Livros - Educação - IBRC

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 10 de 10
  • ItemLivro
    Escola de Educadores: a dimensão (sócio) afetiva na identidade de professor
    (Cultura Acadêmica, 2014) Arnosti, Rebeca Possobom [UNESP]; Benites, Larissa Cerignoni [UNESP]; Souza Neto, Samuel de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O objeto deste livro parte da reflexão de que, na sociedade atual a complexidade dos processos envolvidos nas relações pessoais e culturais exige pensar no sujeito como alguém que experimenta e sintetiza a diversidade de influências às quais é submetido. Torna-se, assim, imprescindível resgatar os espaços e linguagens para que todos possam contribuir para a transformação de indivíduos-objeto em cidadãos-sujeitos responsáveis por sua posição no mundo. No entanto, a educação também sofre influências das transformações sociais que se refletem na realidade escolar, como a pluralidade cultural, a difusão do conhecimento por meio das redes virtuais e a massificação do ensino. Ao mesmo tempo, se verifica um processo de desprofissionalização da profissão docente com a proletarização do magistério, submentido à falta de planos de carreira consistentes, baixos salários e desvalorização social, entre outros fatores. O Projeto Escola de Educadores, Unesp, campus de Rio Claro, foi criado em 2004 com o objetivo de tentar compreender essas crises e fracassos que circundam a educação e, com isso, buscar soluções ou elementos para amenizá-los. Os artigos contidos neste livro derivam de atividades da Escola de Educadores e procuram compreender como a identidade docente se forma nesse novo contexto social, visando a superação do mal-estar do professor e a ressignificação de suas práticas e do seu modo de ser. Dessa forma, buscam entender os aspectos que constituem a dimensão (sócio)afetiva na identidade do professor; trazer à tona os elementos que compõem esse processo identitário, tanto em termos profissionais como pessoais; e apresentar a transposição do Projeto Escola de Educadores para a prática docente.
  • ItemLivro
    As peças didáticas de Bertolt Brecht e o processo de alfabetização
    (Editora Unesp, 2014) Gonçalves, Natália Kneipp Ribeiro [UNESP]
    O trabalho tem como objetivo analisar as ideias e proposições das peças didáticas do poeta e dramaturgo alemão Bertolt Brecht (1898-1956), buscando possíveis relações entre tais textos, vistos em seus princípios didáticos, e as concepções que fundamentam o processo de alfabetização. Para a autora, o estudo é justificado pelo fato de que essa temática contribui para a compreensão dos processos pedagógicos, possibilitando a discussão das práticas educacionais na escola. A pesquisadora procede a um amplo estudo histórico e documental das peças, fazendo um levantamento dos princípios didáticos que elas contêm. Compõe em seguida um panorama das concepções em alfabetização no Brasil, recorrendo a trabalhos científicos, órgãos censitários e um debate entre três professoras que alfabetizam. A construção da relação entre os princípios didáticos e as concepções em alfabetização foi se estabelecendo através da interação com essas professoras. Nessa relação de interlocução, desenvolvida por entrevistas, professoras e pesquisadora estabeleceram, juntas, variadas e ricas possibilidades de reflexão da práxis pedagógica no processo de alfabetização por meio das peças didáticas de Brecht.
  • ItemLivro
    Cartas e escrita: práticas culturais, linguagem e tessitura da amizade
    (Editora Unesp, 2011) Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP]
    Neste livro – apoiando-se em cartas escritas por grandes nomes da literatura brasileira, como as de Mário de Andrade a Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade, as de Anita Malfatti, de Portinari, de Fernando Sabino e de tantos outros –, Maria Rosa de Camargo nos oferece um belo estudo sobre a prática epistolar de pessoas comuns que, em tese, não representariam lugares sociais de importância na história de uma nação. A autora faz uma bela análise sobre como essas pessoas percebem a “ideologia do cotidiano” e, muito além disso, registram “vestígios de sua versão do mundo e da cultura”. Ao adentrar nas relações sociais e nas artimanhas da escrita de cartas pessoais, esta obra revela competência ao persuadir e envolver o leitor com uma análise que transita entre o fazer científico e a criação literária, oferecendo-nos um texto exemplar, valorado sobretudo por sua notável elegância e simplicidade.
