Dissertações - Docência para a Educação Básica (Mestrado Profissional) - FC

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 238
  • ItemDissertação de mestrado
    O jogo na educação física escolar e a aprendizagem socioemocional: superando conflitos escolares na adolescência
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-29) Cesário, Flaviane da Silva Mendes; Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Os jogos fazem parte da história dos primórdios da humanidade, representando aspectos culturais e sociais de diferentes povos. Estão presentes no ambiente escolar, por vezes, de maneira informal e descontextualizada. A utilização do jogo com objetivos pedagógicos se faz cada vez mais pertinente, envolvendo contextos e necessidades que surgem como desafios para os educadores. Na prática da Educação Física, como a aprendizagem socioemocional através dos jogos pode auxiliar na resolução de conflitos no ambiente escolar? Com esse questionamento inicial, esta pesquisa teve como objetivo geral: Evidenciar as implicações do ensino de jogos nas aulas de Educação Física no desenvolvimento da aprendizagem socioemocional. E objetivos específicos: Levantar os conflitos interpessoais presentes no contexto escolar; Elaborar sequência pedagógica com jogos que ressaltem as emoções, relevando-se os princípios norteadores da aprendizagem socioemocional. A revisão de literatura envolveu conceitos e discussões sobre Educação Física Escolar, Jogos e Aprendizagem Socioemocional. Foram definidos como participantes sete professores de uma escola municipal de uma cidade do interior paulista, Bauru e uma turma de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, com vinte e oito alunos. A pesquisa foi de natureza qualitativa e por intermédio do método da pesquisa-ação. O instrumento de coleta de dados utilizado foi a entrevista com relatos gravados, transcritos e feita a análise de conteúdo. Os dados obtidos indicam que os professores têm pouco conhecimento e formação para propiciar experiências de aprendizagens socioemocionais mesmo sabendo da importância dessa formação para os estudantes do Ensino Fundamental. Esta pesquisa é um pequeno recorte da realidade escolar, mas que indica a necessidade de rever práticas, muitas vezes, perpetuadas mas que não contemplam o desenvolvimento das habilidades socioemocionais estarem presentes com intencionalidade no currículo, assim como o papel principal da educação. O produto educacional é um e-book com o título “Trabalhando Jogos para desenvolver a inteligência socioemocional”. A intervenção com esse produto, registrados com diários de aulas, indicou que os estudantes começaram a refletir sobre suas condutas, agir com mais respeito e melhoraram a convivência com os pares, esses resultados corroboram com a necessidade de pensar em práticas que modifiquem a cultura escolar e o modo que os estudantes e professores analisam e mediam conflitos.
  • ItemDissertação de mestrado
    Enriquecimento curricular: foco no rastreio para identificação de altas habilidades/superdotação por meio de práticas pedagógicas inclusivas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-07-10) Souza, Verônica Maria Gonçalves de; Zanata, Eliana Marques [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    São inúmeros os aspectos discutidos no âmbito acadêmico sobre a incipiência de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação no cenário educacional brasileiro. Entre as principais questões desafiadoras nesse processo destaca-se a definição de instrumentos para o rastreio em sala de aula, que pode ser a observação e registros de práticas pautadas no Enriquecimento Curricular, cujo envolvimento dos estudantes pode evidenciar aqueles que apresentam comportamentos com indicadores superdotados. O objetivo geral da pesquisa foi elaborar uma sequência didática de conteúdos específicos do 5º ano, pautadas nos pressupostos do enriquecimento curricular que evidencie comportamentos associados à AH/SD, baseado nos princípios da teoria de Renzulli. Para alcançá-lo o percurso metodológico pautou-se em uma abordagem qualitativa, com intervenção em sala de aula. Como instrumentos de coleta de dados temos: a) Lista de Verificação de Identificação de Indicadores de Altas Habilidades/Superdotação – LIVIAHSD (PÉREZ; FREITAS, 2016) e a lista sobre campos de interesse; b) relatório de aplicação dos vídeos pelos professores. Os participantes foram professores e estudantes que estão no 5º Ano do Ensino Fundamental, em uma unidade escolar pública, no interior de São Paulo. Esta pesquisa destaca-se por sua relevância, podendo ser usada em média escala, ou seja, em uma escola ou por polos de escolas. Usando desta forma para rastreio de alunos com ou sem AH/SD, uma vez que professores podem aplicar este material, pois nesta pesquisa foi rastreado alunos que podem ter AH/SD tanto para o tipo produtivo-criativo, quanto para o acadêmico.
  • ItemDissertação de mestrado
    As dimensões ensináveis do gênero trailer honesto: contribuições para o ensino e aprendizagem de práticas de multiletramentos no Ensino Médio
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-29) Bormio, Gisele Ferreira de Paiva; Manzoni, Rosa Maria [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta dissertação, realizada em nível de mestrado profissional, no Programa Docência para Educação Básica, da Unesp de Bauru/SP, foi desenvolvida por meio de uma pesquisa de análise documental. Esta pesquisa inscreve-se no referencial teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) que compreende o agir humano nas atividades de linguagem (BRONCKART (1999); nos estudos da Pedagogia dos Multiletramentos (Kalantzis; Cope; Pinheiro, 2020), na psicologia da aprendizagem de Vygotsky (2009), especificamente no conceito de zona de desenvolvimento proximal; na Engenharia Didática do ISD (DOLZ; SCHNEUWLY, 2004) e nos postulados bakhtinianos, sobretudo nos conceitos de dialogismo e polifonia ([1979]2003; [1929]2018) e de arquitetônica (Círculo de Bakhtin, MEDVIÉDEV/BAKHTIN, [1928]2012).Teve como objetivo modelizar didaticamente o gênero trailer honesto, a fim de evidenciar suas características sociocomunicativas, discursivas, linguísticas, visuais e sonoras, e, assim, revelar suas dimensões ensináveis para o ensino de língua portuguesa. A interação dessas linguagens introduz o aprendiz às práticas de multiletramentos, mediadas pelas suas culturas trazidas para dentro da escola. O percurso metodológico da pesquisa seguiu as etapas da modelização didática do gênero (DOLZ; SCHNEUWLY, 2004) e o delineamento da pesquisa documental (GIL, 1991). O resultado do processo de modelização do gênero trailer honesto mostrou que esse gênero é um instrumento propício para ensinar determinados conteúdos de língua portuguesa, numa progressão em espiral que se inicia com a sensibilização ao gênero em sua recepção até um aprofundamento das dimensões ensináveis, no uso de técnicas de linguagem cinematográfica para a sua produção. Tais conteúdos serão ensinados de forma intencional, formal e sistematizada, quais sejam: processos de intertextualidade (paródia, ironia, bricolagem, paráfrase, alusão); figuras de linguagem; levantamento de questões controversas; apropriação do patrimônio histórico-cultural do contexto cinematográfico por meio de estéticas, como remix, sampling e mashup, e de técnicas linguísticas e audiovisuais (jiu-jitsu midiático; tropos; falar Buffy; bewbs; porking; stares; easter eggs; overdubbing e spin-off) constitutivos da parte semântica do trailer honesto. Antes de tudo, esse gênero é propício para fazer a relação entre as semioses que constituem a arquitetônica do trailer honesto.
