O design como mediador da arte-educação nos materiais didáticos de museus

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2014-03-17

Autores

Santos, Laércio Carlos Ribeiro dos [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

The teaching of art is part of our lives in many places, school, studios, museums etc. in the case of museums they often worth of educational materials created for specific exhibitions or the site itself. This material is designed primarily for teachers and students who attend these places in school activities. Thus, we sought in this study to understand how the design of these artifacts relate to the different approaches to teaching art. As well as understand how they fit into these spaces. It is concluded that the design is of fundamental importance in art education and should be valued in this process
O ensino de artes insere-se na vida das pessoas em diversos lugares: escola, ateliês, museus etc. No caso dos museus, eles se valem frequentemente de materiais educativos criados para exposições especifícas ou para o próprio local. Esses materiais são voltados, sobretudo, para professores e estudantes que frequentam esses locais em atividades escolares. Assim, buscou-se neste trabalho, compreender de que modo o design artefatos relaciona-se com as diferentes metodologias de ensino de arte, bem como compreeender de que modo eles se inserem nesses espaços. Como resultados nota-se uma relação direta do design com a metodologia de ensino empregada na visualidade do material. Assim, conclui-se que o design é de fundamental importância na arte-educação e deve ser valorizado nesse processo

Descrição

Palavras-chave

Material didatico, Desenho industrial, Arte e educação, Museus, Instructional materials

Como citar

SANTOS, Laércio Carlos Ribeiro dos. O design como mediador da arte-educação nos materiais didáticos de museus. 2014. 144 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2014.