Livros - Ciência da Informação - FFC

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 16 de 16
  • ItemLivro
    Uma trajetória da arquivística a partir da análise do discurso: inflexões histórico-conceituais
    (Cultura Acadêmica, 2015) Barros, Thiago Henrique Bragato [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Neste livro considerou-se a Análise do Discurso uma disciplina que apresenta princípios metodológicos capazes de contribuir para a compreensão e delimitação de campos científicos e sociais, pois é por meio do jogo de enunciados, permeado por posições ideológicas colocadas em jogo no processo histórico social, que o texto (oral e escrito) é produzido, ou seja, a Arquivística relaciona-se com formações discursivas e formações ideológicas e estão relacionadas ao seu processo de construção histórica. Assim, propõe-se a apresentação de elementos histórico-conceituais que ressaltem as diferenças e semelhanças entre a esfera teórica e a esfera institucional na Arquivística. O problema configurou-se em buscar sistematizar e identificar o discurso institucional e a teoria Arquivística, construindo um paralelo histórico entre o percurso da área em tradições cruciais para a prática e a teoria Arquivística na atualidade. Por meio da análise das práticas teóricas e profissionais a respeito da representação Arquivística na atualidade pelos autores de três correntes selecionadas (brasileira, canadense e espanhola) e como os mesmos são trabalhados nas instituições Arquivísticas federais destes países. Deste modo, objetivou-se por meio do quadro teórico-metodológico da Análise do Discurso compreender como se comportam, se constroem e se desenvolvem esses conceitos na Arquivística, visando a uma possível sistematização conceitual e discursiva da disciplina. Esta análise acorreu em primeira instância a partir de uma análise teórico-histórica das tradições e em segunda instância atores específicos e fundamentais, no caso teórico e das instituições Arquivísticas que centralizam e demarcam o campo de atuação dos arquivistas no caso, os Arquivos Nacionais ou gerais. Chegou-se a delimitação de possíveis formações discursivas na Arquivística uma relacionada ao “tradicionalismo” e outra ao “reformismo”. Conclui-se que a Arquivística possui formações discursivas complexas construídas ao longo de sua trajetória institucional e teórica.
  • ItemLivro
    Arquitetura da informação pervasiva
    (Cultura Acadêmica, 2015) Oliveira, Henry Poncio Cruz de [UNESP]; Vidotti, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio [UNESP]; Pinto, Virgínia Bentes [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
  • ItemLivro
    Encontrabilidade da informação
    (Cultura Acadêmica, 2014) Vechiato, Fernando Luiz [UNESP]; Vidotti, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este livro trata da encontrabilidade da informação, ou findability, visando sua conceituação na Ciência da Informação, com base em um enquadramento epistemológico e teórico, principalmente no que se refere ao paradigma pós-custodial – disponibilidade da informação por meio da Web –, às tecnologias de informação e de comunicação e à mediação infocomunicacional. O surgimento da World Wide Web (WWW) na década de 1990 e a evolução das tecnologias envolvidas impulsionaram a reflexão sobre os processos informacionais presentes em ambientes digitais. Nesses processos, desenvolvidos em variadas ambiências informacionais, principalmente no que se refere à evolução da Web, as formas de produção, representação e organização da informação se aliam às possibilidades de recuperação, acesso, uso e apropriação, firmando uma dinâmica entre dois elementos que constituem a interação, o compartilhamento e a colaboração: os ambientes e sistemas de informação e os sujeitos informacionais. Nessa perspectiva, emerge o findability da informação, elemento fundamental que mede a efetividade do funcionamento dos ambientes e sistemas de informação, além das experiências dos sujeitos. A encontrabilidade traz contribuições importantes para a Ciência da Informação, em princípio na aplicação em ambientes informacionais da Web, já que pode ser estendida a quaisquer ambientes de informação.