  • ItemLivro
    Jovens, violência e escola: um desafio contemporâneo
    (Cultura Acadêmica, 2010) Silva, Joyce Mary Adam de Paula e [UNESP]; Salles, Leila Maria Ferreira [UNESP]; Pai, Jacques; Pegoraro, Juan S.; Fernández Villanueva, Concepción; Revilla Castro, Juan Carlos; Domínguez Bolbao, Roberto; Cajigas Segredo, Nelda; Kahan, Evelina; Luzardo, Mario; Ugo, María del Carmen; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta coletânea reúne textos resultantes de reflexões e pesquisas de professores de Universidades de diferentes países da America Latina tais como Brasil, Argentina e Uruguai e de países da Europa como França, Inglaterra e Espanha. Os textos procuram fazer uma reflexão a respeito da relação jovem violência e sociedade. Deste modo os textos tratam da violência como constituinte do ser humano relacionando-a à globalização e a outros processos sociais. São textos de pesquisadores brasileiros, de outros paises da América Latina e da Europa que se debruçam sobre a questão de jovens e violência, abordando aspectos como: internação de jovens em casas correcionais como uma das respostas da sociedade para o enfrentamento da violência juvenil; as diferentes formas e dimensões da violência como a violência de gênero, relações interpessoais nas instituições; a relação com o outro e a demarcação das diferenças e o imaginário presente no âmbito escolar e social
  • ItemLivro
    Ensaio-fílmico: cinema, loucura e resistência
    (Cultura Acadêmica, 2013) Christofoletti, Rafael [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Loucura, saúde mental e reforma psiquiátrica são os temas centrais em questão neste livro, escrito em formato de ensaio-fílmico e dividido em três partes principais - pré-produção, produção e pós-produção, etapas da realização cinematográfica. O ensaio-fílmico é formado pela montagem de cenas obtidas a partir de algumas sessões de cinema e de produções de usuários de saúde mental do Centro de Atenção Psicossocial (Caps I) do município paulista de Santa Gertrudes. Mas diferentemente do cinema tradicional, no qual enredos, personagens e narrativas são lineares e previstos, no ensaio-fílmico proposto pelo autor esses elementos foram se concretizando ao longo do processo de pesquisa, de acordo com os acontecimentos que se sucediam nos encontros do pesquisador com os usuários e a coordenação do serviço do Caps. Os miniensaios que formam os chamados planos-fragmentos são constituídos por reflexões do autor acerca de conceitos relacionados a controle, loucura e saúde mental. Aqui, a discussão tem como suporte ideias de pensadores, como os franceses Felix Guattari, Giles Deleuze e Michel Foucault, assim como músicas, imagens e trechos de filmes em uma perspectiva de transversalidade e subversão à lógica de compartimentalização dos saberes e fazeres cinematográfico e do meio científico
  • ItemLivro
    A prática em questão: demandas da incerteza e da complexidade para a atuação na educação física escolar e para a formação profissional
    (Cultura Acadêmica, 2012) Hirai, Rodrigo Tetsuo [UNESP]; Souza Neto, Samuel de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este livro tem como objetivo verificar se na formação dos professores na área de Educação Física há também espaço para a difusão de saberes que vão além dos conhecimentos técnico-científicos. Os autores partem do princípio de que modernamente é dado como certo que a instabilidade dos ambientes da prática docente exige dos professores mais do que conhecimentos teóricos: demanda deles também que trabalhem com elementos como a incerteza e a complexidade, diante de situações como o imprevisto, a urgência, a dispersão, a indisciplina e a dificuldade para a compreensão e a aprendizagem. Tais situações obrigariam o professor a emitir juízos e tomar decisões, quase sempre de caráter prático. A conclusão dos pesquisadores é, no entanto, de que os cursos de formação dos profissionais de Educação Física continuam privilegiando as disciplinas teóricas, e trabalham pouco os chamados saberes práticos. O estudo foi baseado em entrevistas com estudantes e professores e em análise documental e interpretativa de situações práticas do ensino da disciplina em três escolas municipais de Indaiatuba (SP). Tratou-se, portanto, de uma pesquisa de natureza qualitativa e do tipo descritiva, e não de uma investigação quantitativa
  • ItemLivro
    Formação docente e geografia escolar: um estudo de caso entre Brasil e Espanha
    (Cultura Acadêmica, 2012) Pezzato, João Pedro [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O livro de João Pedro Pezzato discute a atual organização curricular dos cursos de formação de professores de Geografia, comparando com viés crítico as experiências da Universidade de Santiago de Compostela, da Espanha, e do Curso de Licenciatura em Geografia da Unesp de Rio Claro, interior de São Paulo. Para Pezzato, enquanto na Espanha todas as disciplinas estão relacionadas com os conhecimentos específicos da área, percebe-se no Brasil o predomínio de um modelo conceitual no qual os conteúdos pedagógicos de algumas disciplinas não têm nenhuma articulação com a própria Geografia. O resultado é, muitas vezes, o divórcio entre a componente científica específica e aquela mais diretamente relacionada com as questões educativas. O pesquisador chama a atenção ainda para a falta de articulação entre pesquisa e ensino, e para a rala distinção, no Brasil, entre a formação de bacharéis e de licenciados em Geografia, já que não existem diferenças significativas entre os componentes curriculares das duas modalidades. Por isso, para ele é premente a adoção de inovações curriculares no ensino da Geografia, inclusive no que diz respeito ao ensino da leitura e da escrita no contexto da disciplina.
