Saúde do Idoso: percepções relacionadas ao atendimento

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Data

2014-04-01

Autores

Vello, Lais Soares
Popim, Regina Célia [UNESP]
Carazzai, Elisabete Manieri
Pereira, Maria Alice Ornellas [UNESP]

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Editor

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Resumo

Objetivou-se compreender como o idoso percebe o atendimento na atenção básica.Métodos: Trata-se de estudo qualitativo. Resultados: A análise possibilitou o emergir do tema central: A dualidade na percepção do atendimento na Atenção Básica, que foi analisada a partir de duas subcategorias. Revelou haver controvérsia na percepção do atendimento recebido, emergindo aspectos positivos e negativos. Os discursos pontuam demanda de ações individualizadas de cuidado, embora algumas vezes necessitem de cuidados complexos em saúde, não demandam cuidado em rede integrada. Conclusão: O estudo revela que, embora possa haver integralidade nas ações de uma equipe bem articulada, o cuidado integral à saúde poderá ser alcançado em rede, integrado em todos os espaços organizacionais do sistema de saúde, beneficiando, assim, os sujeitos dessas ações.
Objetivo: Estudio cualitativo que visa entender cómo las personas mayores perciben el cuidado en la atención primaria. Métodos: Participaron de la investigación 13 ancianos de 70 a 90 años, acompañados por el área de salud mental en una Unidad de Salud. Se utilizaron la entrevista semiestructurada y el análisis temático para la comprensión de los datos. Resultados: La dualidad de la percepción del atendimiento en la Atención Básica fue analizada en dos subcategorías. Se reveló una controversia en la percepción de la atención recibida, emergiendo aspectos positivos y negativos. Los discursos apuntan una demanda de atención individualizada, aunque a veces requieren atención médica compleja. Conclusión: El estudio reveló que puede haber integralidad en las acciones de un equipo bien articulado, el cuidado integral a la salud podrá ser alcanzado en red, integrado en todos los espacios organizacionales del sistema de salud, así beneficiando a los sujetos de esas acciones.
Objective: This study was aimed at understanding how the elderly perceive the care provided in primary healthcare services. Methods: This is a qualitative study. Results: The analysis gave rise to the main topic to emerge: The duality in the perception of primary healthcare services, analyzed on the basis of two subcategories. It was shown that there is a controversy in the perception of primary healthcare services provided, bringing up positive and negative aspects. The statements show a demand for individualized care actions and, although in some cases complex healthcare services are needed, there is no demand for integrated care services. Conclusion: The research shows that, although there may be a certain degree of integrality in the actions of a well-articulated team, integral healthcare can only be achieved through the healthcare network and if integrated into all the organizational areas of the healthcare system, thus benefiting the people involved in these actions.

Descrição

Palavras-chave

Idoso, Prática profissional, Atenção básica, Pesquisa qualitativa, Aged, Professional Practice, Primary healthcare, Qualitative research

Como citar

Escola Anna Nery. Universidade Federal do Rio de Janeiro, v. 18, n. 2, p. 330-335, 2014.