  • ItemLivro
    A construção teórica da diplomática: em busca da sistematização de seus marcos teóricos como subsídios aos estudos arquivísticos
    (Cultura Acadêmica, 2014) Tognoli, Natália Bolfarini [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este livro trata das mudanças pelas quais passou a Diplomática, desde sua origem, no século 17, abordando o início de sua influência sobre a Arquivística nos anos 1960 e o desenvolvimento, no fim do século 20, de conceitos e métodos para a sua aplicação na organização de documentos de arquivo. Natália Bolfarini Tognoli propõe aqui um resgate teórico dos quase quatro séculos da Diplomática. Ela sistematiza as principais ideias que contribuíram para a evolução da disciplina e mostra como elas sustentam as questões relativas à organização arquivística, enfatizando, em especial, os autores fundamentais na sua construção e desenvolvimento. De acordo com sua definição histórica, a Diplomática busca verificar, por meio da análise e identificação de elementos formais, a autenticidade de documentos. No entanto, a partir da evolução das teorias que a amparam, seu campo de atuação foi ampliado para o que se conhece hoje como Diplomática Arquivística. Desenvolvida no fim do século 20, essa nova concepção da disciplina, que une o método diplomático moderno aos conceitos arquivísticos, passou a ser aplicada não apenas para comprovar a autenticidade dos documentos, mas também como ferramenta metodológica para a organização do conhecimento neles contidos.
  • ItemLivro
    Scan for MARC: conversão de registros bibliográficos analógicos para o Formato MARC21 Bibliográfico
    (Editora Unesp, 2014) Zafalon, Zaira Regina [UNESP]
    O objetivo do livro foi o de desenvolver um modelo teórico-conceitual de sintaxe e semântica em registros bibliográficos, a partir de estudos lingüísticos saussureanos e hjelmslevianos das manifestações da linguagem humana, que subsidiasse o desenvolvimento de um interpretador computacional voltado à conversão de registros bibliográficos para o formato MARC21 Bibliográfico. O percurso metodológico da pesquisa baseou-se na abordagem qualitativa, de caráter exploratório, descritivo e experimental e recorreu também à pesquisa bibliográfica. Algumas contribuições no plano teórico foram vislumbradas diante do desenvolvimento de questões inerentes aos aspectos sintáticos e semânticos de registros bibliográficos e pela proposição da interdisciplinaridade entre a Ciência da Informação, a Ciência da Computação e a Lingüística. As contribuições no campo prático foram feitas devido ao fato de o estudo abranger o desenvolvimento do Scan for MARC, um interpretador computacional de conversão de registros bibliográficos impressos para o formato MARC21 Bibliográfico a partir dos esquemas de descrição e de visualização de registros bibliográficos (AACR2r e ISBD), aspecto que se considerou inovador na pesquisa.
  • ItemLivro
    Preservação digital na gestão da informação: um modelo processual para as instituições de ensino superior
    (Cultura Acadêmica, 2012) Grácio, José Carlos Abbud [UNESP]
    Este livro, de José Carlos Abbud Grácio, propõe um modelo de gestão do processo de preservação digital voltado especificamente para instituições de ensino superior. A obra analisa conceitos e modelos de gestão de informação, discute questões como a necessidade de uma cultura de preservação digital, a implantação de um modelo de gestão a ela adequado e os custos de todo o processo. Analisa ainda os aspectos que norteiam a preservação digital e o modo como as instituições vêm tratando dos problemas decorrentes de sua implantação. O tema é importante para as universidades: geradoras de grandes volumes de conteúdos científico, tecnológico, cultural, artístico, essas instituições têm normalmente como meta compartilhar esse conhecimento com a sociedade. As universidades também produzem inúmeros documentos administrativos que servem de referência para os gestores e colaboradores das instituições de modo geral e, como os conteúdos, precisam ser preservados, pois irão formar sua memória. Se a digitalização de todo esse material é, porém, algo inevitável, há um desafio a ser enfrentado: lidar com uma tecnologia que oferece um leque crescente de alternativas e cujos componentes estão sujeitos a mudanças constantes. Os programas, as máquinas que os suportam e até os arquivos sofrem alterações significativas ao longo do tempo. Simultaneamente, é preciso definir como escolher o que deve ser preservado e como desenvolver e gerenciar esse processo, complexo e repleto de detalhes.
