Dissertações - Docência para a Educação Básica (mestrado profissional) - FC
Browse by
Recent Submissions
-
Fundamentos de bioética para estudantes do ensino médio - uma abordagem conceitual
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]Historicamente a Bioética pertence ao século XX, contudo suas preocupações e indagações, norteiam o conhecimento humano desde os tempos de Hipócrates (460-377 a.C) na Magna Grécia. Tal fato ficou registrado no juramento ... -
Instrumento lúdico para o ensino-aprendizagem de Ciências e Tecnologias na Educação de Jovens e Adultos: a plataforma Edmodo
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2021) [Dissertação de mestrado]A presente pesquisa teve como tema central investigar o ensino de Ciências e a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola pública localizada ... -
O desenvolvimento de jogos com base no Programa Teacch® para alunos com TEA
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]Já há alguns anos a realidade escolar vem enfrentando constantes mudanças, em decorrência da implantação de novas políticas públicas, mudanças essas que afetam todos os níveis de funcionamento da escola como instituição, ... -
A informática educacional como instrumento pedagógico : uso de recursos tecnológicos digitais por professores dos anos finais do ensino fundamental
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2021) [Dissertação de mestrado]Os processos de ensino e aprendizagem, que ocorrem dentro das salas de aula, vêm sendo pesquisados com o propósito de torná-los mais atrativos e significativos para os alunos. Com a implantação dos computadores para fins ... -
A sociologia no ensino médio e o estudo do conceito de cidadania a partir da Pedagogia Histórico-Crítica e produto educacional “Trilha da cidadania”.
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]A presente pesquisa qualitativa tem como objetivo contribuir com a melhoria do ensino de Sociologia na educação básica do Brasil e se propôs a estudar a história do ensino de Sociologia no Brasil, dentro do recorte temporal: ... -
Trello colaborativo e a inclusão escolar do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]A presente pesquisa teve por objetivo elaborar um roteiro instrucional para uso do TRELLO que é um aplicativo que serve como uma ferramenta, por se tratar de um canal de comunicação online em tempo real, e a contemplar-se ... -
Música e movimento na Educação Infantil: diálogos possíveis e conexões entre a Base Nacional Comum Curricular e práticas pedagógicas com crianças de 5 anos a partir da perspectiva da abordagem orff-schulwerk
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]Com a promulgação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2017), instituições de Educação Infantil voltaram-se para a adequação de seus programas norteados pelos eixos estruturantes, direitos de aprendizagem e ... -
O uso de jogos como recurso no processo de ensino-aprendizagem de Astronomia no 5º ano do Ensino Fundamental I.
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]A Astronomia é uma área extremamente abrangente presente no currículo oficial da Educação Brasileira, desde o Ensino Básico dos anos iniciais ao Ensino Médio, e que desperta o interesse entre os alunos; por outro, lado ... -
Percepção ambiental de estudantes do ensino fundamental I da rede municipal de ensino da Estância Turística de Piraju como motivação para o desenvolvimento de um aplicativo voltado à educação ambiental em espaços formais e não formais de ensino
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]A presente dissertação trata-se de um estudo de mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Docência para a Educação Básica que objetivou caracterizar a percepção ambiental de parcela de estudantes dos 5° Anos o ... -
Tecnologias digitais e o currículo dos anos iniciais do ensino fundamental: análises e proposições
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) incorporadas à educação estão diversificando e trazendo melhorias para os processos de ensino e aprendizagem, por meio de diversas ferramentas e aplicações que ... -
Educação e emancipação: direitos humanos, filosofia e história
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]O trabalho aqui descrito tem por objetivo compreender a construção histórica dos Direitos Humanos e, como a análise desse processo pode ser aplicado dentro das Ciências Humanas para a Educação Básica a fim de despertar nos ... -
Quiz: elemento desencadeador do desenvolvimento dos conceitos de formas geométricas em crianças da educação infantil
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]Esta pesquisa teve como objetivo identificar e analisar elementos mediadores da formação de conceitos de formas geométricas por crianças da Educação Infantil por meio de um quiz elaborado a partir da perspectiva ... -
Letramento em Libras no contexto da educação inclusiva a partir de gêneros textuais
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]A presente pesquisa pretende elaborar e propor caminhos para a melhoria do ambiente escolar no acolhimento aos alunos surdos. O objetivo desse trabalho é maximizar o impacto da prática de Libras na sala inclusiva, ... -
Educação em escolas rurais de Pariquera-Açu: proposta de ensino de ciências em salas multisseriadas.
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]O presente estudo tem como contexto educacional uma escola rural no município de Pariquera-Açu, no interior de São Paulo. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com características de estudo documental e ... -
A avaliação de ambientes institucionais para crianças pequenas: critérios para a qualidade na educação infantil
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]A avaliação e a qualidade na Educação Infantil – EI representam temáticas controversas e fontes fecundas para pesquisas, debates e estudos acerca de quais processos metodológicos ou critérios utilizados são os mais apropriados ... -
Esino de libras para crianças surdas e ouvintes: planejamento e desenvolvimento de um Sinalário Ilustrado Interativo
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]A presente pesquisa tem por objetivo elaborar um objeto virtual de aprendizagem em formato de um sinalário ilustrado interativo para o ensino da Libras para os alunos surdos e ouvintes dos anos iniciais do ensino fundamental, ... -
O ensino do conteúdo jogos na Educação Física: possibilidades e desafios.
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]Ao longo da história, os jogos vêm se estabelecendo como uma das produções culturais da humanidade e suas origens transitam no campo das significações. Por se fazer presente ainda em nossos dias e integrar as manifestações ... -
Educação Financeira no ensino médio: desvelando as armadilhas do capital
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]Está pesquisa tem como tema a Educação Financeira no ensino médio, onde seu estudo baseia-se em resoluções de problemas cotidianos. A problemática que emerge essa pesquisa é vista na reflexão de que o capital se serve da ... -
Os memes como recurso pedagógico na construção de valores morais no ensino médio
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]A presente pesquisa revela a preocupação com a assimilação de valores morais pelos alunos do Ensino Básico, especialmente os adolescentes do Ensino Médio. O objetivo desse estudo foi conhecer e compreender as possíveis ... -
Metodologias ativas no ensino de Ciências para formação de um sujeito ecológico
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]Nesta pesquisa analisamos a contribuição da utilização de metodologias ativas no ensino de ciências para a formação de um sujeito ecológico. Propusemos e desenvolvemos um total de 26 atividades, totalizando 78 aulas, sendo ...