Um olhar sobre a formação de professores de matemática a distância

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2012

Autores

Viel, Silvia Regina [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Cultura Acadêmica

Resumo

Os professores de Matemática, assim como os que ensinam as demais disciplinas nos cursos de nível fundamental e médio, deparam com vários fatores desestimulantes:fraco desempenho dos alunos, currículos desinteressantes, deficiência na própria formação. Diante desse quadro, a autora investigou uma alternativa à formação tradicional de professores de Matemática. Ela analisa a educação a distância para tentar identificar se esse meio seria adequado para promover tanto a formação inicial quanto a continuada dos docentes da disciplina. Ela se baseia em um caso exemplar: o curso de licenciatura em Matemática a distância do Centro de Educação Superior a Distância do Rio de Janeiro (Cederj), que integra a Universidade Aberta do Brasil (UAB), ligada ao Ministério da Educação. O curso serve de modelo para outros cursos da UAB. A autora apresenta a implementação do projeto desde a etapa inicial, avaliando documentos e um grande volume de entrevistas, principalmente com alunos formados no curso, mas também com professores e gestores. O estudo capta diversos aspectos do curso da Cederj/UAB, como as expectativas dos alunos em relação ao processo de ensino e aprendizagem, as dificuldades que encontraram, a forma como tinham acesso às aulas a distância, o comportamento diante dos colegas nos encontros presenciais e os resultados práticos da formação. As conclusões da autora incluem pontos positivos e deficiências, mas ela levanta subsídios importantes para a discussão sobre o uso do instrumento educação a distância na formação de professores de Matemática.

Descrição

Palavras-chave

Matemática - Estudo e ensino, Professores de matematica, Professores - Formação, Ensino a distância

Como citar

VIEL, Silvia Regina. Um olhar sobre a formação de professores de matemática a distância. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579832901.