Livros - Educação - FCT

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 7 de 7
  • ItemLivro
    Necessidades formativas de professores de redes municipais: contribuições para a formação de professores crítico-reflexivos
    (Cultura Acadêmica, 2010) Di Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini [UNESP]; Morelatti, Maria Raquel Miotto [UNESP]; Fürkotter, Monica [UNESP]; Mendonça, Naiara Costa Gomes de [UNESP]; Lima, Vanda Moreira Machado [UNESP]; Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Os autores do livro apontam a importância de os professores serem propositores dos programas de formação contínua, a partir das necessidades que apontam. Essa perspectiva, que dá voz aos professores, tem se mostrado fértil no desenvolvimento de processos dessa natureza, pois considera fundamental o protagonismo dos sujeitos-professores na implementação de mudanças que se fazem necessárias nas práticas e nos currículos escolares. Procedendo ao levantamento de necessidades junto a uma amostra significativa de 533 professores, em dez municípios da região, com a colaboração da UNDIME - União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, e desenvolvendo uma análise crítica e contextualizada dos resultados, os autores apresentam indicativos e propostas para a efetivação de políticas de formação contínua que superam eventuais desperdícios de recursos em ações pontuais, fragmentadas e externas às demandas reais das escolas e dos professores. Ao valorizar a formação crítica e reflexiva desses sujeitos, alinham-se às perspectivas que superam a racionalidade técnica instrumental das competências docentes, característica dos governos neoliberais que culpabilizam os professores diretamente pelo fracasso escolar, desvalorizam sua formação universitária de intelectual e pesquisador e não investem na melhoria da infraestrutura necessária ao trabalho docente de qualidade nem nas condições de carreira e salário dos professores.
  • ItemLivro
    Pesquisa em educação escolar: percursos e perspectivas
    (Cultura Acadêmica, 2010) Lima, José Milton de [UNESP]; Silva, José Divino da [UNESP]; Raboni, Paulo César de Almeida [UNESP]; Bendrath, Eduard Angelo [UNESP]; Gomes, Alberto Albuquerque [UNESP]; Ramos, Regina Celia [UNESP]; Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini di [UNESP]; Ferreira, Roseli Helena [UNESP]; Menin, Ana Maria da Costa Santos; Yamashiro, Carla Regina Caloni; Leite, Yoshie Ussama Ferreira [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A coletânea tem como eixo central a Educação Escolar e este tema conduz e confere unidade às reflexões, abordado a partir de diferentes perspectivas. A preocupação que perpassa todos os textos pode ser expressa na seguinte pergunta: como enfrentar os problemas vividos pela escola, num momento em que a ela se atribui uma gama enorme de responsabilidades? Cada autor, circunscrito à sua temática de pesquisa, nos instiga a pensar essa questão. O que move cada um é o desejo de que a escola acolha aqueles que lá chegam e que se responsabilize por eles, mas sem perder de vista o quanto é complexa e delicada essa atividade de inserção dos novos neste mundo. Talvez, a ideia de responsabilidade seja mesmo a que melhor defina os propósitos gerais desta coletânea, a qual se manifesta no compromisso político com a educação de crianças e de adolescentes, portanto, no compromisso com o mundo em que vivemos. A resposta a essa pergunta poderá ter como parâmetro os textos aqui presentes que estão assim organizados: na primeira parte da coletânea, os autores lidam com aspectos relacionados às Políticas Públicas e Educação; na segunda abordam a Formação de Professores; na terceira parte, focam Valores e Educação e, na quarta parte, voltam-se para as Práticas Educativas. Concluímos, destacando que esta coletânea explicita o quanto é complexa a tarefa de investigar a educação escolar, pois ela comporta uma série de nuances que precisa ser analisada por diferentes saberes que são complementares.
  • ItemLivro
    Professores aposentados: quais os motivos para seu retorno à docência?
