A criança e a magia da linguagem: um estudo sobre o discurso humorístico

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2011

Autores

Del Re, Alessandra [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Cultura Acadêmica

Resumo

Alessandra Del Ré discute nesta obra a importância de se desenvolver um trabalho com o humor na escola, a partir da constatação de que crianças pequenas, de 3 a 5 anos de idade, têm no humor um elemento importante no processo de aquisição da linguagem. Partindo da hipótese de Garitte e Legrande, de que as crianças que fazem uso do humor têm melhores competências sociais, Del Ré critica a imposição sem nuances, pela escola, de padrões de linguagem, à medida que as crianças crescem. Tal imposição - necessariamente acrítica - minaria aos poucos a capacidade de produção linguística criativa e natural das crianças até seu desaparecimento, para prejuízo de futuras conceituações e efabulações oriundas do Imaginário. O trabalho defende que impor à criança cedo demais padrões transmitidos como sérios e indiscutíveis é como colocar uma venda em seus olhos e privá-la de se tornar mais ativa e principalmente mais criativa, capaz de manipular e reutilizar o humor cotidiano - algo que a escola deveria estimular, e não coibir.

Descrição

Palavras-chave

Aquisição de linguagem, Crianças - Linguagem, Crianças, Humorismo, Satira

Como citar

DEL RÉ, Alessandra. A criança e a magia da linguagem: um estudo sobre o discurso humorístico. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579832215.