  • ItemDissertação de mestrado
    A cadeia produtiva do couro e seus impactos ambientais: material didático de apoio as aulas de geografia na educação básica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-07-28) Capelozza, Nilton José; Magnoni Júnior, Lourenço [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho tem por objetivo geral, levar os alunos a problematizarem sobre os impactos da cadeia produtiva do couro, debatendo e refletindo sobre seus possíveis impactos ambientais e o ensino de Geografia como instrumento provocador das transformações sociais, colocando a escola como espaço político e ativo, promotor de reflexões sobre uma realidade onde o meio natural é visto simplesmente como fonte de recursos a uma sociedade capitalista e, portanto, consumista. A compreensão sobre a relação do homem com o meio é de extrema relevância a sobrevivência humana e do planeta. Utilizou-se para intervenção junto aos alunos da 1ª Série do Ensino Médio, uma sequência didática com iluminação da pedagogia histórico-crítica (Saviani, 1999), e que fez uso de diversos materiais impressos e midiáticos na tentativa de provocar reflexões e tomada de consciência. Apoiando a instrumentalização dos alunos, utilizou-se uma animação didática sobre a cadeia produtiva do couro, que apresentamos como objeto final do trabalho e que se mostrou positiva a finalidade proposta, retendo a atenção e estimulando reflexões e questionamentos. A cidade de Bocaina – SP é uma das muitas que deve grande parte do seu setor econômico a pecuária, inserida na cadeia produtiva do couro com diversas atividades, dentre as quais tem-se destaque os curtumes e fábricas de produção de equipamentos de proteção individual (EPI).
  • ItemDissertação de mestrado
    Metodologias ativas no contexto de classes hospitalares
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-06-16) Crivellari, Isabela de Oliveira; Santos, Andréa Rizzo dos [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Os espaços de atuação do pedagogo têm se ampliado e, desde o século XX, o atendimento pedagógico de crianças e jovens hospitalizados já estava assegurado por lei, fazendo com que o ambiente hospitalar passasse a ter espaço para esse profissional, que deve garantir a escolarização dos sujeitos enfermos em idade escolar. Porém, diversos estudos trazem que a formação do pedagogo para atuar nesse ambiente é limitada, e muitos apresentam dificuldade no momento de estruturar sua prática. Nesse sentido, esta pesquisa objetivou identificar e compreender os desafios pedagógicos dos professores de classes hospitalares, bem como as práticas, metodologias e sequências didáticas adotadas por eles nesse ambiente. Assim, por meio de uma pesquisa colaborativa participante com abordagem qualitativa, foram participantes três professores de três classes hospitalares de duas cidades do interior do estado de São Paulo e 21 crianças hospitalizadas. A coleta de dados aconteceu de fevereiro de 2022 a abril de 2023, e foi realizada incialmente com observações e anotações de atividades desenvolvidas nas classes hospitalares em um diário de campo e com a aplicação de uma entrevista semiestruturada às professoras. A entrevista procurou compreender as experiências, a formação, os desafios e como acontecia o planejamento e a rotina das classes hospitalares. Nas observações, um dos desafios enfrentados nesse ambiente foi a falta de conhecimento de alunos e familiares sobre o direito de continuar os estudos durante um tratamento e, dessa forma, um dos produtos educacionais desenvolvidos foi um livro paradidático para explicar o que é uma classe hospitalar. Além disso, foi desenvolvido um guia pedagógico com explicações sobre metodologias ativas de aprendizagem e uma unidade didática pautados nessas metodologias e com atividades adaptadas para o contexto hospitalar, tendo o sujeito como protagonista de sua aprendizagem. Após a aplicação do livro paradidático desenvolvido, os alunos eram convidados a realizar as atividades da unidade didática proposta no guia e, em todas as aplicações, foram feitos um pré e um pós-teste para identificar mudanças cognitivas. Assim, essa pesquisa demonstra que é possível a aplicação de metodologias ativas em classes hospitalares, que os alunos mostraram avanços nas competências dos conteúdos abordados nas intervenções, e que durante todo o processo foi observado identificação dos alunos e engajamento nas atividades propostas. Por fim, cabe ressaltar que os produtos educacionais desenvolvidos são ferramentas práticas dos quais alunos e professores de classes hospitalares e de classes regulares podem se beneficiar, ampliando e evidenciando o direito à educação a todas as pessoas, inclusive alunos que enfrentem alguma enfermidade, e trazendo experiências de aprendizagens transversais e práticas.
  • ItemDissertação de mestrado
    Educação moral no ensino médio: possibilidades de intervenção em uma escola de ensino integral
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2018-08-29) Miranda, João Gabriel Jeziorny; Lepre, Rita Melissa [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente trabalho tem como problema a seguinte questão colocada originalmente pelo filósofo Sócrates: é possível ensinar a virtude, ou, é possível formar os indivíduos eticamente? Diante dessa questão e da necessidade, no contexto brasileiro, de fazer avançar uma sociedade democrática, realizamos um estudo qualitativo, do tipo Pesquisa-ação, com o objetivo de analisar o desenvolvimento moral de adolescentes estudantes do Ensino Médio a partir de uma intervenção baseada no referencial teórico conhecido como Educação Moral, inspirada na psicologia de Piaget, Kohlberg, nos trabalhos de Puig e fundamentada na filosofia de Sócrates e Kant. Participaram da intervenção 34 estudantes de uma unidade escolar da rede pública paulista integrante do Programa de Ensino Integral, que consistiu na aplicação de uma avaliação do raciocínio moral composta por questões abertas baseadas na adaptação do Dilema de Heinz. Tal avaliação foi aplicada antes e depois da realização de um conjunto de três atividades para promoção de educação moral, são elas: compreensão crítica, clarificação de valores e discussão de dilemas morais. O tratamento e análise dos dados da intervenção foram realizados a partir do referencial do Discurso do Sujeito Coletivo e as avaliações foram analisadas tendo como referência os níveis e estágios do raciocínio moral categorizados por Kohlberg. Como principais resultados destaca-se a redução do número de jovens nos níveis pré-convencional e o aumento no nível pós-convencional assim como um avanço nos estágios de desenvolvimento moral dos alunos em comparação com os resultados da primeira avaliação. Tais resultados demonstram a eficácia de atividades elaboradas com o objetivo de promover o desenvolvimento moral e indicam a necessidade e importância do desenvolvimento dessas atividades em sala de aula pelas diversas disciplinas. Assim sendo, como produto pedagógico decorrente da presente pesquisa, oferecemos um guia para professores abordando procedimentos e atividades dirigidas ao desenvolvimento moral de jovens estudantes do Ensino Médio.
