtenção de um novo cobalto silicato sintetizado por via hidrotérmica utilizando direcionadores de estrutura orgânicos, em uma rota de síntese em que os sais de cobalto são empregados diretamente no gel da reação juntamente com os direcionadores orgânicos, ao contrário dos métodos tradicionais de síntese de materiais zeolíticos em que os sais de cobalto são impregnados com os direcionadores orgânicos. Dessa forma, é obtido um cobalto silicato mesoporoso com estrutura e morfologia inéditas, apresentando cobalto como parte integrante da estrutura cristalina do material, o que é uma característica importante e difícil de ser obtida, aumentando o valor agregado ao produto final, dito material mesoporoso que pode ser aplicado em catálise heterogênea, em reações que envolvem o cobalto como agente catalítico, além de aplicações como peneira molecular e agente adsorvente de íons em solução.
  • ItemPatente
    Transdutor modificado, mecanismo de transdução e método de detecção e/ou quantificação de espécies de interesse analítico com transdutor modificado
    (2023-07-25) Bueno, Paulo Roberto; Lopes, Laís Cristine; Garrote, Beatriz Lucas; Santos, Adriano dos; Nieto, Edgar F. Pinzón; Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP)
    A presente invenção trata de um novo material transdutor modificado e seu mecanismo de tradução e método de detecção e/ou quantificação de espécies de interesse analítico com dito transdutor modificado, utilizado para o desenvolvimento de sensores ou biossensores aplicados à métodos de detecção e/ou quantificação de espécies de interesse analítico, o qual resulta em um eletrodo que contém níveis discretos de energia, ou contínuos quando apropriadamente modificado, e seu mecanismo de transferência eletrônico/eletroquímico emaranhado, baseado no emaranhamento quântico. O eletrodo em questão é baseado em estruturas unidimensionais (1D) ou bidimensionais (2D) para que os estados emaranhados possam ser utilizados como transdutor de sinal, onde essas estruturas possuem estados quantizados de energia, caracterizados pelas suas propriedades eletrônicas intrínsecas, que podem ser modificadas pelo acoplamento de estados quantizados de outras moléculas por meio de interações físicas ou químicas, com notável ganho de eficiência analítica.
  • ItemPatente
    Método de preparação de transistor quântico e transistor quântico modificado
    (2023-07-25) Bueno, Paulo Roberto; Lopes, Laís Cristine; Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP)
    Trata a presente invenção de um novo método de preparação de transistor quântico e transistor quântico modificado, o qual trata-se de um dispositivo eletroeletrônico da área de microeletrônica formado por, ou então contendo, estruturas do tipo unidimensionais ou bidimensionais que apresentam condutância e capacitância quântica, correlacionados por emaranhamento quântico; onde o transistor quântico obtido funciona em modo A.C. (corrente alternada) ou por perturbações transientes. Estes permitem todas as aplicações já disponíveis em transistores clássicos que operam em modo D.C. (corrente contínua), mas com vantagens adicionais que permeiam maiores sensibilidades e melhor desempenho de transporte eletrônico e de informação a longas distâncias no dispositivo, propriedades intrínsecas dos fenômenos quânticos e novas arquiteturas de transistores até então não possíveis de serem realizadas em modo D.C., como tem sido o caso dos transistores clássicos
  • ItemPatente
    Formulação herbicida, processo de obtenção da formulação herbicida e uso da formulação herbicida
    (2023-07-04) Fraceto, Leonardo Fernandes; Carvalho, Lucas Bragança de; Proença, Patrícia Luiza de Freitas; Godoy, Isabela Silva; Oliveira, Halley Caixeta de; Dalazen, Giliardi; Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP)
    A presente inovação contempla o campo de invenção da Agricultura, mais especificamente no desenvolvimento de novos compostos químicos, tais como herbicidas. O presente documento propôs o desenvolvimento de uma nova formulação de herbicida, pertencente preferencialmente a classe dos herbicidas triazínicos, a partir do uso de nanopartículas baseadas em proteínas vegetais. Elas são capazes de liberar gradualmente os compostos envolvidos e de promover um aumento de absorção do herbicida, permitindo uma melhoria na efetividade do herbicida, além de reduzir as dosagens aplicadas. A inovação proposta permitiu a redução da toxicidade e da degradação deste novo herbicida. O herbicida proposto pode ser usado tanto em pré quanto em pós-emergência e os ensaios de atividade herbicida foram realizados, nas duas condições (pré e pós) com a utilização de modelos biológicos de plantas alvo e não-alvo. Nos ensaios foram avaliados a mortalidade das plantas, as atividades máxima e efetiva do fotossistema II, e parâmetros fitométricos. Os resultados alcançados demonstraram que o sistema carreador, desenvolvido com nanopartículas de zeína, proporcionou maior efetividade herbicida, mesmo em dosagens reduzidas, sem aumentar a toxicidade para as plantas não-alvo avaliadas. O desenvolvimento objetivou (...).
