Livros - Educação Escolar - FCLAR

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 10 de 10
  • ItemLivro
    O ginásio da morada do sol: história e memória da Escola Estadual Bento de Abreu de Araraquara
    (Editora Unesp, 2014) Souza, Rosa Fátima de [UNESP]; Valdemarin, Vera Teresa [UNESP]; Zancul, Maria Cristina de Senzi [UNESP]; Oliveira, Rosilene Batista de [UNESP]; Ancelmo, Muriel Carmo Lameira [UNESP]; Fiscarelli, Silvio Henrique [UNESP]; Antonio, Mara Rúbia dos Santos [UNESP]; Silva, Marilda da [UNESP]; Perez, Maria Isabel [UNESP]; Mortatti, Maria do Rosário Longo [UNESP]
    O livro - uma coletânea de onze artigos escritos por vários autores - reconstitui a história da Escola Estadual Bento de Abreu, da cidade de Araraquara, interior de São Paulo, abordando as transformações nela ocorridas ao longo do tempo e a contribuição da instituição para o sistema de educação da região, a formação de professores e a democratização do ensino. A importância da escola - conhecida como "Ginásio Morada do Sol" - reside no fato de ter sido uma das primeiras de nível médio implantadas pelo governo paulista, que até então privilegiava a educação primária, deixando a cargo da iniciativa confessional, laica e municipal a oferta da educação secundária. No caso de Araraquara, o ginásio oficial correspondia, na verdade, à estadualização do Ginásio Municipal Mackenzie de Araraquara, que já vinha funcionando desde 1914. Fruto de ampla pesquisa documental, o livro examina principalmente o lugar social e cultural representado por essa escola na cidade de Araraquara, destacando a articulação do poder municipal com a iniciativa privada na criação e manutenção da instituição nos seus primeiros anos de funcionamento (1914-1932) e as representações em torno da oficialização do ginásio, pelo qual passaram diversos membros da elite política, econômica, social e cultural da região.
  • ItemLivro
    Educação infantil inclusiva no Brasil e na Espanha: uma análise comparada de percepções de diretores(as) e de suas equipes
    (Editora Unesp, 2014) Miranda, Maria de Jesus Cano [UNESP]
    O objetivo do livro é analisar as condições que envolvem o processo de inclusão de crianças com deficiências que frequentam os cursos de educação infantil no Brasil e na Espanha, identificando ainda como ocorre a aprendizagem e o desenvolvimento social, cognitivo e afetivo delas na percepção de profissionais e familiares. Ao trabalhar seu tema em dois contextos distintos - a cidade de Maringá (Brasil) e de Guadalajara (Espanha) - a autora procura também conhecer as propostas pedagógicas dos centros de educação infantil das duas cidades para comparar os princípios norteadores da organização das instituições e das práticas docentes, assim como a disponibilidade de recursos humanos, metodológicos e materiais à luz das necessidades de uma escola inclusiva. O livro encaminha ainda uma reflexão crítica sobre o processo de exclusão no qual se insere a sociedade de forma geral, focalizando as escolas, dessa forma, como parte integrante do um conjunto maior.
