Grupalidade e saúde: reinvenção e rupturas no cotidiano de mulheres

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2011

Autores

Langbecker, Andrea [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Cultura Acadêmica

Resumo

Nesta obra, Andrea Langbecker conta a experiência do grupo Reviver, formado por mulheres atendidas em um serviço de saúde mental diferenciado por ser um espaço grupal não terapêutico, o qual descreve e analisa a partir do conceito de grupo-dispositivo. Segundo esse conceito a vivência no grupo contribui para facilitar a auto-expressão e a auto percepção, que provocam novos acontecimentos e realizações e, em conseqüência, mudanças comportamentais significativas na vida dos participantes. A autora mostra como as integrantes do Reviver conseguiram mudar o modo como olhavam para suas próprias vidas e se libertaram da forma cristalizada de perceber o cotidiano, dando-se conta de que é possível trilhar novos caminhos. O livro demonstra, enfim, que mulheres com trajetórias de vida semelhante, embora com histórias únicas, podem tomar consciência de sua situação social, perceber que não estão sozinhas nesse contexto e vislumbrar possibilidades de mudança.

Descrição

Palavras-chave

Grupos sociais, Promoção da saude, Botucatu (SP), Doentes mentais, Instituição social, Cuidados primários de saúde, Mulheres

Como citar

LANGBECKER, Andrea. Grupalidade e saúde: reinvenção e rupturas no cotidiano de mulheres. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579831775.