  • ItemLivro
    Criação, proteção e uso legal de informação em ambientes da World Wide Web
    (Cultura Acadêmica, 2010) Araya, Elizabeth [UNESP]; Vidotti, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Um número cada vez maior de produtores de conteúdo informacional, embora de acordo com os padrões culturais prevalecentes nem sempre seja considerado qualitativamente favorável, evidencia uma nova configuração cultural exponencialmente representativa no fluxo da informação em que o indivíduo, que não há muito tempo era um mero consumidor de conteúdo intelectual, é agora também um participante ativo na criação desses conteúdos. Os indivíduos que lidam com essas novas formas de produzir, disseminar e usar conteúdos informacionais devem estar conscientes das diferenças que se impõem quando a informação é digital. Eles devem conhecer as implicações quanto ao fluxo da informação e seus aspectos simbólicos, bem como saber sob quais condições a lei de direitos autorais estabelece que essas práticas devam acontecer.
  • ItemLivro
    Gestão, mediação e uso da informação
    (Cultura Acadêmica, 2010) Valentim, Marta Lígia Pomim [UNESP]; Coneglian, André Luís Onório [UNESP]; Fadel, Bárbara [UNESP]; Santos, Camila Araújo dos [UNESP]; Almeida, Carlos Cândido de [UNESP]; Moraes, Cássia Regina Bassan de [UNESP]; Pacheco, Cíntia Gomes [UNESP]; Lopes, Elaine Cristina [UNESP]; Casarin, Helen de Castro Silva [UNESP]; Grácio, José Carlos Abbud [UNESP]; Molina, Letícia Gorri [UNESP]; Woida, Luana Maia [UNESP]; Cavalcante, Luciane de Fátima Beckman [UNESP]; Lousada, Mariane [UNESP]; Silva, Marlí Vitor [UNESP]; Almeida Júnior, Oswaldo Francisco de [UNESP]; Belluzzo, Regina Célia Baptista [UNESP]; Garcia, Regis [UNESP]; Matta, Rodrigo Octávio Beton [UNESP]; Bortolin, Sueli [UNESP]; Guaraldo, Tamara de Souza Brandão [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O livro Gestão, mediação e uso da informação vai ao encontro dos estudos teóricos e metodológicos de objetos e fenômenos que envolvem a gestão, a mediação, uso e apropriação da informação em distintos ambientes
  • ItemLivro
    O arquivo e a informação arquivística: da literatura científica à prática pedagógica no Brasil
    (Cultura Acadêmica, 2013) Calderon, Wilmara Rodrigues [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A área da arquivologia tem experimentado, ultimamente, um momento de ascensão, impulsionada pelo aumento da produção documental e desenvolvimento das tecnologias de comunicação. Nesse ambiente, em especial, ações didático-pedagógicas dos cursos voltados a área do conhecimento devem ser norteadas por ampla reflexão e envolvimento científico. Levando em conta essa ideia, Wilmara Rodrigues Calderon, professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina, estuda as bases que sustentam o ensino e a pesquisa da arquivologia no país, por meio da investigação das escolhas que têm sido feitas para sustentar teoricamente as disciplinas de caráter fundamental da área. A autora escolheu para análise dois conceitos básicos da arquivologia - arquivo e informação arquivística - com o objetivo de identificar a compreensão que os professores fazem desses conceitos e conhecer o referencial teórico utilizados pelas escolas brasileiras de arquivologia. Além de procurar conhecer a concepção dos professores de cursos de arquivologia sobre arquivo e informação arquivística, a autora analisou programas de disciplinas ministradas nas séries iniciais e a bibliografia utilizada pelos docentes para a discussão desses conceitos com os alunos
  • ItemLivro
    A biblioteca escolar e a geração nativos digitais: construindo novas relações
    (Cultura Acadêmica, 2013) Lanzi, Lucirene Andréa Catini [UNESP]; Ferneda, Edberto [UNESP]; Vidotti, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Através de uma avaliação detalhada dos problemas enfrentados pelas bibliotecas escolares no Brasil, os autores tentam identificar as causas que vêm dificultando a apropriação das tecnologias de informação e comunicação por essas instituições, impedindo que a biblioteca seja vivenciada pelos adolescentes e crianças da atual geração - os chamados nativos digitais - como um espaço adequado para sua formação e busca de conhecimento. Segundo os autores, no decorrer da história das bibliotecas os meios auxiliares na ação educativa dos bibliotecários permaneceram os mesmos durante grande parte do tempo. Mas, desde meados do século 20, um novo leque de possibilidades e de ambientes virtuais de interação se tornou acessível aos profissionais das bibliotecas, potencial que o Brasil não aproveita. O livro defende que, além de uma mudança estrutural nos espaços da biblioteca - denominada pelos autores de reengenharia - a ação do bibliotecário deve ter o auxílio permanente dos novos meios com os quais a geração para a qual trabalha se identifica. Desse modo, a biblioteca passaria a ser vista como um lugar singular, prenhe de vivências e interações
  • ItemLivro
    A ciência da informação e os espaços antropológicos: uma aproximação possível?