  • ItemLivro
    Práticas pedagógicas na história de escolarização: ouvindo alunos e repensando práticas
    (Cultura Acadêmica, 2013) Sgobbi, Isabela Vicenzo [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    De forte caráter autobiográfico - já que foi, em boa parte, baseado nas próprias experiências da autora enquanto estudante e pesquisadora - este trabalho é uma tentativa de realizar uma abordagem qualitativa das práticas pedagógicas, levando-se em conta a importância dos dados autobiográficos e da história de vida para o entendimento da profissão docente. A autora também desenvolve no trabalho, através de pesquisa de campo com professores e alunos, uma série de questões concernentes à atividade didática que põem em foco a formação pessoal e profissional na atividade pedagógica. Uma dessas questões relaciona-se à forma como o professor concretiza suas ideias em sala de aula; outra ao modo como veicula os conceitos e conteúdos aos alunos, incluindo ações, atitudes, gestos, entre outros aspectos que mais afloram no professor. Ela também discute na pesquisa a percepção dos alunos sobre a prática pedagógica do professor, e os contextos de interação professor-aluno em que se dão as práticas específicas relativas à aprendizagem e ao ensino
  • ItemLivro
    A complexidade da formação de professores: saberes teóricos e saberes práticos
    (Cultura Acadêmica, 2009) Silva, Marilda da [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A obra propõe uma reflexão sobre os saberes teóricos e práticos no âmbito da formação e atuação docente, tendo em vista a natureza de cada um desses saberes e em que medida eles tornam complexa a formação e o trabalho dos professores. Trata-se de um estudo de grande atualidade, fundamentado em pesquisas desenvolvidas a partir dos anos 90, em que se discute a racionalidade da constituição do trabalho docente em sala de aula, oportuno a professores e a professorandos
  • ItemLivro
    Inovação: limites e possibilidades para aprender na era do conhecimento
    (Cultura Acadêmica, 2013) Bizelli, José Luís [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O livro trata da utilização da Televisão Digital na Educação, mais especificamente do uso do t-learning na Educação a Distância (EaD), discutindo as possibilidades de avanço e os limites estruturais da modalidade. Para o autor, o t-learning aplicado ao EaD poderia, se bem trabalhado, ensejar uma inclusão cidadã por meio de uma educação inovadora, com base em Tecnologias de Informação e Comunicação inclusive já disponíveis na sociedade brasileira. O principal foco de análise do trabalho são as alternativas criadas pela TV Digital interativa (TVDi), uma mídia inovadora capaz de canalizar diversas convergências - tecnológica, de processos e de conteúdos -, e com enorme potencial para dar suporte a ambientes colaborativos de ensino-aprendizagem, abrindo fronteiras para a real universalização da educação. Segundo o autor, o emprego da TVDi no EaD poderia provocar mudanças até na atitude em geral passiva do aluno-telespectador, dando lugar a um aluno interagente ou interator, apto a se apropriar da interatividade possível por meio do canal de retorno, e de se posicionar de forma ativa e crítica diante de uma grade de multiprogramação
  • ItemLivro
    História do ensino primário rural em São Paulo e Santa Catarina (1921-1952): uma abordagem comparada
    (Cultura Acadêmica, 2013) Ávila, Virgínia Pereira da Silva de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O livro trata da história do ensino primário rural no Brasil no período de 1921 a 1952, caracterizado por uma significativa expansão do setor. Analisa especialmente o processo de construção das políticas educacionais para o segmento em âmbito nacional e suas repercussões nas reformas de ensino na esfera estadual, exemplificadas pelas de São Paulo e Santa Catarina. Mais do que distinguir o que era próprio e específico de cada uma das regiões estudadas, o trabalho visou também revelar a pluralidade de métodos e os efeitos diversos que as reformas provocaram na educação rural paulista e catarinense. A pesquisa apoiou-se principalmente em documentação. A análise de mensagens de governadores, relatórios, decretos, regulamentações de ensino, revistas de estatísticas, revista brasileira de estudos pedagógicos e obras de época permitiu comparar e relacionar os dados referentes às formas de organização e funcionamento do ensino primário rural, como duração dos cursos, período escolar, programas, métodos, modelos educativos e expansão do ensino. De acordo com a autora, a educação rural, que contrasta em muitos aspectos com a educação urbana, foi um elemento fundamental na expansão da escola pública no Brasil. Mas, segundo ela, estranhamente, é muito pouco estudada no país. De fato, das 5.948 pesquisas de doutorado em Educação abrigadas no banco de teses da Capes no período de 2000 a 2009, somente 165 apresentaram como tema a educação rural, o que equivale a 2,7% da produção. E apenas 1,1% abordava a questão do ponto de vista histórico
  • ItemLivro
    Professoras brasileiras: o imprescindível investimento em aquisição de capital cultural
    (Cultura Acadêmica, 2011) Carlindo, Eva Poliana [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O ingresso na profissão de professora faz as mulheres ascenderem socialmente, mas não possibilita que adquiram capital cultural, o pilar que sustenta o sucesso da escola. Esta é a conclusão de Eva Poliana Carlindo nesta obra, uma adaptação da tese de mestrado que ela defendeu no programa de pós-graduação da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp. O estudo, baseado em conceitos teóricos do sociólogo francês Pierre Bordieu, se deu por meio da análise dos elementos que a autora considera como os mais significativos para se estudar a relação entre formação e atuação docente: experiências sociais e individuais e aquisições acadêmicas e intelectuais. As análises foram feitas a partir das respostas de quatro professoras dos primeiros anos do ensino fundamental de escolas públicas, durante entrevistas nas quais as docentes expõem suas histórias individuais e profissionais, ações e aspirações. Professoras Brasileiras traça um cenário que vem colaborar com as reflexões acerca da complexa tarefa de melhorar a qualidade do ensino básico no Brasil.