  • ItemDissertação de mestrado
    Ensinakids: repositório educacional digital colaborativo para a educação infantil
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-06-13) Bueno, Graziela Caldeira; Carvalho, Dariel de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    As tecnologias digitais estão presentes em todos os espaços sociais, inclusive nas escolas, que buscam através de recursos digitais, potencializar o processo ensino e aprendizagem. O uso de repositórios de objetos de aprendizagem contribui nesse processo, otimizando o armazenamento e a busca por recursos digitais que podem ser utilizados em todas as etapas de ensino, inclusive na Educação Infantil. O presente trabalho teve por objetivo geral desenvolver e avaliar um repositório educacional digital colaborativo de objetos de aprendizagem, estruturado a partir dos objetivos de desenvolvimento e aprendizagem da Base Nacional Comum Curricular, que contribuísse com a aprendizagem dos alunos da Educação Infantil. Para tanto, foram estabelecidos três objetivos específicos: produzir o repositório educacional digital colaborativo com foco nas especificações e usabilidade do público-alvo da Educação Infantil, analisar o repositório digital colaborativo quanto à usabilidade de alunos e professores e ainda verificar a contribuição do repositório digital como recurso de intervenção na aprendizagem de alunos da Educação Infantil. A pesquisa teve cunho qualitativo, baseada na pesquisa de desenvolvimento e utilizou como estratégia de levantamento de dados a pesquisa de campo. O estudo foi desenvolvido em duas etapas, sendo a primeira realizada com 30 docentes da Educação Infantil que responderam a um questionário online com perguntas que possibilitaram a formação de perfil do público-alvo e levantamento de informações que auxiliaram na estruturação e produção de um Repositório Educacional Digital Colaborativo para a Educação Infantil, permitindo a definição de layout, funcionalidades, filtros de busca, categorias de organização dos Objetos de Aprendizagem, entre outros aspectos. O planejamento e a produção do produto educacional através dos dados obtidos, deu-se pela utilização da metodologia Design Thinking. A segunda etapa da pesquisa, ocorreu com o produto finalizado e envolveu sua aplicação com 17 alunos e seis professores da unidade escolar selecionada, verificando sua usabilidade e seu potencial de contribuição com a aprendizagem de conteúdos escolares. Os resultados obtidos com a pesquisa evidenciaram que o Repositório “EnsinaKids” construído colaborativamente no decorrer da pesquisa, atendeu aos aspectos de usabilidade tanto de alunos quanto de professores e contribuiu na aprendizagem de conteúdos escolares de alunos da Educação Infantil. Concluiu-se com a pesquisa que o uso de Repositórios de Objetos de Aprendizagem pode potencializar o processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil, principalmente se utilizados com intencionalidade pedagógica.
  • ItemDissertação de mestrado
    Projeto de aprendizagem socioemocional para o contexto escolar no ensino fundamental: estudo, intervenção professoral e análise
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-29) Souza, Simone Pires de; Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Introdução: o cotidiano escolar público brasileiro é repleto de “violências” e “sucessos” educacionais no que diz respeito à atuação professoral, na formação estudantil de novas gerações de jovens adultos, aptos ao mundo do trabalho e enfrentamentos socioculturais. Questão problema de pesquisa: a atuação professoral-pesquisador(a), na perspectiva do ensino da aprendizagem socioemocional, por intermédio de um projeto escolar, diferencia na formação e posturas de adolescentes, especialmente, daqueles com perfis conflituosos pessoais e sociais e, concomitantemente, com dificuldades nos estudos? Hipótese: o ensino da aprendizagem socioemocional, por intermédio de projeto escolar e, de acordo com a atuação professoral-pesquisador(a), potencializa uma formação estudantil diferenciada, principalmente, aos estudantes com problemas emocionais. Objetivo: na presente pesquisa, foi o de analisar as potencialidades de um projeto em educação socioemocional, num contexto escolar de estudantes de 6º anos do Ensino Fundamental e, consequentemente, na possível ressignificação de perfis estudantis que se apresentam conflituosos e com dificuldades em relacionamentos interpessoais e de aprendizagens acadêmicas. Revisão da literatura e documental: abrangeu estudos nas áreas da saúde EMOCIONAL e educação escolar. Universo da pesquisa: abrangeu doze estudantes de uma escola estadual, situada na periferia de uma cidade do interior paulista, que apresentavam alguns comportamentos (brigas, xingamentos, assédios etc.), de acordo com registros escolares. Metodologia: qualitativa, estudo exploratório e pesquisa-ação, com intervenção da ora professora e pesquisadora do presente estudo de caso (grupo estudantil), realizada em seis encontros e desenvolvido o projeto de ações pedagógicas referentes ao ensino e à aprendizagem socioemocional. Análise e Discussão dos Dados: literatura científica e da educação, há tempos, apresentam dados de programas educacionais com resultados eficazes no que diz respeito ao ensino da aprendizagem socioemocional em contextos escolares. Nesse sentido, também, na presente pesquisa-ação foi constatada a potencialidade do projeto no âmbito da aprendizagem socioemocional, possibilitando ao referido grupo de adolescentes novas aprendizagens e, consequentemente, vislumbrou-se uma formação escolar diferenciada, ou melhor, o ensino da aprendizagem socioemocional como eficaz diretriz pedagógica escolar, professoral, estudantil e familiar. Considerações finais: urge concretizar políticas públicas escolares no campo da aprendizagem socioemocional, bem como, projetos políticos pedagógicos ressignificados e pesquisas interdisciplinares abrangentes, referentes à melhor educação para a saúde do corpo e sociedade brasileira. Produto Educacional: e-book “Crescer para transformar”.