    (Cultura Acadêmica, 2013) Bembem, Angela Halen Claro [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Traçar um paralelo entre os espaços antropológicos e os tempos da Ciência da Informação, mostrando suas aproximações, é o objetivo dessa obra. A autora parte dos conceitos de Pierre Lévy dos espaços Terra, Território, Espaço das Mercadorias e Espaço do Saber, com ênfase nos dois últimos, para analisar até que ponto eles podem ser utilizados como plano de fundo para a compreensão dos diferentes tempos da Ciência da Informação, por meio de seu percurso e evolução. O Espaço do Saber é definido por Lévy como o espaço antropológico no qual a inteligência coletiva se manifesta, na medida em que nele as relações humanas têm como referência a valorização dos sujeitos e suas habilidades e o compartilhamento do conhecimento. Esse encontro se dá no ciberespaço, formado pela rede mundial de computadores e pelos seres humanos que a navegam e a alimentam. Assim, a Ciência da Informação tem como foco o humano e suas relações com as informações, o que se dá por meio da tecnologia que as armazena e as transmite. Para a autora, o Espaço do Saber oferece meios mais justos e igualitários para a valorização das competências individuais e o compartilhamento de informações. No entanto, a complexidade de necessárias mudanças políticas e educacionais e, ainda, as dificuldades encontradas para a democratização da infraestrutura tecnológica impedem que esse espaço antropológico se efetive plenamente. No entanto, ela acredita que o espaço atual, em fase de construção, já traz mudanças reais e perceptíveis: Por isso, a Ciência da Informação deve se ater a esse novo contexto que a ela se apresenta, necessitando ser para isso tão dinâmica quanto os indivíduos do Espaço do Saber e do tempo do conhecimento interativo
  • ItemLivro
    Ciência da informação: mídias e convergência de linguagens na web
    (Cultura Acadêmica, 2012) Jorente, Maria José Vicentini [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Por meio de ferramentas como a semiótica e as teorias da informação, esta obra analisa os efeitos da internet e das mídias sociais sobre a percepção individual e coletiva. O estudo leva em conta que esses veículos, vistos como o principal sistema de suporte de informação contemporâneo, têm como característica primordial a oferta de quantidade massiva de fragmentos de informação, a uma velocidade cada vez mais intensa, com simultaneidade e convergência de linguagens. Para a autora, do mesmo modo que nas dermais modalidades de comunicação, as novas tecnologias estão se tornando condicionantes de novas percepções da realidade, na medida em que instrumentalizam igualmente a comunicação humana nas formas de representação que utilizam, criam quadros de memórias e fornecem os símbolos e o ambiente mental que são requeridos para a consolidação de qualquer novo formato de comunicação. Trata-se mesmo, segundo a pesquisadora, de um movimento de ruptura, pois as novas mídias têm se mostrado capazes de reestruturar o próprio sistema cultural do qual emergiram. E mostram ainda muito fôlego, pois seus esquemas, roteiros mentais e quadros de imagens são constantemente renovados pela adição de novas experiências, ampliação de linguagens e codificações, logrando, assim, sedimentar-se de forma dinâmica.