  • ItemLivro
    Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias
    (Cultura Acadêmica, 2010) Martins, Lígia Márcia [UNESP]; Duarte, Newton [UNESP]; Derisso, José Luis [UNESP]; Mesquita, Afonso Mancuso de [UNESP]; Sala, Mauro [UNESP]; Marsiglia, Ana Carolina Galvão [UNESP]; Ferreira, Nathalia Botura de Paula [UNESP]; Francioli, Fatima Aparecida de Souza [UNESP]; Pasqualini, Juliana Campregher [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Essa coletânea de textos produzidos por professores e alunos da linha de pesquisa Teorias Pedagógicas, Trabalho Educativo e Sociedade, do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Araraquara, traz uma contribuição original a um campo no qual muito tem sido publicado nas duas últimas décadas no Brasil, o da formação de professores. A especificidade dessa coletânea reside na abordagem historicizante e crítica tanto das diretrizes oficiais para a formação de professores como das teorias pedagógicas e respectivas propostas metodológicas nesse terreno. São nove textos, que vão desde um balanço crítico do legado deixado pelo século XX no que se refere à formação de professores até questões específicas relacionadas ao trabalho do professor, passando pela questão do debate contemporâneo sobre as teorias pedagógicas.
  • ItemLivro
    Pesquisa em educação: Métodos e modos de fazer
    (Cultura Acadêmica, 2010) Silva, Marilda da [UNESP]; Valdemarin, Vera Teresa [UNESP]; Cunha, Marcus Vinícius da [UNESP]; Badia, Denis Domeneghetti [UNESP]; Carvalho, José Carlos de Paula; Mortatti, Maria do Rosário Longo [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp); Universidade de São Paulo (USP)
    O objetivo deste livro é tornar públicas reflexões, ensaios e relatos acadêmicos sobre os intrincados processos desenvolvidos para a consolidação de linhas de trabalho e formação de novos pesquisadores. Para isso, reunimos autores vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara/UNESP, convidamos a Professora Maria do Rosário Mortatti, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências de Marília/UNESP e aproveitamos a oportunidade criada pelo Programa de Publicações Digitais da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UNESP, dadas as possibilidades que oferece para que essas contribuições cheguem aos leitores visados: aqueles que estão iniciando atividades de pesquisa.
  • ItemLivro
    (Im)pertinências da educação: o trabalho educativo em pesquisa
    (Cultura Acadêmica, 2009) Oliveira, Maria Lúcia de [UNESP]; Assis, Maria Bernadete Amêndola Contart de [UNESP]; Radino, Glória [UNESP]; Alves, Fernando Donizete [UNESP]; Pereira, Patrícia da Silva [UNESP]; Kodato, Sérgio; Chakur, Cilene R. de Sá Leite [UNESP]; Camargo, Ricardo Leite [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O leitor encontrará neste livro o resultado de pesquisas científicas sobre temas que fundam a educação problematizam princípios e práticas atuais da educação escolarizada. Sem abandonar as antigas concepções de educação e também sem valorizar apenas as novidades teóricas, os autores apostam numa sólida união entre Psique e Eros, inspirada nas concepções de Freud. A obra abrange estudos sobre o lúdico na educação infantil, a ética, os afetos, o valor da fantasia na aprendizagem e no desenvolvimento emocional, a constituição profissional de docentes e pesquisadores, a orientação sexual e a educação escolar. Pertinências e impertinências da educação são consideradas na medida em que produzem e reproduzem valores humanos na construção de identidade pessoal e profissional