  • ItemDissertação de mestrado
    O ensino de esporte na escola: uma abordagem baseada na pedagogia histórico-crítica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-10-27) Almeida, Guilherme Mantovan de; Silva, Luciene Ferreira da [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O objetivo deste trabalho é analisar a problemática do ensino do esporte na escola, em aulas de Educação Física, com enfrentamento de questões reincidentes e relevantes na história dos sujeitos na sociedade de classes, como o preconceito, e a partir da Pedagogia histórico-crítica (PHC) sustentar uma abordagem crítico superadora que facilite a aprendizagem em uma perspectiva crítica, humanizadora e transformadora, desenvolvendo também um objeto de aprendizagem que auxilie em tal aprendizagem. A metodologia, pautada do materialismo histórico-dialético, utilizou- se da pesquisa documental, com o estudo da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) e do Referencial Curricular da Rede Municipal de Ribeirão Preto – SP (RIBEIRÃO PRETO, 2019), além da pesquisa bibliográfica, para compreender como a problemática ocorria no contexto de ensino. Conclui-se que as manifestações de preconceito nas aulas de Educação Física que abordaram o esporte estão ligadas um processo histórico de alienação e reificação, junto da influência midiática e do pragmatismo da pedagogia das competências, que influenciam os currículos e as concepções pedagógicas vigentes. O objeto de aprendizagem (produto) foi desenvolvido em forma de e-book, e considerando as vivências na escola e a experiência do professor, considera-se que o material tem valor para o ensino de esporte para além da superfície do fenômeno e colabora com a educação dos alunos (as) da escola pública nas aulas de Educação Física.
  • ItemDissertação de mestrado
    A avaliação na Educação Física: entre os saberes construídos e o protagonismo dos estudantes
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-02) Nadim, Pedro Henrique Barbosa; Ferreira, Lílian Aparecida [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A avaliação vem se configurando como um elemento indispensável nos processos de ensino e de aprendizagem e tem se constituído como um dos temas mais complexos e desafiadores da Educação e, portanto, igualmente da Educação Física (EF). Articulados à questão da avaliação estão os modos de identificar o que se aprende nas aulas de EF e, sob este viés, a participação dos estudantes tem papel fundamental, na medida em que são eles, junto com o docente, que também sentem, percebem e reconhecem aquilo que efetivamente vem se apropriando nas aulas. Deste modo, esta pesquisa teve como objetivo geral identificar e analisar as relações dos estudantes com a construção dos processos avaliativos em aulas de EF correspondente à temática práticas corporais de aventura urbanas (PCAU). Por este caminho, enquanto objetivos específicos, buscamos: a) constatar quais sentidos os alunos atribuem à avaliação na EF; b) identificar e analisar possíveis mudanças nas percepções e entendimentos dos mesmos a respeito da avaliação relativas ao referido componente curricular; c) apresentar indícios de uma possível proposta avaliativa; d) identificar se os estudantes se reconhecem como protagonistas do processo avaliativo. Os participantes da pesquisa foram estudantes da 3ª série do Ensino Médio de uma escola da rede estadual pública de São Paulo, localizada em uma cidade do interior. A escolha desse público se deu pelo fato de envolver o campo de atuação do professor de EF deste estudo que, nesse percurso investigativo, assumiu, simultaneamente, o papel de professor e pesquisador. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo intervenção pedagógica, envolvendo uma perspectiva colaborativa. A coleta de dados foi organizada por etapas. Na 1ª etapa foi realizada a construção de uma Unidade Didática (UD) de modo colaborativo entre o professor-pesquisador e os estudantes, abrangendo o estudo da temática (PCAU), com enfoque nos processos avaliativos. Nesse momento da pesquisa, a coleta dos dados se deu por meio da produção de diários de aula pelo professor-pesquisador, da realização de rodas de conversa entre este e os alunos, como também, através de relatos pessoais elaborados pelos estudantes. Já a 2ª etapa do estudo, desenvolvida após a finalização da UD, compreendeu a realização de um grupo focal com alguns alunos da turma que haviam participado da etapa anterior. A análise dos resultados nos permitiu a elaboração de três categorias de análise: i) A avaliação como um elemento essencial e indissociável de um percurso pedagógico correspondente à Educação Física; ii) As relações com o saber construídas e vivenciadas pelos estudantes nas (e com) as aulas de Educação Física numa perspectiva avaliativa; iii) Repensando as concepções de avaliação na Educação Física: para além das provas e atribuição de notas. Constatamos que os estudantes demonstraram reconhecer a importância da avaliação como acompanhamento do processo de suas aprendizagens nas aulas de EF, para além da realização de provas e da atribuição de notas. Depreendemos que a EF corresponde a um componente curricular que lida com diversos saberes, além daqueles específicos relativos ao saber fazer (saber-domínio), possibilitando múltiplas possibilidades de aprendizagens, o que requer, igualmente, que sejam pensadas maneiras diversas de se avaliar tais aprendizagens. Evidenciamos uma mudança relevante na concepção avaliativa dos alunos ao longo do percurso pedagógico desenvolvido, apontando para uma possível construção relativa ao entendimento de que a avaliação não se restringe à realização de provas e à atribuição de notas, partindo para uma compreensão avaliativa vinculada a um processo que pode conduzir os alunos à aprendizagens mais significativas, favorecendo o protagonismo discente. Dessa maneira, concluímos, que o percurso pedagógico construído e vivenciado nesta pesquisa evidenciou mudanças nas percepções dos estudantes correspondentes à construção das suas relações com a apropriação do saber nas aulas de EF, o que inclui, também a avaliação, abrindo caminho para novas reflexões e possíveis indicações de estudos a respeito das aprendizagens e dos processos avaliativos a estas vinculados, para além da perspectiva docente.