  • ItemPatente
    Funcionalização da superfície de implantes com molécula doadora de óxido nítrico através da técnica layer by layer como estratégia para a melhora do processo de reparo periimplantar em ratas
    (2023-07-04) Okamoto, Roberta; Filho, Paulo Noronha Lisboa; Kitagawa, Igor Lebedenco; Silva, Cristina Antoniali; Palin, Letícia Pitol; Batista, Fábio Roberto de Souza; Silva, Roberto Santana da; Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP)
    A tecnologia proposta consiste em funcionalizar a superfície de dispositivos utilizados para procedimentos reabilitadores em odontologia (implantes osseointegráveis), utilizando uma molécula que atua como doadora de óxido nítrico, um vasodilatador que possui efeito local, melhorando o fluxo sanguíneo e consequentemente atuando de forma favorável ao processo de reparo periimplantar. A molécula bioativa proposta neste estudo consiste na Rutherpy, uma substância desenvolvida na Faculdade de Farmácia de Ciências Farmacêuticas da USP/Ribeirão Preto e que tem a sua ação vasodilatadora comprovada cientificamente. O processo de funcionalização da superfície dos implantes é realizado a partir da técnica de layer by layer, onde a partir da interposição de camadas com diferentes cargas elétricas, cria-se um substrato para que a molécula funcionalizadora (no caso, o doador de óxido nítrico) esteja localizado externamente à superfície do implante. A ideia implícita nesta tecnologia consiste na ação da Rutherpy como vasodilatador local, promovendo uma melhora no fluxo sanguíneo que terá um efeito favorável sobre o processo de reparo ósseo, contribuindo para que os eventos celulares e teciduais sejam (...).
  • ItemPatente
    Técnica para classificação e identificação da evolução de falhas em transformadores
    (2023-06-27) Castro, Bruno Albuquerque de; Binotto, Amanda; Andreoli, André Luiz; Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP)
    A presente invenção se refere a uma nova técnica de monitoramento e diagnóstico de descargas elétricas em transformadores, utilizando sensores de emissão acústica, técnicas de análise de dados e sistemas inteligentes. A técnica apresentada é capaz de avaliar a severidade e a evolução de falhas em transformadores, bem como classificálas. A técnica também pode ser utilizada para o diagnóstico e monitoramento de outros tipos de falhas e outros tipos de dispositivos como máquinas rotativas, cabos e dispositivos de proteção de sistemas elétricos.
  • ItemPatente
    Processo de tratamento de efluentes e/ou águas residuárias por cavitação hidrodinâmica associada à coagulação, floculação, ozonização e adsorção com carvão ativado em pó
    (2023-06-27) Domingos, Janaina de Melo Franco; Guimarães, José Roberto; Rosa, André Henrique; Neves, Thiago de Alencar; Maia, Djalma Lucas de Sousa; Alves, Oswaldo Luiz; Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP); Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    A presente invenção se refere a um processo para o tratamento de efluentes e águas residuárias compreendendo etapas de coagulação/floculação, ozonização, cavitação hidrodinâmica e adsorção com carvão ativado em pó. A presente invenção possui aplicação nas indústrias de tratamento de efluentes domésticos e industriais, tratamento de esgoto e tratamento de água, para saneamento básico e gestão de resíduos sólidos.