  • ItemLivro
    Infância, experiência e tempo
    (Cultura Acadêmica, 2011) Leite, César Donizetti Pereira [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Definida pelo autor César Donizetti Pereira Leite como uma pesquisa acadêmica com formato de ensaio esta obra reúne um conjunto de textos instigantes, abertos e experimentais sobre infância e educação, mas que tem neste tema apenas o ponto de partida. A intenção do autor é, mais do que comprovar alguma tese eventualmente sugerida no título da obra, mergulhar no universo infantil e retirar dele as ricas relações cultivadas pela criança com a sua realidade, com todas as suas variáveis e nuances, incluídas suas experiências com o cinema, a literatura, a passagem do tempo, os espaços, a escola. Leite não pensou a infância como algo a ser escrito ou dito, e sim vivenciado. Saborosamente fragmentado, o livro utiliza de maneira aparentemente aleatória as mais diferentes modalidades de escritura - de pequenos ensaios críticos a insights iluminadores, de poemas e citações infantis a trechos de terceiros. E faz a infância emergir com todos os seus contornos, como se ela mesma produzisse uma forma de escrever sobre ela, fabricasse uma escritura que a contornasse. É texto, mas também metatexto, e dos mais bem-sucedidos já escritos sobre o assunto.
  • ItemLivro
    Família e escola: interfaces da violência escolar
    (Cultura Acadêmica, 2011) Salles, Leila Maria Ferreira [UNESP]; Silva, Joyce Mary Adam de Paula e [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Leila Maria Ferreira Salles e Joyce Mary Adam de Paula e Silva produziram nesta obra, resultado de pesquisas em ambiente escolar, um apanhado de reflexões que podem contribuir para a abordagem mais adequada do tema violência nas escolas. As pesquisas, realizadas em duas escolas públicas onde a violência era muito freqüente, mostram que os educadores conseguem perceber que há diferenças entre as famílias pobres no que tange à educação de seus filhos, compreendendo que apenas parte delas não consegue realizar de forma adequada essa tarefa. Mas os estudos também constatam que a escola mal percebe suas próprias limitações e seu despreparo para lidar com assuntos extremamente desafiantes, como a vulnerabilidade social dos jovens e suas dificuldades econômicas e idiossincrasias psicossociais. Em Família e escola - interfaces da violência escolar, as autoras ainda deixam claro que professores e diretores tendem a relacionar o comportamento violento de estudantes ao meio - ou seja, ao ambiente social e familiar em que eles vivem. E também que os docentes têm dificuldade para conviver com alunos e famílias das camadas sociais mais baixas. Ao levantar tais questões o livro possibilita uma ricareflexão sobre a complexa relação família-escola-violência escolar.
  • ItemLivro
    Leitura e escrita como espaços autobiográficos de formação
    (Cultura Acadêmica, 2010) Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP]; Bacocina, Eliane Aparecida [UNESP]; Santos, Vivian Carla Calixto dos [UNESP]; Gonçalves, Natália Kneipp Ribeiro [UNESP]; Surian, Thais [UNESP]; Araujo, Renata Rodrigues de [UNESP]; Ribeiro, Sibele Aparecida [UNESP]; Neves, Josélia Gomes [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A proposta inspira-se em dois aportes de referência: o espaço biográfico tomado de empréstimo de Leonor Arfuch e a vida pensada como obra de arte por Michel Foucault. Tais argumentos possibilitam um novo olhar à produção de nossas pesquisas, borrando fronteiras entre ser intuitivo e ser arcabouço teórico-metodológico que venha a delinear o percurso rumo a um conhecimento que se articula. Com vistas aos gêneros discursivos, abarcados em sua pluralidade, buscando apreender um excedente da literatura, a noção de espaço biográfico vai sendo ampliada de forma a contemplar para além das diversas formas que tem assumido a narração inveterada das vidas notáveis ou obscuras, entre as quais a autobiografia moderna não é senão um caso.