  • ItemDissertação de mestrado
    O jogo nas aulas de educação física: por uma educação para e pelo lazer sustentada pela pedagogia histórico-crítica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-31) Oliveira, Danilo Polizer de; Silva, Luciene Ferreira da [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Atualmente a educação está sob condicionantes impostos pelo modelo econômico capitalista com uma perspectiva neoliberal que impacta diretamente a rotina escolar através da ideologia da produtividade, reduzindo os tempos e os espaços para a vivência do jogo no ambiente escolar. Além disso, percebe-se na concepção de ensino pautada no aprender a aprender, trazida pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), um modelo de educação que almeja a formação alienada dos sujeitos para que estes possam se adaptar a qualquer condição imposta pelos meios de produção. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo analisar um processo de apropriação do conhecimento sobre jogo por parte de estudantes nas aulas de Educação Física com base na Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) em prol da construção de uma educação para e pelo lazer. O presente trabalho foi realizado com estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental (Anos Iniciais) de uma escola do interior de São Paulo. A pesquisa está amparada nas teorias pedagógicas contra hegemônicas, e em autores que ressaltam a importância do jogo e do lazer para a transformação social. A abordagem metodológica apoia-se no método da pesquisa-ação. Os dados foram coletados através de diário de campo do pesquisador e questionários específicos aplicados aos alunos. Dentre as conclusões, é possível verificar que a PHC contribuiu de maneira significativa no processo de apropriação dos participantes referente aos conceitos do lazer, em especial à característica de atividades que proporcionem prazer ao ser humano, e favoreceu a ampliação dos saberes do público alvo do estudo referente às características essenciais do jogo como a liberdade na elaboração das regras. A prática social inicial dos alunos e das alunas da escola pública inicialmente se mostrou reduzida e a PHC permitiu a ampliação e aprofundamento da compreensão do lazer por esses estudantes, à quem a agenda liberal prevê e materializa uma educação superficial.
  • ItemDissertação de mestrado
    Metodologias ativas no ensino e aprendizado de Educação Física
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-01) Santos, Tiago Oliveira dos; Rossi, Fernanda [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este estudo foi desenvolvido com uma turma de 9º ano do ensino fundamental da rede estadual de São Paulo, durante as aulas de Educação Física, com o objetivo geral: desenvolver e analisar um processo de ensino e aprendizagem em Educação Física com foco nas Metodologias Ativas, tendo como objetivos específicos: verificar o impacto das Metodologias Ativas na participação, na aprendizagem, no protagonismo e na autonomia dos estudantes e sistematizar, em material digital, o processo de ensino e aprendizagem para subsidiar o trabalho docente e potencializar a aprendizagem dos estudantes. A metodologia foi fundamentada na pesquisa qualitativa e participante, tendo contado com 30 estudantes e uma professora de Educação Física da turma como participantes. Foram utilizados para coleta de dados as técnicas de grupo focal, entrevistas semiestruturadas e diários de campo. Por intermédio da análise dos dados foi constatado que o uso das Metodologias Ativas impactaram positivamente na aprendizagem, participação, interesse e protagonismo dos estudantes, sendo que antes da pesquisa apenas 20% dos estudantes consideravam ter interesse e participação excelente, passando a ser de 60% após o desenvolvimento da pesquisa; sobre o protagonismo juvenil, 60% dos estudantes se sentiram protagonistas durante as aulas, enquanto 75% deles relataram ter mais autonomia na realização das tarefas. Nas Metodologias Ativas utilizadas encontramos na Aprendizagem Baseada em Problema um resultado de 65% dos estudantes com aprendizagem considerada eficiente, na Sala de Aula Invertida 70% e na Gamificação 60%, gerando ao final do estudo um impacto positivo em que 85% dos estudantes relataram ter aprendido melhor as habilidades previstas para o bimestre e desenvolvidas pela pesquisa por meio das metodologias ativas, colaborando para que se sentissem mais autônomos e responsáveis pelo seu processo de ensino e aprendizagem, culminando em uma aprendizagem mais significativa.
  • ItemDissertação de mestrado
    O ensino da Educação Física na escola: articulação entre a Pedagogia Histórico-Crítica e a Praxiologia Motriz
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-03) Bien, Manaíra Gonçalves; Ferreira, Lilian Aparecida; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O trabalho sequencial, organizado e dirigido por professores, pode significar um importante passo no processo de apropriação dos conhecimentos historicamente produzidos pela humanidade e uma formação do indivíduo enquanto sujeito histórico, crítico e consciente da realidade social em que vive. Nesse sentido, após levantamento com professores de Educação Física de um município do interior de São Paulo, constatou-se significativa dificuldade de estabelecer relações entre o ensino de Educação Física e a pedagogia histórico-crítica. Por conta disso, o objetivo geral desta pesquisa foi elaborar, desenvolver e analisar uma intervenção pedagógica de ensino do tênis de campo para uma turma do 4º ano do ensino fundamental, com base na pedagogia histórico-crítica e orientada por análises praxiológicas. A realização dessa proposição de ensino se deu por um período de oito semanas, com duas aulas semanais de cinquenta minutos cada, compreendendo um bimestre letivo. A professora de Educação Física da turma era simultaneamente a docente e a pesquisadora do estudo. A investigação se assentou nos pressupostos da pesquisa-intervenção. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram: a) questionário aplicado aos estudantes; b) registros em diários de aula pela professora/pesquisadora; c) e rodas de conversa com os estudantes. A análise dos dados e as discussões foram realizadas a partir dos cinco momentos propostos pela pedagogia histórico-crítica: 1) no ponto de partida da prática social, identificou-se que os estudantes possuíam os conhecimentos baseados no senso comum, não apropriação dos conhecimentos elaborados e falta de domínio sobre o entendimento necessário para o desenvolvimento do jogo; 2) a problematização evidenciou os desafios no âmbito da prática social, ou seja, o tênis como um conhecimento restrito a uma classe social e o ensino centrado em técnicas esportivas desvinculadas do jogo; 3) a instrumentalização demonstrou que os estudantes avançaram na compreensão do esporte, caminhando do conhecimento simplista e superficial para um patamar que possibilitou a orientação de suas ações na realidade concreta, superando o nível sincrético ao qual se encontravam no início; 4) na catarse, verificou-se a expressão dos conhecimentos nas formas mais elaboradas e uma compreensão crítica da realidade; 5) a prática social se mostrou agora mais complexa, constituindo-se como um novo ponto de partida para outros saltos qualitativos no processo de constituição do conhecimento acerca do tênis de campo. Tais reflexões permitem afirmar que a pedagogia histórico-crítica e as análises praxiológicas do tênis de campo orientaram e fundamentaram o trabalho pedagógico com a Educação Física no processo de apropriação por parte dos estudantes, dos conhecimentos historicamente produzidos pela humanidade, articulando conhecimentos teóricos e ações práticas, uma vez que os estudantes avançaram do pensamento sincrético acerca do tema para uma perspectiva mais sintética.
