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dc.contributor.authorJabbour, Ana Beatriz Lopes De Sousa [UNESP]
dc.contributor.authorTeixeira, Adriano Alves
dc.contributor.authorFreitas, Wesley Ricardo De Souza
dc.contributor.authorJabbour, Charbel José Chiappetta [UNESP]
dc.date.accessioned2014-10-01T13:08:57Z
dc.date.available2014-10-01T13:08:57Z
dc.date.issued2013-12-01
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.5700/rausp1125
dc.identifier.citationRevista de Administração (São Paulo). Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, v. 48, n. 4, p. 843-856, 2013.
dc.identifier.issn0080-2107
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/110248
dc.description.abstractArguments that lean manufacturing can positively relate with the operational performance of companies have been spreading the literature since the 1990s. However, there is a theoretical and empirical gap on this issue that needs further empirical evidence to validate or refute these arguments to the Brazilian reality. Hence, this research aims to, empirically, verify if the lean manufacturing positively influences the performance of the operations of companies in the Brazilian automotive industry, focusing on the segment of automotive parts and components. Methodologically, we carried out a survey of 75 companies in the mentioned sector. The data were analyzed using Structural Equation Modeling, a second-generation multivariate analysis. The main results of this research are: in fact, lean manufacturing positively affects the operational performance of the studied companies, validating the main hypothesis stated in this article, but this relation is just considered weak, although positive; all lean manufacturing practices analyzed were encountered in the reality, especially for the variable continuous improvement, with the highest average and the correlation between the adoption of Kanban and Just in Time; the operational performance construct has some practices/measures identified by the literature, which have not been validated by the studied sector, as innovation (new products) and quality.en
dc.description.abstractArgumentos de que a manufatura enxuta pode se relacionar positivamente com o desempenho operacional das empresas vêm se propagando pela literatura especializada desde a década de 1990. Entretanto, há uma lacuna teórico-empírica sobre tal temática, a qual carece de mais evidências que validem ou refutem tais argumentos para a realidade brasileira. Por isso, na pesquisa aqui relatada tem-se o objetivo de verificar, empiricamente, se a manufatura enxuta relaciona-se com o desempenho das operações de empresas do setor automotivo brasileiro, com foco no segmento de autopeças e componentes automotivos. Metodologicamente, realizou-se um survey com 75 empresas do setor mencionado, cujos dados foram analisados por meio de Modelagem de Equações Estruturais, uma análise multivariada de segunda geração. Os principais resultados da pesquisa são: de fato, a manufatura enxuta relaciona-se positivamente ao desempenho operacional do setor, validando a hipótese declarada neste artigo, mas essa relação é considerada apenas fraca, embora positiva e estatisticamente válida; todas as práticas de manufatura enxuta analisadas foram verificadas na prática, com destaque para a variável melhoria contínua, que apresentou maior média, e para a correlação entre a adoção de Kanban e Just in Time; o construto sobre desempenho operacional apresenta algumas práticas/medidas indicadas pela literatura especializada que não foram estatisticamente consideradas válidas, como inovação (novos produtos) e qualidade.pt
dc.description.abstractArgumentos de que la manufactura esbelta se puede relacionar positivamente con el desempeño operacional de las empresas se vienen propagando por la literatura especializada desde la década de 1990. Entre tanto, hay una laguna teórico-empírica sobre tal temática, que carece de más evidencias que validen o refuten tales argumentos para la realidad brasileña. Por eso, esta investigación tiene el objetivo de verificar, empíricamente, si la manufactura esbelta se relaciona con el desempeño de las operaciones de empresas del sector automotor brasileño, con foco en el segmento de piezas y componentes automotores. Metodológicamente, se realizó un survey con 75 empresas del sector mencionado, cuyos datos fueron analizados por medio de Modelado de Ecuaciones Estructurales, un análisis multivariado de segunda generación. Los principales resultados de esta investigación son: de hecho, la manufactura esbelta se relaciona positivamente con el desempeño operacional del sector, validando la principal hipótesis declarada en este artículo, pero esa relación es considerada apenas débil, aunque positiva y estadísticamente válida; todas las prácticas de manufactura esbelta analizadas fueron verificadas en la práctica, destacándose la variable mejora continua, que presentó mayor media, y la correlación entre la adopción de Kanban y Just in Time; el constructo sobre desempeño operacional presenta algunas prácticas/medidas indicadas por la literatura especializada que no fueron estadísticamente consideradas válidas, como innovación (nuevos productos) y calidad.es
dc.format.extent843-856
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade de São Paulo (USP), Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
dc.relation.ispartofRevista de Administração (São Paulo)
dc.sourceSciELO
dc.subjectmanufatura enxutapt
dc.subjectdesempenho operacionalpt
dc.subjectmodelagem de equações estruturaispt
dc.subjectBrasilpt
dc.subjectlean manufacturingen
dc.subjectoperational performanceen
dc.subjectstructural equation modelingen
dc.subjectBrazilen
dc.titleAnálise da relação entre manufatura enxuta e desempenho operacional de empresas do setor automotivo no Brasilpt
dc.title.alternativeLa relación entre la manufactura lean y rendimiento operativo de las empresas del sector del automóvil en Brasiles
dc.title.alternativeAnalyzing the relationship between lean manufacturing and operational performance of the automotive sector's companies in Brazilen
dc.typeArtigo
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.contributor.institutionCentro Universitário Toledo
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Engenharia Departamento de Engenharia
dc.description.affiliationCentro Universitário Toledo
dc.description.affiliationUniversidade Federal de Mato Grosso do Sul
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Engenharia de Bauru Departamento de Engenharia
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Engenharia Departamento de Engenharia
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Engenharia de Bauru Departamento de Engenharia
dc.identifier.doi10.5700/rausp1125
dc.identifier.scieloS0080-21072013000400016
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Baurupt
dc.identifier.fileS0080-21072013000400016.pdf
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