  • ItemPatente
    Sistema automatizado de medida elétrica de materiais submetidos simultaneamente a variações de compressões
    (2023-06-27) Silva, Rafael Aparecido da; Boratto, Miguel Henrique; Graeff, Carlos Frederico de Oliveira; Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP)
    Descreve a invenção de um sistema automatizado que compreende um equipamento de compressão (1) cíclica que utiliza uma placa de Arduino (4) para automatização do motor de passo (3) com uma engrenagem (E) acoplada responsável por fazer uma barra (6) cilíndrica, com diferentes massas (7) na forma de anéis, subir e descer sobre um sistema de medição de resposta elétrica (2) de determinada amostra (12) de material entremeada entre os eletrodos (8) localizados nas bases (15). A ligação entre o equipamento de compressão (1) cíclica e o sistema de medição de resposta elétrica (2) por meio de conectores (10) a equipamentos de medição elétrica possibilitam leituras com maior controle de pressão, tempo, repetitividade e maior relação sinal/ ruído.
  • ItemPatente
    Uso de taioba (xanthosoma sagittifolium) para manejo de nematoidedas-galhas em culturas agrícolas
    (2023-06-27) Gomes, Vanessa Alves; Wilcken, Silvia Renata Siciliano; Broetto, Fernando; Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP)
    A presente invenção se refere ao uso extrato aquoso da planta Taioba (Xanthosoma sagittifolium) no controle de nematoides-das-galhas em culturas agrícolas, causada por Meloidogyne spp, em substituição ao uso de produtos químicos que são tóxicos e extremamente agressivos ao meio ambiente. O uso do extrato no manejo de nematoides é uma medida de controle eficiente e sustentável para o nematoide M. enterolobii, tendo em vista que promove redução populacional devido aos compostos presentes no extrato serem tóxicos ao patógeno de interesse e atuarem promovendo tanto a inibição da eclosão de juvenis, como sua mortalidade.
  • ItemPatente
    Desenvolvimento de micela polimérica fotoativada com curcumina e suas aplicações
    (2023-06-27) Gutierrez, Jeffersson Krishan Trigo; Mima, Ewerton Garcia de Oliveira; Tedesco, Antonio Claudio; Calori, Italo Rodrigo; Gonçalves, Renato Sonchini; Caetano, Wilker; Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP)
    O presente pedido de patente de invenção refere-se ao desenvolvimento de uma micela polimérica fotoativada com curcumina e suas aplicações. A principal aplicação da tecnologia é para a fotoinativação microbiana, visando futuramente sua aplicação em infecções. Porém, a tecnologia não é restrita e limitada a essa aplicação. Devido a curcumina apresentar propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e anticancerígenas, a formulação pode ser utilizada também em condições inflamatórias, tem tecidos neoplásicos e também para a eliminação de radicais livres dos tecidos vivos. Sua aplicação também está voltada para a área médico-odontológica para o combate de infecções superficiais. A tecnologia visa ter um sistema de liberação controlada da CUR encapsuladas em micelas poliméricas para aplicação na área da saúde.
  • ItemPatente
    Processo de inibição da formação de biofilmes bacterianos por nanopartículas de zinco
    (2023-06-20) Fulindi, Rafael Bianchini; Costa, Paulo Inácio da; Rodrigues, Juliana Domingues; Porta, Felipe de Almeida La; Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP)
    O presente pedido de patente de invenção refere-se o processo de inibição formação de biofilmes bacterianos por nanopartículas de zinco. O presente pedido de patente de invenção pode ser aplicado para revestimento de embalagens de alimentos, canos, tanques, utensílios, cateteres de uso crônico, como utilizados em pacientes na unidade de terapia intensiva, revestimento de superfícies para máquinas que processam alimentos e produtos do gênero alimentício.