  • ItemDissertação de mestrado
    Usando a tecnologia digital para promover valores e atitudes antirracistas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-03) Nery, Heloisa Baptista; Mello, Denise Fernandes de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho é fruto de uma pesquisa descritiva de caráter qualitativo pertencente ao campo das relações étnico-raciais, elaborada no curso de mestrado profissional “Docência para a Educação Básica”, ofertado pela Faculdade de Ciências, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus de Bauru - SP, e o nosso objetivo era desenvolver um artefato pedagógico digital, utilizando estratégias didáticas baseadas em metodologias ativas a partir dos princípios dos círculos de cultura, contribuindo para o desenvolvimento de valores e atitudes antirracistas por alunos do Ensino Fundamental I. Sendo assim, apresentamos o desenvolvimento de um canal no YouTube sobre o tema racismo, com 44 alunos do quinto ano do Ensino Fundamental de uma escola privada, na cidade de Bauru, interior do estado de São Paulo, realizada em 2020 durante a pandemia de COVID-19 por meio do ensino remoto. O tema foi escolhido pelos próprios alunos diante do contexto social do movimento Black Lives Matter, ocorrido no mesmo ano em Minneapolis (EUA), quando um cidadão negro foi assassinado por um policial branco. A proposta foi desenvolvida inicialmente nas aulas de Práticas Sociais e Culturais e, em 2021, teve continuidade nas aulas de Língua Portuguesa e Ciências Humanas. Utilizamos a metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos e o trabalho em grupos colaborativos, buscando, por meio da problematização proposta pelos círculos de cultura, o engajamento intelectual dos alunos e o aprofundamento no tema por meio do estudo de conteúdos da História do Brasil, a partir de uma perspectiva intercultural crítica e conforme os fundamentos da Educação Antirracista, contribuindo ainda para a promoção do letramento digital e midiático e para a construção de uma postura de produtores de conteúdos digitais relevantes e de qualidade. O canal intitulado “Da Escola para o Mundo” constitui o produto educacional aqui citado e conta com 8 vídeos produzidos e editados pelos estudantes participantes da pesquisa que estavam sob a mediação da professora/pesquisadora em uma relação intergeracional. A validação sócio educacional do artefato pedagógico ocorreu durante o seu processo de elaboração com os próprios alunos participantes da pesquisa e, após finalizada a proposta, 81 alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental da mesma escola o avaliaram. O resultado evidenciou que as atividades cooperaram para a ampliação da reflexão, da criatividade, da solidariedade, da autonomia e da consciência crítica. Outro destaque foi a aplicabilidade positiva do recurso em outros contextos para o desenvolvimento de uma educação para a equidade e para o desenvolvimento de outras aprendizagens envolvendo a temática, servindo como inspiração para outras práticas pedagógicas.
  • ItemDissertação de mestrado
    Um estudo sobre a abordagem da violência contra mulheres no ensino de filosofia
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-17) Gomes, Gabriela Cavalante Alves; Machado, Vitor [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Buscou-se investigar se os materiais disponibilizados pela Secretaria Estadual de Educação, no estado de São Paulo, e destinados ao ensino de Filosofia, abordam o tema violência contra mulheres no ensino médio, e de que forma isso acontece. Este assunto faz-se necessário devido à sua permanência na sociedade brasileira, por sua relação intrínseca com a desigualdade de gênero, e em função desta realidade atravessar de diferentes maneiras a vida dos discentes. Trata-se de uma investigação de abordagem qualitativa, que visa ampliar a compreensão sobre o cenário investigado, bem como, problematizar a permanência e as causas históricas, econômicas, sociais, políticas e culturais relacionadas à violência contra a mulher na sociedade brasileira a partir do ensino de Filosofia. A coleta de dados deu-se por meio da pesquisa bibliográfica, da análise de documentos, e da análise de conteúdo (BARDIN, 2011); sendo sua fundamentação epistemológica o materialismo histórico-dialético. A fim de identificar o tratamento do tema em questão, tomou-se como referência a análise dos Cadernos Currículo em Ação – Caderno do estudante (SEDUC, 2021, 2022) da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, trabalhados na formação geral básica. Durante a exploração dos materiais citados, identificou-se que a violência contra a mulher é abordada nos materiais, porém, de maneira superficial, por isso foi desenvolvida e aplicada a sequência didática Violência contra mulheres na sociedade brasileira: compreender para prevenir, fundamentada na Pedagogia Histórico-Crítica, cujo objetivo é promover a reflexão filosófica sobre esse assunto, com estudantes de uma turma de 1ª série do ensino médio, em uma escola estadual no interior de São Paulo. Além do mais, a análise dos materiais supracitados revelou a desproporcionalidade entre a apresentação de pensadoras e pensadores ao longo da formação geral básica, por isso, entende-se que é necessário desenvolver estratégias educacionais que permitam a ampliação do repertório filosófico dos estudantes, neste sentido, a sequência didática contribuiu para a materialização deste objetivo. Por fim, destaca-se que este trabalho está dividido em seis seções: a primeira apresenta a pesquisa; a segunda aborda a metodologia utilizada; a terceira explora alguns tipos e formas de violência, e especificamente a violência contra a mulher, a partir da apresentação das principais características do pensamento de Heleieth Saffioti, Marilena Chauí, Lenore Walker e Marcia Tiburi; a quarta aborda a relação entre o Novo Ensino Médio e o ensino de Filosofia, bem como a relação entre o cânone filosófico e a violência simbólica; a quinta apresenta a Pedagogia Histórico-Crítica como fundamento teórico-metodológico para o ensino de Filosofia, além de tratar da elaboração e aplicação da sequência didática, e a sexta trata das considerações finais.
  • ItemDissertação de mestrado
    Ondas eletromagnéticas nos anos finais do ensino fundamental utilizando uma caixa de cores
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-02) Simões, Ana Flavia Chaparro Viana; Mello, Denise Fernandes de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa discute as contribuições da utilização de um objeto educacional na aprendizagem do conteúdo de ondas eletromagnéticas por alunos do nono ano do Ensino Fundamental. O conteúdo de ondas eletromagnéticas, embora esteja associado à várias tecnologias presentes na atualidade, ainda é considerado de difícil aprendizagem pelos alunos do ensino básico, segundo diversos estudos. O objeto educacional utilizado nesta pesquisa foi proposto e construído por esta pesquisadora, consistindo em uma caixa de cores com uma fonte de luz capaz de emular o espectro eletromagnético visível em função do comprimento de onda. A aplicação do produto foi feita com 25 alunos de uma escola pública localizada em município do interior paulista. A pesquisa se dividiu em duas principais etapas: i) planejamento, no qual foram elaborados o produto, as sequências didáticas, os instrumentos de coleta de dados e; ii) a intervenção pedagógica, a qual foi realizada em três encontros de três aulas cada, totalizando 9 aulas. O objeto construído caracteriza-se por utilizar materiais de fácil acesso e baixo custo, podendo ser replicado por professores. As sequências didáticas foram elaboradas com base na metodologia investigativa, propiciando ao estudante a oportunidade de vivenciar práticas de ciências como: observar, fazer hipóteses, testar, discutir, refletir e comunicar. Esta pesquisa caracteriza-se por ser qualitativa, descritiva, com abordagem interventiva. Nossos resultados indicam que os estudantes foram capazes de: reconhecer situações envolvendo ondas eletromagnéticas em seu cotidiano; identificar as principais diferenças entre as ondas eletromagnéticas e ondas mecânicas; identificar a relação entre o comprimento de onda e a luz visível; e reconhecer que a cor visível de um objeto tem relação com a cor do objeto e os comprimentos de onda emitidos pela fonte de luz, ou seja, é dependente de padrões de absorção e reflexão das ondas eletromagnéticas.