    (Cultura Acadêmica, 2013) Meira, Vanessa Ribeiro Andreto [UNESP]; Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A escola no Brasil vem enfrentando o aparecimento de uma série de dilemas, frutos das mudanças sociais ocorridas nos últimos tempos, que terminam por sobrecarregar os professores. Diante desse cenário, boa parte dos professores que estão na ativa almeja a aposentadoria, enquanto outros, já aposentados, estão voltando às escolas. É a partir dessa aparente incoerência que Vanessa Ribeiro Andreto Meira e Yoshie Ussami Ferrari Leite refletem sobre os motivos que levam um professor aposentado a voltar a uma escola que vem assumindo novos papéis para os quais muitas vezes ainda não está preparada. Elas observam que inúmeras novas funções, como o ensino de conceitos básicos para a convivência em sociedade, antes atribuição das famílias, foram simplesmente delegadas ao professor, quem consequência passaram a ter mais dificuldade para definir prioridades. O estudo toma como base uma pesquisa realizada com professoras aposentadas que atuam na rede de ensino municipal de duas cidades do sudoeste do estado de São Paulo - Presidente Prudente e Presidente Bernardes -, e propõe análises sobre os desafios postos à escola pública, levantando questões relativas à aposentadoria do professor no Brasil e discutindo os ciclos de vida e de carreira docentes
  • ItemLivro
    Poesia infantil: concepções e modos de ensino
    (Cultura Acadêmica, 2012) Souza, Renata Junqueira de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A autora discute a presença quase insignificante da poesia no ensino fundamental, mostrando também que são inúmeros os equívocos didáticos quando se recorre ao gênero nas salas de aula. Ela ainda analisa as razões do predomínio de livros didáticos e paradidáticos com sustentação filosófica e teórica ultrapassada e que apresentam textos literários infantis geralmente de natureza narrativa. Para a pesquisadora, trata-se de uma espécie de desperdício, pois a poesia infantil teria mais possibilidades de contribuir na difícil tarefa de despertar nos estudantes o gosto pela leitura. Ela cita Bamberger, para quem a poesia é o único gênero capaz de despertar leitores em qualquer faixa etária ou fase de leitura. A pesquisa foi realizada com professores de três escolas de nível básico e teve dimensões pedagógicas, já que a autora levantou a formação geral desses professores e os reflexos dessa formação na prática pedagógica, especificamente no que tange a conteúdos e formas de ensino de literatura infantil. A autora também apresenta uma metodologia de leitura, mais produtiva e critica do que a normalmente empregada nas escolas, a qual parte da constatação de que os estímulos do mundo poético integram a vida da criança desde muito cedo, mas ainda têm de ser inseridos na escola.
  • ItemLivro
    A inserção no exercício da docência: necessidades formativas de professores em seus anos iniciais
    (Cultura Acadêmica, 2012) Leone, Naiara Mendonça [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Baseada em vasta bibliografia e em entrevistas com professores da rede municipal de ensino de Rancharia, região de Presidente Prudente (SP), a autora propõe possibilidades para o período inicial da docência, que compreende os anos durante os quais os professores precisam fazer a transição da condição de estudantes para a de docentes. Trata-se de um momento, segundo ela, crucial na carreira, repleto de tensões e aprendizagens e dotado de características próprias. É o período em que se constituem as principais marcas da identidade e do estilo que vão identificar o professor dali em diante. No entanto, as previsíveis dificuldades, expectativas e necessidades dos futuros professores costumam ser levadas em conta nesse período. Embora sejam comuns a todos, tais demandas deverão mais tarde se revestir de especificidades tidas como difíceis de prever. De acordo com a pesquisadora, uma solução estaria na planificação de programas de formação contínua que contemplem as necessidades formativas de professores novatos. Para a autora, isso só seria possível se uma compreensão melhor do contexto específico de trabalho desses profissionais e das dificuldades a eles impostas por esse contexto subsidiasse a planificação.