  • ItemPatente
    Painel de micrornas circulantes para detecção precoce de osteoartrite tibiotársica em equinos e uso
    (2023-06-20) Denadai, Daniela Scantamburlo; Peiró, Juliana Regina; Andrade, Alexandre Lima; Lucas, Flávia de Almeida; Lopes, Flávia Lombardi; Feitosa, Francisco Leydson Formiga; Bentin, Leonardo Aparecido Teixeira; Mendes, Luiz Claudio Nogueira; Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP)
    A presente invenção se refere a um painel de microRNAs circulantes, que compreende cinco microRNAs: eca-miR-451 (SEQ ID NO: 01) eca-miR-191 (SEQ ID NO: 02), eca-miR-486-5p (SEQ ID NO: 03), eca-miR-106b (SEQ ID NO: 04), e eca-miR-19b (SEQ ID NO: 05), cuja expressão aumentada, detectada no sangue venoso equino, corresponde ao diagnóstico precoce de equinos com osteoartrite tibiotársica, assim, a invenção também se refere ao uso do painel de microRNAs para detecção precoce das alterações da regulação da expressão gênica em artropatias de equinos, utilizando sangue venoso do animal como amostra, antes mesmo do aparecimento de sinais radiográficos ou sinais de dor na articulação. Portanto, os cinco miRNAs identificados no sangue equino servem como biomarcadores não-invasivo sistêmico e de detecção precoce para artropatias tibiotársicas, sendo clinicamente aplicável na triagem de pacientes.
  • ItemPatente
    Acaricida agrícola à base de suco fermentado de resíduo de agave sisalana (sisal) e encapsulado em quitosana, seu uso e processo de obtenção
    (2023-06-20) Santos, Lucinéia dos; Estefani, Alice de; Andrade, Daniel Junior de; Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP)
    A presente invenção se refere a um acaricida agrícola eficiente e de grande apelo econômico, à base do suco seco da mucilagem de Agave sisalana, para o controle do ácaro-vetor da leprose dos citros, Brevipalpus yothersi, obtido a partir de um processo de baixo impacto ambiental de encapsulamento do suco fermentado e seco do sisal em quitosana, possibilitando a conversão de um passivo ambiental em ativo de alto valor agregado, contribuindo, ainda, positivamente para melhora da qualidade de vida das pessoas que dependem do sisal para sua subsistência. Portanto, a presente invenção, viabilizou o desenvolvimento de uma composição acaricida eficaz, estável e de menor impacto ambiental, quando comparado às atuais alternativas para o controle do ácaro-vetor da leprose dos citros, B. yothersi.
  • ItemPatente
    Método óptico para diagnóstico de câncer oral via saliva; uso do método e protótipo
    (2023-06-13) Almeida, Janete Dias; Martinho, Herculano da Silva; Nepomuceno, Gabrielle Luana Jimenez Teodoro; Rodrigues, Nayara de Sá; Alves, Mariana de Sá; Figueiredo, Julia Toledo; Bandeira, Celso Muller; Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP); Fundação Universidade Federal do ABC
    O presente pedido de patente consiste no desenvolvimento de uma técnica que indica que a inspeção visual direta e posterior análise das imagens em escala de cinza de micro gotas de saliva de indivíduos com e sem câncer oral tem elevado potencial de diagnóstico da patologia, com máxima exatidão (100%). Pode-se afirmar que o processo de segregação de biomoléculas em microescala dentro da área das micro gotas de saliva fornece informações suficientes para discriminar os indivíduos, desde que as condições de diluição e secagem sejam as preconizadas pelo procedimento aqui apresentado. Em resumo, as imagens ópticas obtidas de gotas secas de salivas de indivíduos saudáveis e com câncer oral, depositadas sobre substratos de Pt (discos rígidos de computadores) permitem a discriminação entre os indivíduos de modo rápido, simples, não-invasivo e de baixo custo. Ressalte-se ainda o aspecto de reaproveitamento de lixo eletrônico (disco rígido de computadores). Estimativas indicam que aproximadamente 40 milhões de toneladas de lixo eletrônico são geradas por ano no mundo, causando também efeitos colaterais ao meio ambiente e saúde.
  • ItemPatente
    Processo de interrupção do fluxo do gás reativo durante deposições feitas por sputtering
    (2023-06-13) Silva, Jose Humberto Dias da; Escaliante, Lucas Caniati; Pereira, André Luis de Jesus; Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP)
    O presente pedido de patente de invenção trata-se de um processo de interrupção do fluxo do gás reativo que alimenta a câmara de deposição do sputtering durante o período de deposição dos filmes finos, a fim de se modificar propriedades físicas, morfológicas e estruturais dos materiais depositados. O presente processo pode ser utilizado em escalas laboratoriais, comerciais ou industriais.