  • ItemDissertação de mestrado
    Uma proposta para o ensino de Filosofia, sob a perspectiva de Hannah Arendt
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-22) Apolonio, Adriano Aparecido; Rodrigues, Eli Vagner Francisco [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Ao adentrar o espaço escolar, o processo de ensino e aprendizagem é permeado por fenômenos que estão além da escola, mas que afetam diretamente em seus índices, e, acima de tudo, os próprios estudantes. Esta pesquisa traçou, como objetivo geral, elaborar, aplicar e avaliar um jogo de tabuleiro, por meio de uma sequência didática, com ênfase no ensino de filosofia, para estudantes do Ensino Médio, em uma escola da rede pública. Para isso, definiu como objetivos específicos analisar dados e informações referentes à Educação Básica, por meio de levantamento documental, para elucidar possíveis demandas do processo de ensino e aprendizagem; levantar, por meio da redução fenomenológica, as experiências dos professores da Unidade Escolar, para verificar possíveis prioridades no trabalho pedagógico; realizar a seleção, leitura e análise de fontes teóricas para fundamentar os resultados obtidos e mensurar possíveis estratégias para a intervenção na prática de ensino e aprendizagem. Após a análise dos dados e das informações, a pesquisa avançou para a redução fenomenológica dos professores da UE. Com estes resultados foi possível elaborar, aplicar e avaliar um produto educacional, denominado “Senso Comum: uma proposta para o ensino de filosofia, sob a perspectiva de Hannah Arendt”, com estudantes do EM. Os resultados desta pesquisa permitiram concluir que, primeiramente, o processo de ensino e aprendizagem é uma realidade muito complexa que extrapola o espaço escolar, mas que, também, tem seus elementos intrínsecos à realidade própria do espaço escolar que precisa ser reconhecida. Os resultados desta pesquisa também permitiram reconhecer a pertinência do pensamento de Hannah Arendt, quando sugere a importância de desenvolver em cada pessoa um sentido de pertencimento à comunidade que, por sua vez, é caracterizada pela presença do outro. Essa ideia, expressa pelo conceito de Senso Comum, nomeou o produto educacional: “Senso Comum: uma proposta para o ensino de filosofia, sob a perspectiva de Hannah Arendt”. O produto educacional foi elaborado sob estes fundamentos, aplicado à realidade da UE e avaliado pelos professores e estudantes. Esta pesquisa, com seus fundamentos teóricos e com o produto educacional, permitiu oferecer uma contribuição ao processo de ensino e aprendizagem, com ênfase ao ensino de filosofia, instigando e envolvendo os estudantes para a formação do senso crítico e de pertencimento à comunidade escolar e social.
  • ItemDissertação de mestrado
    A tematização dos jogos na Educação Física junto aos anos finais do Ensino Fundamental
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-17) Lamana, Jean Fabiano Marcato; Ferreira, Lílian Aparecida [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O jogo é um fenômeno cultural produzido pela humanidade e carregado de significados que, ao longo do tempo, vem se estabelecendo como uma das manifestações que compõem a cultura corporal e, por isso, o conjunto de conhecimento ensinado na escola nas aulas de Educação Física. O ensino dos jogos como um conhecimento da Educação Física nos anos finais do Ensino Fundamental, articulado aos contextos culturais de sua produção e às perspectivas discentes, pode potencializar seu valor e reconhecimento ao longo de toda a educação básica. A partir destes pressupostos, o objetivo desta investigação foi analisar a tematização dos jogos junto a uma turma de estudantes dos anos finais do ensino fundamental com base nos Estudos Culturais. A pesquisa, de caráter qualitativo, teve inspiração na pesquisa-participante que foi pautada pelo desenvolvimento de uma unidade didática com a temática jogos para 36 estudantes de uma turma do 8º ano. Os dados foram coletados por meio da aplicação de dois questionários aos estudantes e a produção de diário de aula por parte do pesquisador, que também era o professor de Educação Física da turma. A análise dos resultados permitiu construir três categorias de análise: a) Os rompimentos e ressignificações dos alunos após um processo didático sobre o tema jogos; b) A esportivização da Educação Física e suas influências acerca do tema jogos; c) Os marcadores sociais e os enfrentamentos no ensino da temática jogos nas aulas de Educação Física. Foi possível identificar avanços alcançados pelo grupo de estudantes no percurso das situações didáticas, ligados às reflexões sobre pertencimento cultural com os jogos da comunidade, à definição de jogos e aos marcadores sociais revelados neles. Todavia, o modelo social vigente na relação com o processo de esportivização da Educação Física, somado ao forte papel exercido pelas mídias, alimentam enfrentamentos que guardam relações com os marcadores sociais percebidos durante as aulas. Além desses elementos, o trabalho faz uma denúncia da ausência dos jogos nos anos finais do Ensino Fundamental na orientação e proposição curriculares presentes nas atuais políticas públicas educacionais nacionais e estaduais. Entendemos que o ensino dos jogos ao longo de toda a educação básica, balizado por uma orientação metodológica de diálogo e plural, incentiva a realização de ações para que tenhamos uma escola mais justa e democrática.
  • ItemDissertação de mestrado
    Ensinar e aprender voleibol a partir de um diálogo entre as teorias da Praxiologia Motriz e dos Estudos Culturais.
