A formação cultural dos jovens do MST: a experiência do assentamento Mário Lago, em Ribeirão Preto (SP)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2009

Autores

Firminiano, Frederico Daia [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Cultura Acadêmica

Resumo

O tema deste livro é o processo de formação cultural dos jovens integrantes do assentamento Mário Lago, construído através da luta de famílias de trabalhadores que formam a base de mobilização do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, MST, no município de Ribeirão Preto-SP, auto-denominado capital nacional do agronegócio, em razão de sua projeção nacional e internacional através do complexo de atividades econômicas vinculadas ao contexto da produção agro-industrial. A análise desenvolvida na obra pressupõe os jovens como sujeitos dos processos abertos pela luta política em torno da terra e interlocutores dos grupos com os quais convivem, configurando sua consciência perante o que experimentam no cotidiano. Além disso, identifica as referências ético-políticas construídas junto à comunidade e junto ao MST, os constrangimentos presentes em suas vidas, constituídos pelos limites objetivos e subjetivos da luta, bem como sua capacidade de projetar o futuro

Descrição

Palavras-chave

Juventude rural, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra - Ribeirão Preto (SP), Assentamentos humanos - Ribeirão Preto (SP), Movimentos sociais - Ribeirão Preto (SP)

Como citar

FIRMINIANO, Frederico Daia. A formação cultural dos jovens do MST: a experiência do assentamento Mário Lago, em Ribeirão Preto (SP). São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579830433.