  • ItemLivro
    Aplicação dos FRBR na modelagem de catálogos bibliográficos digitais
    (Cultura Acadêmica, 2011) Fusco, Elvis [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O livro Aplicação dos FRBR na modelagem de catálogos bibliográficos digitais, de Elvis Fusco, destina-se a alunos e professores das áreas da Ciência da Informação e Ciência da Computação que investigam a modelagem e a construção de catálogos bibliográficos e também para os profissionais que trabalham com ambientes informacionais digitais. O trabalho apresenta, sob a premissa de que a catalogação, nos últimos anos, tem experimentado mudanças em suas práticas e teorias, afetadas pelas tecnologias de informação, um arcabouço conceitual cuja principal proposta é o entrelaçamento da modelagem com os Requisitos Funcionais para os Registros Bibliográficos (FBRB). A concepção do FRBR é de um modelo lógico orientado para o objeto, e para a identificação de entidades e relacionamentos visando sua projeção em banco de dados. Segundo o autor, a entidade pode ser concreta ou abstrata e seus atributos referem-se às diversas características que ela possui, ou às propriedades descritivas de cada membro de um conjunto de entidades. Já o relacionamento é a associação entre uma ou várias entidades.
  • ItemLivro
    Elementos de linguística e semiologia na organização da informação
    (Cultura Acadêmica, 2011) Almeida, Carlos Cândido de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Carlos Cândido de Almeida busca neste trabalho trazer mais elementos teóricos à discussão sobre a natureza interdisciplinar da organização da informação, com ênfase especial à contribuição da linguística e da semiologia para esta realidade. Hoje, tem-se como assente que é por meio dos processos de organização - inclusive a organização documental - que se estabelece a ponte entre a produção, o uso e apropriação da informação, que geram por sua vez a produção de novas informações. Estudioso e crítico da obra do filósofo e linguista Charles S. Peirce (1839-1914), o autor lança um olhar abrangente sobre a construção histórica e as interlocuções teórico-metodológicas que caracterizam o universo dessa área de estudos. A pesquisa, segundo o autor, tem como principal finalidade complementar a bibliografia básica das disciplinas Linguística e Documentação, Linguística Documental e Semiologia Aplicada à Análise Documental, ministradas nos cursos de graduação em Biblioteconomia e pós-graduação em Ciência da Informação. Mas Almeida também fornece uma leitura crítica e contextualizada do tema.
  • ItemLivro
    Tecnologia e gestão pública municipal
    (Cultura Acadêmica, 2009) Sant'Ana, Ricardo César Gonçalves [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Grande parte dos problemas sociais que enfrentamos atualmente poderia ser minimizada com a destinação, e principalmente, com a aplicação mais eficiente dos recursos públicos disponíveis. Faz-se necessário que a sociedade acompanhe de perto o processo de gestão das administrações públicas, começando pela mais próxima, a municipal. Esta tarefa vem sendo facilitada pelo uso de recursos de Tecnologia da Informação que podem propiciar um ambiente mais transparente e acessível, permitindo um olhar da sociedade sobre as ações e decisões da gestão pública. Com isso se abre a possibilidade de acompanhar e cobrar maior esforço dos gestores públicos para ampliar a disponibilidade de opções de acesso aos dados e serviços públicos. Governos realmente transparentes podem estimular a participação popular, a cidadania e a construção de uma sociedade mais justa. Neste livro são analisados os aspectos envolvidos no processo de construção de um ambiente desse tipo e propostos diversos elementos a serem identificados na busca pela mensuração do nível com que esta interação esta sendo propiciada. Trata-se de um tema de grande atualidade e relevância
  • ItemLivro
    A indexação de livros: a percepção de catalogadores e usuários de bibliotecas universitárias : um estudo de observação do contexto sociocognitivo com protocolos verbais
    (Cultura Acadêmica, 2009) Fujita, Mariângela Spotti Lopes [UNESP]; Boccato, Vera Regina Casari [UNESP]; Rubi, Milena Polsinelli [UNESP]; Gonçalves, Maria Carolina [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Por que é importante investigar a indexação durante a catalogação? A resposta é que, por meio de tal procedimento, é possível conhecer as realidades de bibliotecários e usuários. A pesquisa apresentada neste livro se destaca por dois motivos: trata-se de um trabalho coletivo, com objetivos, fundamentação teórica e metodológica comuns; adota uma abordagem sociocognitiva que não só evidencia a tarefa de indexação de assuntos na catalogação de livros por catalogadores, como também privilegia e entrelaça as diferentes visões dos usuários do catálogo, discentes, docentes, pesquisadores, bibliotecários de referência e dirigentes de bibliotecas - grupos que fazem parte do contexto sociocognitivo dos catalogadores, pois são usuários dos resultados da tarefa que realizam. Esta é uma obra de referência para os profissionais de biblioteconomia