  • ItemLivro
    Educação contemporânea: caminhos, obstáculos e travessias
    (Cultura Acadêmica, 2011) Ribeiro, Arilda Ines Miranda [UNESP]; Viotto Filho, Irineu Aliprando Tuim [UNESP]; Fürkotter, Monica [UNESP]; Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP]; Zechi, Juliana Aparecida Matias [UNESP]; Menin, Maria Suzana de Stefano [UNESP]; Gomes, Alberto Albuquerque [UNESP]; Gulo, Fábio Henrique [UNESP]; Moreira, Maria de Fátima Salum [UNESP]; Francisco, Marcos Vinicius [UNESP]; Libório, Renata Maria Coimbra [UNESP]; Miguel, Iranilde Ferreira [UNESP]; Silva, Analígia Miranda da [UNESP]; Lima, Cláudia Maria de [UNESP]; Estevam, Everton José Goldoni [UNESP]; Souza, Mônica Fernandes de [UNESP]; Morellati, Maria Raquel Miotto [UNESP]; Lima, Guilherme da Silva [UNESP]; Raboni, Paulo César de Almeida [UNESP]; Socha, Rosana Ramos [UNESP]; Marin, Fátima Aparecida Dias Gomes [UNESP]; Sena, Silvio [UNESP]; Lima, José Milton de [UNESP]; Silva, Rosangela Aparecida Goldi da [UNESP]; Garms, Gilza Maria Zauhy [UNESP]; Revoredo, Mariana [UNESP]; Souza, Renata Junqueira de [UNESP]; Leone, Naiara Mendonça [UNESP]; Santana, Clóvis da Silva [UNESP]; Di Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Educação contemporânea - caminhos, obstáculos e travessias, organizado por Arilda Inês Miranda Ribeiro, Irineu Aliprando Tuim Viotto Filho, Monica Fürkotter e Yoshie Ussami Ferrari Leite, é um compêndio de artigos que indicam rumos para se discutir e praticar métodos educacionais mais humanizados na era contemporânea. Formadores em cursos de licenciatura e projetos de desenvolvimento profissional de professores, os autores saem do lugar comum ao falar de assuntos complexos como violência e indisciplina, educação sexual, religião, uso de tecnologias no ensino e políticas públicas para educação infantil. No caso de violência e indisciplina, por exemplo, que a maioria das dissertações acadêmicas aborda como se fossem problemas exclusivos das escolas públicas, embora ocorram igualmente nas particulares, os autores lembram que não se pode dizer que sejam questão, unicamente, de ordem econômica e social. O livro sugere que há uma perspectiva de mudança do mundo contemporâneo, uma vez que a educação representa uma possibilidade real de transformação da condição humana e da realidade objetiva, ainda que não seja a única.
  • ItemLivro
    O lugar das práticas pedagógicas na formação inicial de professores
    (Cultura Acadêmica, 2011) Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Aqui a pesquisadora Yoshie Ussami Ferrari Leite busca averiguar o real papel das obrigatórias 800 horas de prática pedagógica no curso de formação inicial dos professores, e ainda discutir como essa carga horária poderia contribuir para melhorar a formação deles. Fruto da Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996 e de posteriores leis complementares, a obrigatoriedade das atividades práticas pedagógicas foi uma das questões que mais impactaram os cursos de formação de professores. Isso porque, a partir da obrigatoriedade, as instituições de ensino superior tiveram de passar a elaborar os correspondentes projetos pedagógicos e foram forçadas ainda a reestruturar os currículos para conseguirem atender às determinações legais, tarefa algo complexa, segundo Leite. A obra analisa ainda o papel do professor na atual escola pública e os problemas do processo de formação desses docentes. A pesquisa, de cunho qualitativo, baseou-se essencialmente em estudos bibliográficos, análises da legislação educacional, documentos de instituições escolares e entrevistas. É um livro de grande utilidade para quem pretende compreender os rumos que a educação pública brasileira vem tomando.