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-27) Galvão, Nicole Chiba; Ferreira, Lílian Aparecida [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O esporte, enquanto fenômeno social na contemporaneidade, tem a democratização como uma de suas principais características. Esta envolve a pluralidade de sentidos, significados e novos modos de jogar, esboçando possibilidades diversas para novas configurações. Ainda que essa variedade represente um determinado modelo de sociedade, ela igualmente testemunha tensionamentos que podem inaugurar outros modos de relacionamento entre as pessoas. No cenário brasileiro, o voleibol é considerado o segundo esporte mais organizado no país em termos de instituições. Apesar de ser um esporte de espetacularização nacional (principalmente pelo desempenho das seleções), abriga um estereótipo que costuma considerá-lo complexo por conta da habilidade motora rebater. É a partir dessa consideração que visualizamos possibilidades na teoria da Praxiologia Motriz, uma vez que tal base teórica está voltada para compreender as ações motrizes dos jogos e do esporte a partir de suas estruturas e dinâmicas e não da habilidade motora isolada do seu contexto de produção. Entendemos que as modalidades esportivas revelam os hábitos, as organizações e as formas de ser e se relacionar da própria sociedade. Neste sentido, este estudo teve como objetivo analisar um processo de ensino e de aprendizagem do voleibol, aproximando as teorias da Praxiologia Motriz e dos Estudos Culturais. A pesquisa-ação contou com a participação de 28 adolescentes (13 a 17 anos). As ações em campo totalizaram 50 aulas/encontros de uma hora e vinte minutos e os instrumentos de coleta de utilizados foram: a) diário individual da aprendizagem produzido por cada participante e b) observações da prática pedagógica – diário de aula da professora pesquisadora. A pesquisa-ação tem como premissa a reflexão da sua práxis durante o processo, num movimento de espirais cíclicas, tendo sido realizados, nesta investigação, seis delas, mais ou menos ao final de cada bloco temático mensal num movimento de avaliação do coletivo. Na organização dos dados, a análise buscou assegurar a linha cronológica do processo realizado, seguindo as espirais cíclicas: 1) Mapeamento e experimentação; 2) Conhecimento para desnaturalização; 3) Conscientização tática; 4) Construção de valores; 5) Transgressão; 6) Avaliação e percepções. Analisar o processo de ensino e de aprendizagem do voleibol unindo as teorias da Praxiologia Motriz e dos Estudos Culturais revelou congruências entre as duas teorias, especialmente, sobre o relevo da comunicação, tanto para as relações socioculturais gerais quanto aquelas do esporte. A compreensão tática trouxe a conscientização da complexidade e da imprevisibilidade do jogo, requerendo jogadores capazes de se adaptar às exigências do jogo, tomando decisões individuais e coletivas conscientes. Esse processo de conscientização foi atravessado pelas revelações das influências sócio-políticas e econômicas presentes nas práticas, ao reproduzirem as relações de poder pelos marcadores de exclusão estabelecidos em nossa sociedade. A experiência de ensino realizada possibilitou a ressignificação tanto das formas de jogar como dos valores construídos dentro do grupo. A proposta desenvolvida se mostrou como um caminho possível para se pensar o ensino do voleibol e de outras práticas motrizes.
  • ItemDissertação de mestrado
    Ensino de programação para crianças da educação infantil a partir de atividades lúdicas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-27) Sant'Anna, Daniele de Fátima Fuganholi Abiuzzi; Kobayashi, Maria do Carmo Monteiro [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Em um mundo cada vez mais tecnológico é notável que as crianças saibam manipular os dispositivos eletrônicos com facilidade, visto que estão imersas em um contexto social no qual os recursos tecnológicos fazem parte de suas atividades de uma maneira natural sendo para brincar, entreter ou comunicar. A linguagem proporciona diversas formas de processos de interação, pela oralidade, gestual, escrita e tantas outras. As linguagens com as máquinas são uma realidade, entretanto elas precisam ser programadas, essa ação visa resolver tarefas, as quais podem ser iniciadas desde cedo junto às nossas crianças de Educação Infantil. A programação é o processo de criação de um conjunto de instruções que informa ao computador como executar uma determinada tarefa e que atendem diversas finalidades e, ainda pode ser feita em vários “idiomas” (linguagens) do computador, tais como Python, Java, SQL, C++ e muitas outras. O pensamento computacional é definido como uma habilidade para resolver problemas e desafios de maneira eficaz, assim como um computador. Entretanto, o processo pode ou não envolver equipamentos tecnológicos, uma vez que está diretamente atrelado a exploração criativa, crítica e de estratégias computacionais. O ensino de programação para crianças da Educação Infantil a partir de atividades lúdicas permite que elas aprendam os conceitos da programação por meio de experiências práticas, além disso, despertam nas crianças a descoberta de habilidades, do desenvolvimento do raciocínio lógico e amplia a capacidade comunicativa. Partindo dessas afirmações, a questão central da pesquisa foi: Pode a aplicação do pensamento computacional por meio de ações lúdicas e com a utilização de software Scratch Jr. favorecer o processo de aprendizagem e ensino, principalmente no desenvolvimento da criatividade e autonomia da criança de Educação Infantil? Esse contexto conduziu a pesquisa a traçar como objetivo geral: Identificar, registrar e analisar como as crianças respondem à utilização de software Scratch Jr. e como utilizam a criatividade e autonomia para resolver problemas desencadeados pelo programa (criação de estórias, montagens de sequências, entre outras). As abordagens do estudo foram definidas como qualitativas e estudo de campo. Para a pesquisa realizamos levantamento de referencial teórico em fontes impressas e digitais e, estudo de caso, contou com a observação participante da pesquisadora e a utilização do diário de campo para registro e acompanhamento das etapas da investigação e questionários abertos para determinar os conhecimentos prévios dos alunos. Os sujeitos participantes da pesquisa foram 28 alunos, com idades entre 05 e 06 anos, da Educação Infantil da rede municipal de ensino de Lençóis Paulista/SP, regularmente matriculados no Etapa II, no ano de 2022. Ao término da análise dos dados, verificou-se que os resultados obtidos através da realização de atividades diagnóstica e de acompanhamento, apontam para o desenvolvimento individual e coletivo dos alunos participantes através ações lúdicas que favoreçam a formação do pensamento computacional; além de analisar os atributos dos objetos digitais educacionais a serem utilizados pelas crianças e no uso Scratch Jr., como instrumento potencializador da criatividade, na formulação e resolução de problemas. Através da pesquisa conseguiu-se implementar práticas participativas e criativas na Educação Infantil orientadas por uma investigação ativa sobre o potencial da linguagem de programação para a interação das crianças com o recurso tecnológico. Por meio desta pesquisa verificou-se as habilidades e competências educacionais que foram desenvolvidas nas crianças, que contribuiu para aprimorar a aprendizagem e o pensamento criativo e crítico em diversas áreas do conhecimento.